Toyota apresentou 5ª geração do Prius: mais bonito e eficiente
Numa era em que um carro elétrico ainda é uma ‘dor de cabeça’ para muita gente, o novo Toyota Prius PHEV Plug-in oferece às pessoas o melhor de um carro elétrico e o ‘descanso’ da combustão. Resumindo, eficiência sem grandes complicações, num automóvel que deixa claro que a Toyota ainda não está preparada para seguir o mesmo caminho de muitos dos seus concorrentes, e continua oferecer soluções híbridas do mais alto calibre.
Para isso, desenvolveu um Prius infinitamente mais bonito que os seus antecessores – já sabemos, gostos não se discutem – e só esse é um argumento que as quatro gerações anteriores não tiveram. Resumidamente, este novo Prius tem mais tudo: é mais bonito, mais largo, mais baixo, tem maior distância entre eixos, é confortável, tem uma ótima posição de condução e vem equipado com a nova geração da tecnologia PHEV, sendo este Prius apenas plug-in Hybrid. Tem 223cv ou 164 Kw de potência combinada, faz 6.8s dos 0-100 Km/h, tem uma autonomia elétrica que varia entre os 72 e 86 Km.
Se as suas viagens são essencialmente citadinas ou pouco menos que isso, ‘arrisca-se’ a andar quase somente em modo elétrico, mas se precisar de viagens mais longas funciona como um híbrido que lhe dá o ‘descanso’ que precisa ao não ter que se preocupar com a autonomia. As primeiras unidades chegam a Portugal já em junho 2023.
Está disponível nas versões Exclusive, Luxury e Premium, os preços começam nos 41.990€ (Exclusive), 44.190€ (Luxury) e 49.690€ (Premium).
Esta é a quinta geração, está disponível na Europa exclusivamente como Híbrido Plug-in.
A autonomia de condução elétrica até 86 km, graças à sua bateria de 13,6 kWh, permite uma condução totalmente elétrica na maioria das viagens diárias. Para viagens mais longas, ou quando o carregamento não for prático, a nova geração do sistema Plug-in Hybrid da Toyota tem uma potência mais elevada e umas especialmente reduzidas emissões combinadas de CO2 (WLTP) de 11 a 16 g/km (dependendo da versão) – a mais baixa de sempre conseguidas por um Prius.
Desde o seu lançamento em 1997, o Prius tem sido louvado pela sua eficiência, mas não necessariamente pelo seu desempenho dinâmico. No entanto, a tecnologia híbrida da quinta geração da Toyota tem muito mais a capacidade de surpreender.
O motor TNGA de 2,0 litros produz 152 cv (112 kW) e funciona em conjunto com um novo motor dianteiro de 160 cv (120 kW) para uma potência total do sistema de 223 cv (164 kW). Em comparação com os 122 cv (90 kW) da geração anterior do Plug-in Hybrid, este substancialmente aumentado rendimento garante acelerações fortes e resposta imediata.
A forma distinta da carroçaria é beneficiada igualmente por uma distância entre eixos 50 mm mais longa em comparação com a da geração anterior. Paralelamente, o comprimento total diminuiu 46 mm.
Por dentro, o habitáculo é bem mais espaçoso, o redesenhado painel de bordo dá prioridade ao conforto do habitáculo e tem uma apresentação limpa para causar menos intrusão possível na visão frontal.
O uso de uma bateria de maior capacidade também permite a introdução da função de Aceleração da Regeneração (Regeneration Boost) para uma desaceleração mais forte e maior recuperação de energia, basta mudar para B no seletor de velocidades.
O condutor pode selecionar um dos três modos diferentes de regeneração – suave, média e forte.
Quando estacionado, um carregador de bordo de 3,3 kW pode carregar a bateria da rede elétrica de 220V (de zero a totalmente carregada) em apenas quatro horas.
Este conjunto de melhoramentos no sistema de propulsão híbrido plug-in deram não só origem ao Prius mais potente e com melhor desempenho até à data, mas também ao mais eficiente. O aumento da potência em 122 cv (90 kW) eleva o rendimento total do sistema para 223 cv (164 kW) e ajuda o novo Prius a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, também com a ajuda dos 208 Nm de binário. No caso da versão mais eficiente, o consumo de combustível é de apenas 0,5 l/100 km e as emissões combinadas de CO2 de uns residuais 11 g/km, de acordo com as normas de homologação WLTP.
Há muito mais para dizer do novo Prius, mas aqui fica o essencial…
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