NSU “Uruguay”: Para quem gosta de linhas retas
A NSU é parte importante da história da Audi. E o NSU “Uruguay” é um dos carros que marcou a história desta marca.
A NSU (abreviatura de “Neckarsulm”, a cidade onde a NSU estava localizada), ou NSU Motorenwerke AG, foi um fabricante alemão de automóveis, motociclos e bicicletas, fundada em 1873. Adquirida pelo Grupo Volkswagen em 1969, a VW fundiu a NSU com a Auto Union, criando a Audi NSU Auto Union AG, que viria a ser a Audi.
O NSU “Uruguay” é, sem dúvida, um membro exótico da família NSU. Era assim que os habitantes de Neckarsulm chamavam, antigamente, à carrinha rústica. Entre 1969 e 1971, o importador da NSU em Montevideo produziu cerca de 500 unidades do veículo particularmente angular nas versões P6 e P10.
Se não gosta de carros quadrados, este não é mesmo para si. O NSU Uruguay não se enquadra de forma alguma na linguagem de design dos automóveis da NSU no final da década de 1960. Foi assim que aconteceu. O importador da NSU no Uruguai, chamado Quintanar, começou a produzir e a vender uma carrinha em 1968, essencialmente por conta própria, ao utilizar subconjuntos técnicos do NSU Prinz 4 de dois cilindros.
No final desse ano, a empresa tinha vendido 140 unidades. Mas o importador queria mais, nomeadamente um motor mais potente para a carrinha – de preferência um de quatro cilindros. Em maio de 1969, realizou-se uma reunião na fábrica de Neckarsulm para esclarecer se tal era possível. Para esta reunião, foi enviada por via aérea para Neckarsulm uma carroçaria de amostra “nua”, que os engenheiros da NSU utilizaram para construir um protótipo.
No final, o motor de quatro cilindros do NSU Prinz 1000 não caberia no compartimento do motor sem exigir grandes alterações – mas podia caber na parte de trás do veículo. Os representantes da Quintanar não se mostraram incomodados com a perda significativa de espaço de carga, nem se sentiram desencorajados por uma longa lista de questões do departamento de Desenvolvimento Técnico de Neckarsulm.
As autoridades de inspeção em Darmstadt deram uma avaliação positiva à carrinha NSU, à exceção de algumas “queixas fáceis de resolver”, e deram-lhe luz verde. E assim, entre 1969 e 1971, cerca de 500 carrinhas saíram da linha de montagem na América do Sul nas variantes P6 e P10. Em 1971, a NSU retirou-se do mercado uruguaio – o que também selou o destino do “Uruguay”. Hoje, o protótipo do NSU P10 – o primeiro e único do seu género a circular nas estradas alemãs – faz parte da coleção de veículos históricos da AUDI AG. É indiscutivelmente um dos modelos mais extraordinários, angulares e distintos da coleção.
Especificações técnicas do NSU “Uruguay” P10 (protótipo de 1969) na coleção de veículos históricos da AUDI AG
Motor: Motor de 4 cilindros em linha, 4 tempos, arrefecido a ar
Performance: 43 cv a 5.000 rpm
Cilindrada: 996 centímetros cúbicos
Velocidade máxima: 120 km/h
Consumo de combustível: 6,5-7,5 litros/100 km
Período de produção: 1969-1971
Produção total: Cerca de 500 unidades (NSU P6 e NSU P10)
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