N1A é o tributo da Nicholas Cars ao McLaren M1A
Liderada por Steve Nichols, a Nichols Cars criou o N1A o desportivo para a estrada, muito leve, com tração traseira e o mínimo de ajudas ao condutor, contando ainda com um motor V8 de aspiração natural.
Conhecido no automobilismo e com uma carreira de sucesso na Fórmula 1, Steve Nichols trabalhou com a McLaren no final da década de 1980 e início da década de 1990, sendo um dos responsáveis pela introdução da fibra de carbono nesta disciplina. Passou a designer principal da McLaren em 1987, tendo sido o MP4/3, levou Alain Prost a três vitórias e levou a equipa a terminar em segundo lugar no Campeonato de Construtores desse ano, atrás da Williams, foi o primeiro carro que Nichols desenhou para a equipa. O segundo carro que Nichols supervisionou é frequentemente considerado como o carro mais icónico da Fórmula 1, o poderoso McLaren MP4/4. Levando Senna ao título mundial de pilotos e vencendo 15 das 16 corridas da temporada de 1988, o MP4/4 tornou-se num dos carros de Fórmula 1 mais dominantes de todos os tempos. Fundou a Nichols Cars em 2017, com o CEO John Minett, e apresenta agora o N1A pronto para entrar em processo de produção. O desportivo de 900 kg inspirado no Can-Am que presta homenagem a um dos carros de corrida mais emblemáticos: o McLaren M1A original.
O N1A é um tributo ao M1A, mas é uma interpretação moderna. É produzido com fibra de carbono e infusão de grafeno como na Fórmula 1, tendo uma relação peso-potência de quase 700 cv por tonelada.
A abordagem do interior é comparada a automóvel de competição, destacando-se o painel de instrumentos com mostradores que remetem para a era dourada do automobilismo. A empresa britânica afirma ter-se inspirado em Ayrton Senna para o design do manípulo da caixa de velocidades, enquanto a posição dos bancos é semelhante à do MP4/4.
O controlo de tração é de série, com direção assistida e ABS comutável como opções. O N1A é mais largo e com uma distância entre eixos mais longa do que a do McLaren M1A original, estando ainda equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 de baixo perfil, 19 polegadas à frente e 20 polegadas atrás. As suspensões dianteira e traseira independentes, fabricadas à mão, são equipadas de série com braços duplos e barras estabilizadoras. O motor V8 de 7,0 litros foi desenvolvido pela Nichols Cars a partir de um bloco LS3 da General Motors. O motor, um dos poucos V8 atmosféricos, será complementado com um acelerador drive-by-wire, tendo uma potência total de 650 cv. Cada motor do N1A será montado à mão por especialistas da Langford Performance Engineering (LPE), no mesmo espaço que os lendários motores V8 e V10 da Fórmula 1, que estão atualmente a ser restaurados e preparados para as corridas. Dirigido por Richard Langford, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do célebre motor Cosworth DFV (um motor visto na traseira de muitos carros de Fórmula 1 nos anos 70), cada V8 da Nichols Cars será supervisionado sob a sua orientação.
Juntamente com uma escolha de transmissões fornecidas pela Dana Graziano (anteriormente conhecida como Graziano Transmissioni), o N1A é um carro de competição competente para a estrada, capaz de uma aceleração brutal e vem com uma caixa manual de seis velocidades de série.
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