Porsche 911 GT3: 25 anos de paixão
Novo Porsche 911 Cuarenta Edition: Para festejar 40 anos de presença na Península Ibérica

Porsche 911 será o ‘último dos moicanos’ a combustão

By on 26 Julho, 2023

Podemos chamar-lhe o ‘O último dos Moicanos’, o sobrevivente, ícone, clássico, lenda, jóia da coroa ou orgulho da marca se preferirem, mas o Porsche anunciou que o seu icónico 911 será mesmo o único modelo com motor de combustão na marca até 2030.

A empresa tem um plano para eletrificar gradualmente a sua gama de automóveis, e mantém o objetivo de 80% das suas vendas serem de veículos elétricos até 2030.

Dentro de algum tempo a Porsche vai eletrificar o SUV compacto Macan, seguido dos desportivos 718 Cayman e Boxster, depois do SUV Cayenne. O 911, responsável por 13% das vendas em 2022, é a exceção. Mantém-se com motor de combustão.

Os planos da Porsche para os veículos elétricos e o investimento em combustíveis sintéticos são separados.

Os especialistas do setor automóvel e das empresas afirmam que os combustíveis sintéticos serão utilizados apenas em modelos de nicho e de gama alta.

Tal como a Porsche, a Ferrari insistiu numa isenção da UE para os combustíveis sintéticos – que ainda não foi finalizada – mas continua a afirmar que 80% dos seus modelos serão elétricos ou híbridos até 2030.

A decisão da Porsche de eletrificar a sua gama de automóveis é uma resposta às crescentes preocupações ambientais e às políticas mais restritivas da UE em relação às emissões de gases poluentes. A empresa também está a responder à crescente procura por veículos elétricos por parte dos seus clientes.

A decisão da Porsche é um sinal importante da evolução da indústria automóvel. Cada vez mais empresas estão a investir em veículos elétricos e a abandonar os motores de combustão interna.

Esta tendência é impulsionada pelas preocupações ambientais, pelas políticas mais restritivas dos governos e pela crescente demanda por veículos elétricos por parte dos consumidores.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)