Lucid fornecerá à componentes à Aston Martin para os próximos modelos BEV
A Aston Martin anunciou a parceria técnica com a Lucid Group para os primeiros e seguintes modelos elétricos do construtor britânico.
O acordo de fornecimento estratégico com o Lucid Group, que inclui o acesso a tecnologias líderes da indústria e uma relação a longo prazo através da qual a Lucid fornecerá à Aston Martin componentes selecionados do grupo motopropulsor para os primeiros e futuros modelos BEV.
A nova plataforma modular veículos eléctricos a bateria (BEV) está na base do futuro portfólio de hipercarros, desportivos, GT e SUV eletrificados de alto desempenho e ultra-luxo da Aston Martin. A Mercedes-Benz AG continuará a fornecer à Aston Martin acesso à sua tecnologia, que inclui arquiteturas de grupos motopropulsores e elétricas/eletrónicas para a atual e futura geração de veículos britânicos, incluindo veículos com motor de combustão interna, híbridos e elétricos.
Para o programa de eletrificação, a Aston Martin prevê um investimento de mais de 2.3 mil milhões de euros em tecnologia nos próximos cinco anos, com um investimento faseado da tecnologia de motores de combustão interna para a tecnologia BEV. O acesso à tecnologia atual e futura de grupos motopropulsores e baterias da Lucid estará no centro da plataforma interna de veículos BEV da Aston Martin, que na berlina Air, alcança uma potência de mais de 1200cv na sua versão mais extrema.
Esta nova plataforma personalizada, desenvolvida pela Aston Martin, constituirá a base de toda a futura gama de modelos eletrificados da marca, desde hipercarros a carros desportivos, GT e SUV, o primeiro dos quais deverá ser lançado em 2025. Antes disso, a Aston Martin lançará o seu primeiro híbrido plug-in – o supercarro Valhalla – em 2024 e, até 2026, todas os novos modelos apresentarão uma opção de motorização eletrificada, com o objetivo a longo prazo da sua gama principal ser totalmente eletrificada até 2030.
0 comentários