O novo Mercedes-AMG GLC tem uma versão híbrida de 680 cv
O novo Mercedes-AMG GLC substitui o seu antecessor e está disponível em dois níveis de potência e motorizações, começando com a versão de entrada 4MATIC e o SUV híbrido desportivo, o GLC 63 S E PERFORMANCE, com uma potência do sistema combinado de 500 kW (680 CV).
No caso da motorização GLC 43 4MATIC (consumo de combustível em ciclo combinado: 10.2-9.8 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 232-223 g/km), o motor AMG de quatro cilindros e 2.0 litros com assistência elétrica ao turbocompressor produz uma potência de 310 kW (421 CV) e fornece uma potência suplementar de 10 kW (14 CV) através do motor de arranque / alternador em baixas rotações. Esta versão apresenta ainda de séria o eixo traseiro direcional, a tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição do binário tendencialmente ao eixo traseiro, a caixa de velocidades de nove velocidades com embraiagem de arranque viscosa e a suspensão AMG RIDE CONTROL com Sistema de Amortecimento Adaptativo.
O GLC 43 4MATIC acelera dos 0 aos 100 km/h em 4.8 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.
A versão mais potente do SUV da Mercedes, o GLC 63 S E PERFORMANCE (consumo de combustível em ciclo combinado: 7.5 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 170 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 12.7 kWh/100 km), combina o motor AMG turbo de 2.0 litros – o motor M139I, único motor produzido em série do mundo que é sobrealimentado com um turbocompressor assistido por motor elétrico, desenvolve 476 CV de potência às 6725 rpm – com uma unidade de propulsão elétrica (a cadeia cinemática híbrida é exclusiva da Mercedes-AMG). O motor de 2.0 litros é combinado com o motor elétrico de 150 kW (204 CV) e que está instalado no eixo traseiro, onde está integrado com uma caixa de velocidades de duas relações de comando elétrico e com o diferencial traseiro eletrónico de escorregamento limitado (que permite acelerar à saída das curvas de forma ainda mais ágil), numa unidade de propulsão elétrica compacta (EDU). A potência do sistema é de 500 kW (680 CV) e o binário máximo do sistema de 1020 Nm permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 3.5 segundos, com a velocidade máxima limitada eletronicamente a 275 km/h e tem a mesma caixa de velocidades da versão de entrada.
A bateria de elevado desempenho do GLC 63 S E PERFORMANCE tem uma capacidade de armazenamento de energia de 6.1 kWh, fornece uma potência contínua de 80 kW e uma potência máxima de 150 kW durante um máximo de dez segundos. O carregamento processa-se através da recuperação ou do carregador de bordo de 3.7 kW com corrente alternada num posto de carregamento, wallbox ou através de uma tomada elétrica doméstica. A bateria foi projetada para fornecer e descarregar energia rapidamente e não para a máxima autonomia possível. Ainda assim, tem uma autonomia elétrica de 12 quilómetros.
No exterior e no interior, inúmeros detalhes específicos da AMG destacam o carácter dinâmico das novas variantes do Mercedes-AMG GLC. No design exterior, estes incluem a grelha do radiador específica da AMG com lamelas verticais e o para-choques dianteiro AMG com flicks aerodinâmicos, entradas de ar desportivas e elementos de acabamento em cromado. Trazem ainda os paineis de proteção das embaladeiras laterais integrados, o para-choques traseiro com difusor simulado ou a placa adicional do difusor e os revestimentos das duas duplas ponteiras de escape (redondos no GLC 43, trapezoidais no GLC 63 S).
No interior, os bancos AMG em pele sintética ARTICO/microfibra MICROCUT AMG com grafismos e estofos distintos dão o toque desportivo a estas versões. Opcionalmente, estão disponíveis revestimentos em pele e nappa com a insígnia AMG em relevo nos apoios de cabeça dianteiros. Os bancos AMG Performance estão também disponíveis como equipamento opcional.
O volante AMG Performance em pele nappa (GLC 43) ou em pele nappa/microfibra MICROCUT (GLC 63 S) também está equipado de série. Dois botões redondos do volante AMG permitem a operação rápida e correta de várias funções de condução dinâmica e dos programas de condução AMG DYNAMIC SELECT. Apresentam ainda pedais desportivos AMG, os tapetes AMG e a iluminação dos paineis das embaladeiras das portas com inscrição AMG.
O sistema de informação e de entretenimento MBUX inclui vários ecrãs e funções específicas da AMG. Estes incluem ecrãs especiais no painel de instrumentos, no ecrã central multimédia com orientação de retrato na consola central e no ecrã projetado opcional. O estilo de exibição “Supersport” exclusivo da AMG disponibiliza a opção de apresentar vários conteúdos através de uma estrutura vertical. Isto inclui um menu de configuração que apresenta as definições atuais da suspensão ou da caixa de velocidades. Além disso é possível exibir um mapa de navegação ou os dados do consumo no estilo “Supersport”.
Está também integrada a função AMG TRACK PACE (de série no GLC 63 S, opcional no GLC 43), o registador de dados para utilização em autódromos. O software regista mais de 80 dados específicos do veículo como a velocidade, a aceleração, o ângulo da direção dez vezes por segundo durante a condução numa pista. Outros dados informativos são os tempos por volta e por setor, bem como as ferramentas adicionais de treino e de análise.
Disponível versão “Edition 1”
O GLC 63 S E PERFORMANCE pode ser encomendado como uma edição exclusiva “Edition 1” nas cores de carroçaria cinzenta grafite magno ou prata high-tech magno, durante um ano a partir do seu lançamento de mercado. Uma película em magno carvão alonga visualmente as laterais do veículo. As jantes forjadas AMG de 21 polegadas e raios cruzados têm acabamento em preto mate. A flange do aro com acabamento brilhante proporciona um contraste atrativo. Isto também se aplica às pinças de travão pintadas de amarelo do sistema de travões composto de elevado desempenho AMG.
O Pack Aerodinâmico AMG melhora a impressão visual dinâmica. Os elementos aerodinâmicos incluem o repartidor dianteiro de maiores dimensões em preto brilhante com flicks aerodinâmicos nos lados, o rebordo separador do fluxo de ar AMG Performance na cor da carroçaria e flicks aerodinâmicos adicionais para as saídas de ar no para-choques traseiro em preto brilhante. O Pack Night AMG e o Pack Night AMG II também estão incluídos. A tampa do depósito de combustível AMG em cromado prateado com inscrição “AMG” também realça o estatuto especial do modelo de edição.
O interior é caracterizado pelo contraste do preto e do amarelo. Os bancos AMG Performance são particularmente refinados com revestimento em pele nappa Exclusive preta, com pesponto decorativo em amarelo e insígnias “Edition 1” nos apoios de cabeça dianteiros. Acompanham o visual desportivo, tal como os cintos de segurança em amarelo e os elementos de revestimento exclusivos AMG em carbono com fio amarelo. O volante AMG Performance revestido em pele nappa / microfibra DINAMICA com pesponto decorativo em amarelo e os painéis de proteção AMG das embaladeiras das portas com designação “AMG” iluminada na cor amarelo são uma combinação perfeita. Os toques finais são a insígnia Edition exclusiva no interior e os tapetes específicos AMG com pesponto decorativo amarelo e a inscrição “Edition 1”.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários