Plataforma STLA Medium: crossovers, SUV, segmentos C e D…
A plataforma STLA Medium foi concebida para ser flexível, acomoda automóveis de passageiros, crossovers e SUV de diferentes marcas, dos segmentos C e D, o coração do mercado automóvel mundial.
A Stellantis N.V. apresentou a STLA Medium, uma plataforma global do tipo BEV-by-design, com características e funcionalidades de vanguarda, incluindo as melhores prestações da classe em termos de autonomia, de 700 quilómetros, eficiência energética, potência incorporada e potência de carregamento.
A plataforma STLA Medium proporciona uma grande autonomia, combinada com uma flexibilidade concebida para acolher uma grande variedade de veículos e de configurações de propulsão no coração do mercado, para os segmentos C e D, que representaram, em 2022, um total de 35 milhões vendas, ou seja, quase metade dos 78,5 milhões de veículos vendidos a nível mundial no ano passado.
As marcas Stellantis integram hoje um total de 26 modelos diferentes de veículos nestes segmentos, assentes em várias plataformas. A plataforma STLA Medium permitirá fabricar até dois milhões de veículos por ano, em várias fábricas em todo o mundo, num processo que arrancará na Europa ainda este ano.
“O que vemos hoje é o resultado de pouco mais de dois anos de inovações sem limitações, para oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível, apoiada pelo nosso investimento de 30 mil milhões de euros em eletrificação e software até 2025”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “A plataforma STLA Medium demonstra o poder da comunidade técnica global da Stellantis, fornecendo produtos totalmente direcionados aos nossos clientes e que reescrevem as suposições de longa data ao nível dos transportes, à medida que avançamos para atingir a neutralidade carbónica até 2038.”
A STLA Medium é a primeira de quatro plataformas globais para veículos BEV, delineadas no “EV Day 2021”, que sustentam os futuros produtos da empresa e são fundamentais para alcançar os objetivos arrojados do plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis, nos quais se incluem alcançar um mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) de 100% para automóveis de passageiros na Europa e um mix de vendas BEV de 50% para automóveis de passageiros e camiões ligeiros nos EUA até 2030. O plano “Dare Forward 2030” é encabeçado por cortes profundos em emissões, visando uma redução de CO2 para metade até 2030, face às métricas de 2021, e alcançar a neutralidade carbónica até 2038, com compensação percentual de um dígito das restantes emissões.
STLA Medium preparada para superar as expectativas dos clientes
A plataforma STLA Medium de conceito BEV-by-design proporciona a melhor autonomia da sua classe, superior a 700 km se dotada de um pack Performance, e de mais de 500 km se dotada de um pack Standard, segundo o Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (WLTP). Com uma energia útil máxima de 98 quilowatts-hora (kWh), a STLA Medium é a melhor da sua classe em termos de energia integrada entre as rodas.
Utilizando uma arquitetura elétrica de 400 volts, a plataforma STLA Medium proporcionará a melhor eficiência energética e um tempo de carregamento da sua classe, bem como uma conectividade a um ecossistema de carregamento e serviços que melhoram a cada viagem. Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh/100 km, o melhor da sua classe em termos de eficiência energética. Os proprietários poderão carregar as suas baterias de 20% a 80% de carga em 27 minutos, a uma cadência de 2,4 kWh por minuto.
Os veículos baseados na plataforma STLA Medium serão comercializados a nível global e estarão disponíveis com propulsão de tração dianteira ou tração integral, com a adição de um segundo módulo de tração elétrica na traseira, com um leque de potências BEV entre os 160 e os 285 kW.
Em termos de carroçaria, incluir-se-ão automóveis de passageiros, crossovers e SUV. A flexibilidade da STLA Medium dá aos designers da Stellantis a liberdade de criar veículos com:
Uma distância entre eixos que pode variar entre os 2,7 e os 2,9 metros,
Um comprimento total entre os 4,3 e os 4,9 metros,
Distância ao solo superior a 220 mm, para assegurar uma capacidade e desempenho fora de estrada,
Jantes com um máximo de 750 mm de diâmetro, um atributo fundamental para a conceção da plataforma.
Os especialistas em engenharia e produção da Stellantis concentraram-se em tornar tão eficiente quanto possível a instalação do conjunto de baterias modulares de camada única e de elevada densidade energética na fábrica de montagem, maximizando o espaço no interior do veículo e melhorando a condução e a maneabilidade, com um centro de gravidade baixo. Os componentes da plataforma, como o sistema de aquecimento/arrefecimento do habitáculo, direção, assistência à travagem e propulsão, foram concebidos para minimizar o consumo de energia. Estes esforços combinam-se com a utilização extensiva de materiais leves e rígidos, para otimizar a autonomia do veículo e proporcionar uma performance exemplar em termos de condução e maneabilidade.
A plataforma STLA Medium oferecerá o melhor custo de pack de baterias da sua classe, fator que permite, também, aumentar os volumes de produção. As dimensões do perímetro do pack de baterias são constantes entre as opções de energia armazenada, com designs comuns ao nível da base e da refrigeração.
O que são as plataformas STLA?
A gama de plataformas STLA (Small/Medium/Large/Frame) foi concebida para estar preparada para o futuro: modular e inerentemente flexível em termos de distância entre eixos, largura, projeção, altura de condução e conceção da suspensão. As capacidades e performance dos veículos de base STLA irão adaptar-se e melhorar ao longo dos anos, com a implementação da arquitetura STLA Brain, do STLA SmartCockpit e das plataformas STLA AutoDrive, as quais permitem actualizações “over-the-air” do software e um hardware mais evoluído.
A flexibilidade de engenharia integrada abrange a propulsão – tração dianteira, tração traseira, tração integral e multienergia – assegurada por uma gama de três módulos de tração elétrica (EDMs) escaláveis.
As plataformas são concebidas tendo em consideração futuras evoluções ao nível das químicas de baterias, incluindo baterias sem níquel e sem cobalto e baterias de estado sólido. Tal permite às marcas Stellantis adaptar as capacidades dos veículos para obter o equilíbrio ideal entre custo e desempenho.
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