Volvo aposta nos combustíveis sintéticos para os transportes marítimos
É um dos calcanhares de Aquiles do Veículos Elétricos. Apesar de serem mais eficientes, a energia gasta na sua produção e transporte vão contra o que os defensores da mobilidade amiga do ambiente defendem. A Volvo deu um passo importante nesse sentido.
A Volvo pretende reduzir a pegada de carbono do ciclo de vida por automóvel em 40% entre 2018 e 2025, o que exige uma redução de 25% nas emissões operacionais, incluindo a logística. A marca sueca tem também como objetivo uma produção neutra para o clima até 2025.
Como primeiro fabricante mundial de automóveis a anunciar a utilização de combustíveis sustentáveis nos transportes marítimos, a Volvo conseguirá uma redução imediata das emissões de CO₂ fóssil do transporte marítimo intercontinental em 55 000 toneladas ao longo de um ano. Graças ao combustível renovável, as emissões de CO2 são reduzidas em pelo menos 84% em comparação com o combustível fóssil.
O combustível utilizado baseia-se em fontes renováveis e sustentáveis, principalmente óleo alimentar usado. Não são utilizadas matérias-primas relacionadas com o óleo de palma ou com a produção de óleo de palma. A Volvo utiliará combustível renovável para o transporte de contentores marítimos de entrada de material de produção destinado a fábricas sediadas na Europa e nas Américas, bem como para toda a distribuição de peças sobresselentes efectuada globalmente por transporte de contentores marítimos.
Quando o combustível renovável não estiver disponível num carregamento específico, a nossa atribuição de combustível renovável é, em vez disso, utilizada pelo parceiro logístico para a rota de outro cliente noutro local, pelo que a redução global da utilização de combustível fóssil é mantida a par da utilização real nos navios porta-contentores. A metodologia, designada por equilíbrio de massas, é objeto de auditorias regulares por terceiros. O próprio combustível renovável é certificado e não é produzido em concorrência com culturas alimentares. É, por conseguinte, sustentável, em conformidade com a diretiva da UE relativa às energias renováveis.
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