Som do Jaguar F-Type V8 será preservado na biblioteca britânica
Enquanto a Jaguar se prepara para um futuro totalmente elétrico, a sonoridade característica do Jaguar F-Type V8 foi gravada para ser apreciada pelas gerações futuras. É um facto: os super desportivos com motores de combustão interna, que há muito produzem um som que emociona os apaixonados por carros, tem tendência a desaparecer. O som de um carro elétrico é mais silencioso e muito menos emocionante e isto para muitas pessoas leva uma percentagem enorme da emoção que transmitem os carros, pois o som sempre foi uma parte muito importante da sua experiência.
Ao perderem o som dos carros super desportivos, e não só, as gerações futuras vão perder uma parte da história da indústria automóvel, pois perde-se um símbolo de poder, velocidade e emoção que é algo que tem inspirado pessoas de todas as idades há muitos anos.
É verdade que os carros elétricos são muito mais ecológicos do que os carros a gasolina ou gasóleo, mas é parte da cultura automóvel que desaparece.
Mas a Jaguar não vai deixar…pois o rugido inconfundível do motor V8 do F-TYPE será preservado no Arquivo Nacional de Som da Biblioteca Britânica, em conjunto com a voz de Florence Nightingale e algumas das primeiras gravações de veículos nas ruas, para que as gerações vindouras as possam ouvir no futuro.
Estas gravações, realizadas no interior do habitáculo e no exterior do veículo, captam o inconfundível som Supercharged do motor V8 do F-Type. A Jaguar coloca-as à disposição da Biblioteca Britânica para que pessoas em todo o mundo possam desfrutar para sempre do som do último Jaguar desportivo com motor de combustão.
As gravações foram realizadas numa câmara semi-anecóica do Gaydon Engineering Centre, uma sala insonorizada que é utilizada para desenvolver e testar o requinte e a qualidade sonora dos veículos Jaguar. Foi nesta mesma sala que foi criado o som de escape original do F-TYPE. Nesta ocasião, foi selecionado um R 75 Coupé em Ligurian Satin Black para criar as pistas de 30 e 47 segundos com várias passagens de caixa e acelerações.
O som do motor V8 será conservado em instituições de diferentes países como símbolo do carinho sentido pelo famoso rugido da marca em todo o mundo.
Para a sessão de gravação, foi escolhido um F-TYPE R 75 Coupé 24MY, uma edição especial que presta homenagem à versão final do F-TYPE e aos 75 anos dos desportivos Jaguar. É disponibilizado apenas com tração integral e incorpora um motor V8 Supercharged de 5,0 litros com 575 CV e 700 Nm de binário para uma aceleração de 0 100 km/h de apenas 3,5 segundos e uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 300 km/h.
Clique no vídeo, e meta bem alto o som…
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários