Koenigsegg Gemera: A louca proposta que irá ter versão V8
A Koenigsegg inaugurou o Atelier Gripen, 11.000 m2 de espaço de desenvolvimento, design, produção, escritórios e showroom dedicados à linha Gemera e a futuros modelos, elevando a área total das instalações da Koenigsegg para 30.000 m². O Atelier Gripen permite à Koenigsegg desenvolver e alimentar eficazmente o programa Gemera.
O Gemera é o primeiro modelo da Koenigsegg com quatro lugares, mas também o primeiro a fazer parte desta nova era eletrificada. Inclui um motor de combustão com apenas três cilindros, mas com 600 cavalos de potência e 600 Nm de binário, e deveria incluir também três motores elétricos (um junto de cada roda traseira com 500 cavalos cada e outro na transmissão com 400 cavalos). No entanto, os planos mudaram.
Inicialmente, os planos eram incorporar o sistema Koenigsegg Direct Drive no Gemera, tal como apresentado no Gemera Show Car 2020 e nos primeiros protótipos em funcionamento. Esta solução engenhosa e única, implementada com sucesso no programa Regera, oferecia uma combinação perfeita de eficiência, potência e facilidade de condução. No entanto, durante o processo de desenvolvimento, foi introduzida a Light Speed Transmission (LST) no Jesko. Assim o Gamera vai receber a Light Speed Tourbillon Transmission (LSTT) e para complementar o motor e o LSTT, a equipa de I&D também desenvolveu o motor elétrico “Dark Matter” – um motor elétrico de fluxo axial com patente pendente de 800 cv e 1250 Nm, que representa um salto evolutivo na propulsão elétrica, sendo o motor elétrico para automóveis mais potente do mundo com tecnologia de 6 fases. Um Dark Matter está agora emparelhado com o LSTT, em vez de 3 motores E Quarks com o sistema Direct Drive. Isto torna a unidade de tração mais leve, mais pequena e ainda mais envolvente. O sistema de tração às quatro rodas LSTT com vectorização de binário às quatro rodas pode ser alimentado pelo E-motor Dark Matter de 800 cv ou pelo TFG twin-turbo, ou por uma combinação dos dois, resultando numa potência máxima de 1400 cv e 1850 Nm.
Mas para elevar ainda mais a fasquia a Koenigsegg vai disponibilizar uma versão V8, com o nome Gemera HV8 (Hot V8).. Antes do LSTT, era impossível acreditar que seria possível colocar uma configuração V8 com motor central no Gemera, dado o grande espaço para os ocupantes em comparação com o tamanho compacto do Gemera. No entanto, a disposição do LSTT permitiu fazê-lo, convertendo o V8 do Jesko num chamado Hot V8, em que o escape sai na parte superior central, mas, de resto, é muito semelhante ao motor do Jesko. Resultado final? Com esta nova configuração do motor, o Gemera apresenta uns espantosos 1500 cv do HV8, para além dos 800 cv fornecidos pelo E-motor Dark Matter, resultando num total de 2300 cv e 2750 Nm de binário – um novo recorde mundial para um automóvel de produção.
O Gemera começará a ser produzido no Atelier Gripen no final de 2024, com entregas aos clientes na primeira parte de 2025.
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