Clássicos, Alfa Romeo 8C (1931/1939): ‘Bella da corsa’
O Alfa Romeo 8C foi um projeto baseado no motor de 8 cilindros em linha, criado por Vittorio Jano, em 1924. Na verdade, 8C quer precisamente dizer “oito cilindros” e, nos anos 30, instalado nos Alfa Romeo, deram origem a uma linhagem de carros que foram, com sucesso, utilizados tanto em corridas, como na estrada. O Alfa Romeo 8C foi um dos mais belos modelos produzidos pela marca italiana.
O motor 8C foi o primeiro bloco de oito cilindros da Alfa Romeo e, com 1987cc, equipava o P2, o carro que em 1925 venceu o campeonato do Mundo de velocidade – o antepassado ilustre do futuro Mundial de F1, categoria criada apenas no final da década de 40 e que teve o seu primeiro campeonato em 1950. A designação 8C surgiu pela primeira vez nas Mille Miglia de 1931 e, na realidade, este motor equipou dois modelos distintos da Alfa Romeo – o 8C 2300 (1931/1935) e o 8C 2900 (1936/1941). A versão desportiva do primeiro foi o 8C 2300 Spider, pilotado por Tazio Nuvolari no Targa Florio de 1931 e 1932 e que, depois da vitória no GP de Itália de 1931, originou a versão Monza, um carro de dois lugares e mais curto que a versão original. O 8C recebeu depois um motor de 2,6 litros, com turbocompressor e que foi mesmo adotado pela equipa semi-oficial da Ferrari, em 1933. Tinha 215 cv e atingia os 217 km/h e designava-se Monoposto Tipo B.Em1934, o carro recebeu um motor de 2900cc, mas o 8C 2900A apenas apareceu em 1936. Era um dois lugares e foi inscrito na categoria de Sports Car, sendo sucedido pelo 8C 2900B, versão semelhante, mas que foi comercializada como carro de estrada. A produção cessou com a II Grande Guerra, mas o carro continuou a ser vendido durante mais dois anos. Hoje, é um ícone da Alfa Romeo e foi a ele que a marca foi buscar a inspiração para o 8C Competizione de 2008.
0 comentários