Tecnologia Ford Adapta ajuda no processo da recuperação
Após um acidente grave, as pessoas que têm a infelicidade de sofrer lesões graves na coluna vertebral poderão ter de enfrentar um longo processo de reabilitação física. Mas também podem despoletar batalhas psicológicas, em especial quando se trata de voltar a sentar-se ao volante de um automóvel.
Um galardoado simulador de simracing, criado pela Ford Espanha, Fundación ONCE e Team Fordzilla, e desenvolvido pela Hi-Speed Simulators, está a ser utilizado para ajudar os pacientes do Hospital Nacional para Paraplégicos em Toledo, Espanha, a ultrapassar estes dois obstáculos.
Aplicando as mesmas tecnologias que a tecnologia Ford Adapta utiliza nos seus veículos de estrada – um programa praticado em Espanha no auxílio à mobilidade de pessoas com deficiência através da adaptação de veículos – o simulador de simracing permite aos doentes percorrer estradas virtuais em segurança. Não só os ajuda a sentirem, de novo, as sensações da condução, como também constitui uma forma de aprender a utilizar controlos adaptados.
Por exemplo, o volante com aros que permitem acelerar e desacelerar sem necessidade de pedais, constitui uma experiência pouco intuitiva para a maioria dos condutores. A possibilidade de experimentar estes sistemas num espaço virtual seguro, antes da experiência real de condução, pode contribuir para aumentar a confiança e ajudá-los a imaginarem-se novamente ao volante.
O simulador tornou-se, agora, numa instalação permanente no Hospital Nacional para Paraplégicos, onde continuará a ajudar as pessoas com lesões na coluna vertebral a prepararem-se física e mentalmente e a começarem a imaginar-se de novo nas estradas.
No início deste ano, Jesús Alonso, Presidente e CEO da Ford Espanha, lançou o Mustang Mach-E Ford Adapta no hospital de Toledo, o primeiro veículo Ford 100% elétrico concebido para pessoas com mobilidade reduzida. O mesmo evento traduziu-se, também, na primeira apresentação do simulador Ford Adapta aos residentes locais, com a formação em condução virtual e simracing a cargo de José Iglesias, do Team Fordzilla. Os comandos utilizados no simulador são os mesmos do Mustang Mach-E adaptado, e até o painel de instrumentos no ambiente virtual é o mesmo do modelo, de forma a que a passagem do virtual para o real seja a mais simples e curta possível.
Hospital Nacional para Paraplégicos
O Hospital Nacional para Paraplégicos de Toledo (HNP) foi inaugurado em 1974. Funciona como um centro de referência nacional em cuidados especializados, investigação e formação contínua relacionados com lesões na espinal medula. Para além de tratamentos, o hospital também desenvolve iniciativas e projetos destinados a normalizar a vida das pessoas com deficiência, desde atividades desportivas até à plena integração na vida social, profissional e familiar.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários