A Tesla e a autonomia dos seus carros: “Gostaríamos de cancelar a sua visita…”
De acordo com uma informação da agência de informação Reuters, a Tesla criou uma equipa especial para fazer ‘brainstorming’ devido ˋàs muitas queixas de utilizadores dos seus carros relativamente à autonomia das baterias dos seus carros. Pelos vistos, o algoritmo usado era ‘demasiado otimista’.
A Reuters conta uma história de uma família do Colorado em ‘roadtrip’ para a Califórnia no seu novo Tesla Model 3 de 2021 usado. Esperavam 400 Km de autonomia com uma bateria totalmente carregada, mas depressa perceberam que às vezes tinham menos de metade. Especialmente quando estava frio. E pensaram que o carro estava avariado.
Contactaram a Tesla, marcaram uma visita à assistência, mas depressa receberam um SMS a informar que “diagnósticos remotos” tinham sido feitos e concluído que a bateria estava boa e: “Gostaríamos de cancelar a sua visita”.
Pelos vistos, os funcionários da Tesla tinham recebido instruções para impedir que os clientes que se queixassem de fraca autonomia e levassem os seus carros à assistência.
Ainda e sempre segundo a Reuters, no verão passado, a empresa terá criado uma ‘Equipa de Desvio’ em Las Vegas para cancelar o maior número possível de marcações relacionadas com a autonomia. Ao que parece os centros de assistência estavam inundados de marcações, quase todas pelo mesmo motivo.
Os proprietários começaram a perceber que a autonomia real ficava bastante longe da anunciada. Do lado da Tesla, foi a forma encontrada para diminuir as longas listas de espera com marcações.
A Reuters contactou a Tesla e o seu diretor executivo, Elon Musk mas estes não responderam.
Segundo diz a Reuters, o algoritmo que mostrava a autonomia da bateria era muito otimista com a bateria carregada e só quando esta chegava aos 50%, dava a autonomia real.
A Reuters diz mesmo que existia a diretiva para apresentar estimativas de autonomia otimistas veio de Elon Musk. A Reuters revela que não conseguiu confirmar se a Tesla ainda usa algoritmos que aumentam as estimativas de alcance.
É verdade que a Tesla não é o único fabricante de automóveis que não atinge regularmente a autonomia anunciada, mas pelos vistos é a marca que maior diferença tem entre o que projeta e a realidade: O condutor que fez a viagem do Colorado para a Califórnia, depois de ter passado por um centro de assistência da Tesla, sem marcação e ouvido que o seu carro não tinha nada errado, terminou a dizer: “Eu adoro o meu Tesla, mas acabei de moderar as minhas expectativas em relação ao que o carro pode fazer em determinadas condições”.
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