“Isto Não é Sobre Trotinetes…”
O que tem uma cervejeira a ver com trotinetes? Tudo a ver! Só mesmo quem não conhecer o brutal aumento de acidentes com estes ‘veículos elétricos’, que levou à criação da campanha “Isto Não é Sobre Trotinetes”, levada a cabo pela Cervejeiras de Portugal.
Sabia que só em 2022 se verificaram 1691 acidentes de trotineta elétrica, em que alguns deles resultaram em traumatismos cranioencefálicos com necessidade de internamento em cuidados intensivos? Provavelmente todos nós já vimos comportamentos perigosos dos utilizadores deste veículo, e daí o lançamento desta campanha por parte da Cervejeiros de Portugal.
A iniciativa conta com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e a Prevenção Rodoviária Portuguesa como parceiros institucionais e com o apoio da Bolt, GNR, Novamente e PSP.
A sensibilização será feita através de mupis digitais nas cidades de Lisboa e Porto.
O mote dos Cervejeiros de Portugal é promover o uso responsável de trotinetas e apelar a uma condução segura cumprindo as regras de segurança e de trânsito, e sem ingestão de bebidas alcoólicas quando associadas à sua condução.
Como se sabe, as trotinetas são um meio de transporte de importância crescente nas nossas cidades e a campanha dos Cervejeiros de Portugal vai decorrer durante o mês de julho nas redes sociais e em mupis digitais em Lisboa e no Porto.
A sessão de lançamento da campanha decorreu a 12 de julho, em Lisboa, e contou com a presença da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e dos parceiros institucionais e apoiantes da campanha: “O enfoque desta campanha não são as trotinetas, são as pessoas e os seus comportamentos sempre que decidem conduzir um veículo. O respeito pelas regras de trânsito, pelo cumprimento do código da estrada e a consciencialização de que existem escolhas individuais que interferem na sua segurança e na dos outros. Os Cervejeiros de Portugal representam um setor económico constituído por empresas responsáveis, e possuem uma mensagem de responsabilidade social clara: Se for conduzir, beba apenas bebidas sem álcool”, refere o presidente dos Cervejeiros de Portugal, Rui Lopes Ferreira.
Para Alain Areal, diretor-geral da PRP, um dos parceiros institucionais, presente desde o início e grande impulsionador da campanha, “o crescimento da utilização de trotinetas tem tido como consequência o aumento da sinistralidade”. O responsável da PRP, associação privada sem fins lucrativos reconhecida como instituição de utilidade pública, afirma: “Sabemos que o comportamento humano está presente em mais de 96% dos acidentes rodoviários pelo que é crucial promover comportamentos seguros nos utilizadores das trotinetas, sensibilizando-os para os principais fatores de risco de acidente, de forma a reduzir a sinistralidade grave. É o contributo e mérito desta campanha”.
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