Mortes na estrada em 2023: gráfico ‘arrisca-se’ a voltar a subir…
No âmbito da campanha ‘Isto Não é Sobre Trotinetes’, que contou com a presença da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, a governante revelou que os acidentes rodoviários já fizeram 245 vítimas mortais este ano, o que contraria a tendência decrescente de mortes na estrada que se tem verificado nos últimos anos. Se o segundo semestre for semelhante ao primeiro, o número de mortes na estrada em 2023 será maior que o de 2022, que foi de 473 mortos. Se dobramos os primeiros seis meses, 490 pessoas morrerão na estrada.
Portugal ocupa um péssimo 19º lugar entre os 27 países da UE em termos do menor número de vítimas mortais por milhão de habitantes. Ou seja, dos 27 da UE, 18 estão a fazer um melhor trabalho que os portugueses: “Temos vindo a assistir a uma redução da sinistralidade, também por causa da pandemia, mas 2023 tem vindo a reverter estes números”, afirmou Patrícia Gaspar à imprensa no âmbito do evento inerente à campanha ‘Isto Não é Sobre Trotinetes’.
Em 2022, segundo os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), registaram-se 473 vítimas mortais no continente e nas ilhas autónomas. Números bem abaixo das 520 que morreram em 2019, mas ainda assim, muito maus.
Patrícia Gaspar reforçou que as autoridades estão a trabalhar na nova Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2021-2030, que pretende combater a sinistralidade nas estradas portuguesas. “Acreditamos que esta estratégia é essencial para termos zero vítimas mortais nas estradas até 2030”, afirmou.
Essa estratégia é um documento que define os objetivos e linhas de ação para reduzir a sinistralidade rodoviária em Portugal. A ENSR 2021-2030 baseia-se nos princípios da abordagem do sistema seguro, que considera que a segurança rodoviária é um problema complexo que envolve vários fatores, incluindo a infraestrutura, os veículos, os comportamentos dos utilizadores e o ambiente.
A ENSR 2021-2030 tem como objetivo reduzir a taxa de mortalidade nas estradas portuguesas para 24 mortes por milhão de habitantes até 2030. Para atingir este objetivo, a ENSR 2021-2030 prevê uma série de medidas, tais como:
Melhorar a infraestrutura rodoviária;
Investir em novos veículos mais seguros;
Desenvolver campanhas de educação e sensibilização para a segurança rodoviária;
Reforçar a fiscalização rodoviária;
Implementar novas tecnologias para melhorar a segurança rodoviária.
Como infelizmente bem sabemos, as autoridades têm um trabalho ciclópico pela frente.
Há um dado que poderia ajudar bastante, pois com a enorme percentagem de carros com mais de 20 anos a circular nas estradas portuguesas e o que isso significa em termos de segurança, talvez não fosse pensado criar um bom programa de incentivos ao abate, que permitisse às pessoas adquirir carros muito mais seguros.
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