Marcas desaparecidas: Zundapp
Mais conhecida pela motos e motociclos que produziu durante décadas, a verdade é que a Zundapp enveredou pelo caminho dos automóveis. O primeiro esforço surgiu em 1931 quando a Zundapp se aliou a Ferdinand Porsche para criarem o “Auto für Jedermann” (o carro para todos), surgindo pela primeira vez o nome “Volkswagen” (carro do povo). Porém, desavenças quanto ao motor a utilizar acabou com a parceria Isto porque Porsche queria o bloco de 4 cilindros horizontais opostos (que acabou por utilizar mais tarde no Carocha) enquanto a Zundapp entendeu usar um bloco de 5 cilindros radiais. A marca chegou a construir três protótipos rolantes
que acabaram destruídos num dos muitos raids aéreos que a cidade de Estugarda sofreu na II Guerra Mundial. Com o fim da guerra, a Zundap dedicou-se a produzir outras máquinas e deixou e lado a produção automóvel. Mesmo assim, ainda produziu o Janus Microcar entre 1957 e 1958. Este era um veículo com um estilo estranho pois não se percebia muito bem onde estava a frente e a traseira, graças ao estilo pouco inspirado da Dornier. Com suspensões do tipo MacPherson, era extremamente confortável e apesar do pequeno motor a dois tempos com 250 c.c. e 14 CV, chegava aos 80 km/h.
No fundo, era uma mota de quatro rodas que abrigava os ocupantes do mau tempo. O motor central poderia significar um excelente comportamento, mas como o motor era muito leve, os passageiros acabavam por fazer variar muito o centro de gravidade e o comportamento, por vezes caótico. Foram produzidos um total de 6902 unidades, mas apesar dessa produção realizada em menos de um ano, a Zundap decidiu abandonar o projecto e
vender a fábrica à Bosch. Era o fim da experiência automóvel para a marca de Nuremberga que com o passar dos anos mudou-se para Munique e concentrou-se nos motociclos, scooters e bicicletas motorizadas. A verdade é que a empresa nunca acompanhou a evolução dos tempos e em 1984 entrou em falência e fechou portas.
0 comentários