Carlos Tavares e os e-fuels: “já temos uma autoestrada que podemos estudar…”
Apesar dos desafios, os combustíveis sintéticos têm o potencial de desempenhar um papel importante na descarbonização. Devem ser usados em conjunto com outras medidas de descarbonização para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e com isso mitigar as mudanças climáticas. Os combustíveis sintéticos podem ser usados em motores de combustão interna, como os que estão atualmente em uso em carros, camiões e aviões.
Mas para já são caros de produzir. O custo de produção está a diminuir, mas ainda é preciso desenvolver tecnologias mais eficientes para tornar os combustíveis sintéticos mais acessíveis: “os e-fuels devem tornar-te neutrais em carbono e ainda não são neste momento. Tem que se trabalhar mais para o tornar neutro. E a segunda questão é que, para já é caro. Portanto não é uma solução para a classe média e nós temos que encontrar uma solução para a classe média. Porque senão, a classe média vai perder a sua mobilidade e isso iria redundar num grande problema social.
Ainda é cedo, há empresas muito poderosas a trabalhar nesse sentido, e nós não sabemos o que pode acontecer numa questão de anos, para já ainda não estamos lá, mas pelo menos já temos uma autoestrada que podemos estudar…
FOTO Kiko Vieira e Brito
0 comentários