Toyota C-HR 1.8 HDF Exclusive + Pack Luxury – Ensaio Teste
O Toyota C-HR apresenta-se como uma das melhores opções do mercado entre os crossovers. Com uma estética atraente e uma sensação de condução que se assemelha a um pequeno hatchback, o C-HR destaca-se facilmente em qualquer estrada.
A concorrência no segmento dos SUV compactos é forte, mas o modelo da Toyota apresenta vários argumentos a favor e com muitas poucas características que precisam ser limadas.
Numa altura em que se prepara o lançamento da nova geração do C-HR fomos conhecer em pormenor a versão 1.8 HDF Exclusive com o pack Luxury, que como o próprio nome indica, coloca a fasquia ainda mais alta.
Sensação de condução;
Consumos em ambiente urbano;
Nível de equipamento;
Visual atrativo;
Ruído esforçado do motor;
Alguns pormenores, como o material usados nos botões do ar condicionado ou dos vidros elétricos.
Exterior
Com um visual definido por linhas retas, pouco comuns entre os crossovers, o modelo da Toyota torna-se atraente para quem quer mais do que um automóvel para chegar de A a B. A sua aparência atraente destaca-se no trânsito, tornando fácil gostar-se do C-HR mesmo quem nunca o conduziu. Pormenores, como o grupo ótico e a forma do para-choques, tornam este modelo muito diferente da maioria da concorrência.
Interior
O interior da versão ensaiada conjuga com a sua aparência exterior. Os materiais são de muito boa qualidade, transmitindo a sensação de que conduzimos um modelo de uma marca premium. Há pormenores que fazem a diferença, como o aro fino do volante, algo que se vê pouco hoje em dia, mas para nós foi um ponto positivo. Há alguns pormenores menos positivos, tais como, a iluminação do interior que poderia ser mais forte e ter uns botões com outra construção, e a falta de visibilidade para os passageiros do banco de trás. Apesar de ter muito bom espaço para pernas e serem bancos muito confortáveis, o vidro das portas traseiras é mais estreito do que seria esperado, resultando no facto de quem viajar nesses lugares possa sentir alguma claustrofobia. Não acompanhando a qualidade de todo o interior está o apoio almofadado do braço para o condutor – que não é extensível- assim como os botões dos vidros elétricos. O computador de bordo, com todas as informações necessárias, permite ajustar a nossa condução para melhores consumos e melhor gestão das baterias. O ecrã central cumpre os requisitos, sendo muito intuitivo.
Equipamento
Com um leque muito vasto de equipamento da versão Exclusive e do pack Luxury, destacam-se os muito importantes sistemas de ajuda à condução. O aviso de pré-colisão não nos deixa indiferente, assim como o aviso de saída de faixa de rodagem. A câmara traseira, juntamente com os sensores do veículo, é uma excelente ferramenta e bastante segura, mesmo para quem pela primeira vez conduz um SUV, apesar de ser um compacto.
Consumos
A Toyota anuncia um consumo combinado de 4.9 l/100 km, mas no nosso ensaio realizamos uma média de 5.4 l/100 km, com bastantes quilómetros em autoestrada e continuando a ser um valor a ter muito em conta. Em cidade é onde sobressai a motorização híbrida, sendo capaz de ter consumos muito, mas mesmo muito, baixos.
Ao Volante
As curvas são giras de se fazer no C-HR que ensaiamos. Nunca tivemos a sensação estar a conduzir um SUV, mas a direção funciona tão bem e é tão precisa, que em curva podemos começar a acelerar mais cedo sem medo. Os mais de quatro metros de comprimento não dificulta em nada durante qualquer manobra do automóvel e só nos apercebemos que realmente conduzimos um SUV quando saímos do carro. A posição de condução é boa e, como referimos antes, o facto do aro do volante ser fino, sugere que estamos perante um desportivo, quando de facto, não o é. Pena que de dentro do habitáculo se ouça tanto o típico ruído esforçado do motor híbrido, especialmente em autoestrada ou em ultrapassagens – acelerações mais intensas – em que roda no seu regime máximo ou muito perto deste.
Motor
Em determinadas alturas parece que precisávamos de mais motor. O 1.8 litros que equipava a versão ensaiada, esforçava-se em demasia em autoestrada. Nos restantes percursos, não fica nada a dever e cumpre magistralmente com a sua missão.
Balanço Final
Com um visual diferenciado e uma panóplia de tecnologia à disposição do condutor, o Toyota C-HR coloca-se numa boa posição dentro do seu segmento e com vantagem para vários outros SUV. O esforçado motor 1.8 litros talvez seja pouco para a versão que ensaiamos e alguns – poucos – pormenores poderiam ser melhores, mas resumindo, o C-HR supera as expectativas no seu geral.
Concorrentes
Ford Kuga, desde 40.952,00€
Peugeot 2008, desde 24.290,00€
Renault Captur, desde 24.200,00€
Nissan Juke, desde 25.120,00 €
Ficha Técnica
Motor: 1798 cm3 de cilindrada, 16 válvulas DOHC. VVT-i., 4 cilindros em linha, Potência máxima de 122 cv (potência máxima do motor elétrico de 53 kw), Binário máximo de 142/3600-5200 Nm@rpm (binário máximo do motor elétrico 163 Nm). Performance: Velocidade máxima de 170 km/h, aceleração dos 0-100 km/h em 11 Segundos.
Bateria híbrida: Iões de lítio, Voltagem (nominal) 207,2 v, no 56 módulos e capacidade de 3,6 Ah.
Suspensão dianteira: Estrutura MacPherson; Suspensão traseira: Wishbone duplo.
Travões dianteiros: Discos ventilados; Travões traseiros: Discos sólidos.
Eficiência energética de pneus e jantes: C; Ruído exterior do rolamento: 69; Aderência pavimento molhado: A. Kit de reparação de pneus.
Peso Bruto: 1860 kg; Capacidade de reboque com travões: 725 kg; Capacidade de reboque sem travões: 725 kg.
5 Lugares, com largura interior de 1455 mm, comprimento interior de 1800 mm e altura interior de 1210 mm.
Comprimento exterior de 4390 mm, largura exterior de 1795 mm, altura exterior de 1555 mm e distância entre eixos de 2640 mm. Via dianteira de 1540 mm e via traseira de 1570 mm. Projeção dianteira de 935 mm e projeção traseira de 815 mm. Altura mínima ao solo fora de estrada de 142 mm e raio mínimo de viragem de direção de 5,2 m.
Exterior: Para choques dianteiro e traseiro à cor da carroçaria, com puxadores das portas à cor da carroçaria e vidros traseiros escurecidos. Antena tipo barbatana de tubarão e difusor traseiro em preto.
Sistema “Smart Entry & Start”, espelhos retrovisores exteriores elétricos, retráteis e aquecidos, com projeção do logótipo do modelo. Sensor de luz, sistema “Follow-me-home”, sensor de chuva, fecho centralizado das portas. Spoiler traseiro e dianteiro.
Segurança: Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros inteligentes (ICS); aviso de saída de faixa de rodagem com assistência na direção; reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA); luzes de máximos automáticas (AHB); imobilizador; luz de stop LED; alerta de ângulo morto (BSM); sistema de chamada de emergência; luzes de circulação diurna LED e faróis de nevoeiro dianteiros LED; deteção traseira de aproximação de veículos (RCTA); óticas traseiras LED; limitador de velocidade; controlo de assistência ao arranque em subida (HAC); sistema de aviso de pressão dos pneus (TPWS); controlo de estabilidade do veículo (VSC); luzes de travagem traseiras LED; faróis LED; faróis com nivelamento automático e luzes dianteiras adaptativas (AFS).
No interior: Entrada aux-in; Bluetooth®; 6 colunas de som; ecrã multimédia de 8″; entrada USB.
Painel de instrumentos superior com acabamento suave ao toque; volante em pele e com inserção em Piano Black; puxadores interiores em cromado; painel de instrumentos superior em castanho escuro; iluminação ambiente em azul nas portas dianteiras; painel de instrumentos superior com linha decorativa em cinza; painel de instrumentos inferior em preto; painel de instrumentos superior com inserção em Piano Black; travão de estacionamento eletrónico; consola central em Piano Black.
Ar condicionado automático dual; botão “Push Start”, comandos multimédia no volante; filtro de ar; bancos dianteiros desportivos aquecidos; comando do limitador de velocidade no volante; comando de áudio no volante; comando do aviso de saída de faixa de rodagem no volante; comando do telefone no volante; bancos traseiros rebatíveis 60:40; vidros dianteiros e traseiros elétricos; espelho retrovisor interior eletrocromático; direção assistida elétrica; volante ajustável em profundidade e em altura.
Banco do condutor com ajuste em altura, deslizamento, lombar, assim como reclinável eletricamente e banco do passageiro frontal com ajuste em altura manual. Vidros elétricos com proteção anti-entalamento; vidros elétricos com função auto; indicador do sistema híbrido; ecrã de informações TFT a cores; ecrã de informações de 4.2″. Iluminação na bagageira; luzes individuais dianteiras; espelho de cortesia na pala de sol do condutor espelho do passageiro, assim como iluminação em ambos.
Tomada de 12V dianteira; fecho centralizado das portas; ganchos de suporte para sacos; ganchos de fixação na bagageira; suporte de copos dianteiro e bolsas de arrumação nas portas dianteiras.
Iluminação no porta-luvas; bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiros; chapeleira na bagageira; compartimento de arrumação na consola central.
Sistema “Stop & Start”; encostos de cabeça traseiros (3); sistema de fixação ISOFIX; aviso de colocação dos cintos de segurança dianteiros; aviso de colocação dos cintos de segurança traseiros; bancos dianteiros com Sistema de Proteção da Coluna Cervical (WIL).
Capacidade do depósito de combustível de 43 litros de gasolina; norma EURO 6. Ruído em movimento: 66,7 dB(A); Ruído estacionário: 68,4 dB(A); Monóxido de carbono, CO: 130,7 mg/km; Hidrocarboneto, HC: 11 mg/km; Óxido de azoto, NOx: 3,6 mg/km.
Consumo combinado anunciado (WLTP): 5 l/100 km; Emissões anunciadas CO2 combinado (WLTP): 112 g/km.
Mais/Menos
Mais
Sensação de condução;
Consumos em ambiente urbano;
Nível de equipamento;
Visual atrativo;
Menos
Ruído esforçado do motor;
Alguns pormenores, como o material usados nos botões do ar condicionado ou dos vidros elétricos.
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 40110.00€
Preço da versão base (Euros): 34130.00€
Exterior
Com um visual definido por linhas retas, pouco comuns entre os crossovers, o modelo da Toyota torna-se atraente para quem quer mais do que um automóvel para chegar de A a B. A sua aparência atraente destaca-se no trânsito, tornando fácil gostar-se do C-HR mesmo quem nunca o conduziu. Pormenores, como o grupo ótico e a forma do para-choques, tornam este modelo muito diferente da maioria da concorrência.
Interior
O interior da versão ensaiada conjuga com a sua aparência exterior. Os materiais são de muito boa qualidade, transmitindo a sensação de que conduzimos um modelo de uma marca premium. Há pormenores que fazem a diferença, como o aro fino do volante, algo que se vê pouco hoje em dia, mas para nós foi um ponto positivo. Há alguns pormenores menos positivos, tais como, a iluminação do interior que poderia ser mais forte e ter uns botões com outra construção, e a falta de visibilidade para os passageiros do banco de trás. Apesar de ter muito bom espaço para pernas e serem bancos muito confortáveis, o vidro das portas traseiras é mais estreito do que seria esperado, resultando no facto de quem viajar nesses lugares possa sentir alguma claustrofobia. Não acompanhando a qualidade de todo o interior está o apoio almofadado do braço para o condutor – que não é extensível- assim como os botões dos vidros elétricos. O computador de bordo, com todas as informações necessárias, permite ajustar a nossa condução para melhores consumos e melhor gestão das baterias. O ecrã central cumpre os requisitos, sendo muito intuitivo.
Equipamento
Com um leque muito vasto de equipamento da versão Exclusive e do pack Luxury, destacam-se os muito importantes sistemas de ajuda à condução. O aviso de pré-colisão não nos deixa indiferente, assim como o aviso de saída de faixa de rodagem. A câmara traseira, juntamente com os sensores do veículo, é uma excelente ferramenta e bastante segura, mesmo para quem pela primeira vez conduz um SUV, apesar de ser um compacto.
Consumos
A Toyota anuncia um consumo combinado de 4.9 l/100 km, mas no nosso ensaio realizamos uma média de 5.4 l/100 km, com bastantes quilómetros em autoestrada e continuando a ser um valor a ter muito em conta. Em cidade é onde sobressai a motorização híbrida, sendo capaz de ter consumos muito, mas mesmo muito, baixos.
Ao volante
As curvas são giras de se fazer no C-HR que ensaiamos. Nunca tivemos a sensação estar a conduzir um SUV, mas a direção funciona tão bem e é tão precisa, que em curva podemos começar a acelerar mais cedo sem medo. Os mais de quatro metros de comprimento não dificulta em nada durante qualquer manobra do automóvel e só nos apercebemos que realmente conduzimos um SUV quando saímos do carro. A posição de condução é boa e, como referimos antes, o facto do aro do volante ser fino, sugere que estamos perante um desportivo, quando de facto, não o é. Pena que de dentro do habitáculo se ouça tanto o típico ruído esforçado do motor híbrido, especialmente em autoestrada ou em ultrapassagens – acelerações mais intensas – em que roda no seu regime máximo ou muito perto deste.
Concorrentes
Ford Kuga, desde 40.952,00€
Peugeot 2008, desde 24.290,00€
Renault Captur, desde 24.200,00€
Nissan Juke, desde 25.120,00 €
Motor
Em determinadas alturas parece que precisávamos de mais motor. O 1.8 litros que equipava a versão ensaiada, esforçava-se em demasia em autoestrada. Nos restantes percursos, não fica nada a dever e cumpre magistralmente com a sua missão.
Balanço final
Com um visual diferenciado e uma panóplia de tecnologia à disposição do condutor, o Toyota C-HR coloca-se numa boa posição dentro do seu segmento e com vantagem para vários outros SUV. O esforçado motor 1.8 litros talvez seja pouco para a versão que ensaiamos e alguns – poucos – pormenores poderiam ser melhores, mas resumindo, o C-HR supera as expectativas no seu geral.
Sensação de condução;
Consumos em ambiente urbano;
Nível de equipamento;
Visual atrativo;
MenosRuído esforçado do motor;
Alguns pormenores, como o material usados nos botões do ar condicionado ou dos vidros elétricos.
Ficha técnica
Motor: 1798 cm3 de cilindrada, 16 válvulas DOHC. VVT-i., 4 cilindros em linha, Potência máxima de 122 cv (potência máxima do motor elétrico de 53 kw), Binário máximo de 142/3600-5200 Nm@rpm (binário máximo do motor elétrico 163 Nm). Performance: Velocidade máxima de 170 km/h, aceleração dos 0-100 km/h em 11 Segundos.
Bateria híbrida: Iões de lítio, Voltagem (nominal) 207,2 v, no 56 módulos e capacidade de 3,6 Ah.
Suspensão dianteira: Estrutura MacPherson; Suspensão traseira: Wishbone duplo.
Travões dianteiros: Discos ventilados; Travões traseiros: Discos sólidos.
Eficiência energética de pneus e jantes: C; Ruído exterior do rolamento: 69; Aderência pavimento molhado: A. Kit de reparação de pneus.
Peso Bruto: 1860 kg; Capacidade de reboque com travões: 725 kg; Capacidade de reboque sem travões: 725 kg.
5 Lugares, com largura interior de 1455 mm, comprimento interior de 1800 mm e altura interior de 1210 mm.
Comprimento exterior de 4390 mm, largura exterior de 1795 mm, altura exterior de 1555 mm e distância entre eixos de 2640 mm. Via dianteira de 1540 mm e via traseira de 1570 mm. Projeção dianteira de 935 mm e projeção traseira de 815 mm. Altura mínima ao solo fora de estrada de 142 mm e raio mínimo de viragem de direção de 5,2 m.
Exterior: Para choques dianteiro e traseiro à cor da carroçaria, com puxadores das portas à cor da carroçaria e vidros traseiros escurecidos. Antena tipo barbatana de tubarão e difusor traseiro em preto.
Sistema “Smart Entry & Start”, espelhos retrovisores exteriores elétricos, retráteis e aquecidos, com projeção do logótipo do modelo. Sensor de luz, sistema “Follow-me-home”, sensor de chuva, fecho centralizado das portas. Spoiler traseiro e dianteiro.
Segurança: Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros inteligentes (ICS); aviso de saída de faixa de rodagem com assistência na direção; reconhecimento de Sinais de Trânsito (RSA); luzes de máximos automáticas (AHB); imobilizador; luz de stop LED; alerta de ângulo morto (BSM); sistema de chamada de emergência; luzes de circulação diurna LED e faróis de nevoeiro dianteiros LED; deteção traseira de aproximação de veículos (RCTA); óticas traseiras LED; limitador de velocidade; controlo de assistência ao arranque em subida (HAC); sistema de aviso de pressão dos pneus (TPWS); controlo de estabilidade do veículo (VSC); luzes de travagem traseiras LED; faróis LED; faróis com nivelamento automático e luzes dianteiras adaptativas (AFS).
No interior: Entrada aux-in; Bluetooth®; 6 colunas de som; ecrã multimédia de 8″; entrada USB.
Painel de instrumentos superior com acabamento suave ao toque; volante em pele e com inserção em Piano Black; puxadores interiores em cromado; painel de instrumentos superior em castanho escuro; iluminação ambiente em azul nas portas dianteiras; painel de instrumentos superior com linha decorativa em cinza; painel de instrumentos inferior em preto; painel de instrumentos superior com inserção em Piano Black; travão de estacionamento eletrónico; consola central em Piano Black.
Ar condicionado automático dual; botão “Push Start”, comandos multimédia no volante; filtro de ar; bancos dianteiros desportivos aquecidos; comando do limitador de velocidade no volante; comando de áudio no volante; comando do aviso de saída de faixa de rodagem no volante; comando do telefone no volante; bancos traseiros rebatíveis 60:40; vidros dianteiros e traseiros elétricos; espelho retrovisor interior eletrocromático; direção assistida elétrica; volante ajustável em profundidade e em altura.
Banco do condutor com ajuste em altura, deslizamento, lombar, assim como reclinável eletricamente e banco do passageiro frontal com ajuste em altura manual. Vidros elétricos com proteção anti-entalamento; vidros elétricos com função auto; indicador do sistema híbrido; ecrã de informações TFT a cores; ecrã de informações de 4.2″. Iluminação na bagageira; luzes individuais dianteiras; espelho de cortesia na pala de sol do condutor espelho do passageiro, assim como iluminação em ambos.
Tomada de 12V dianteira; fecho centralizado das portas; ganchos de suporte para sacos; ganchos de fixação na bagageira; suporte de copos dianteiro e bolsas de arrumação nas portas dianteiras.
Iluminação no porta-luvas; bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiros; chapeleira na bagageira; compartimento de arrumação na consola central.
Sistema “Stop & Start”; encostos de cabeça traseiros (3); sistema de fixação ISOFIX; aviso de colocação dos cintos de segurança dianteiros; aviso de colocação dos cintos de segurança traseiros; bancos dianteiros com Sistema de Proteção da Coluna Cervical (WIL).
Capacidade do depósito de combustível de 43 litros de gasolina; norma EURO 6. Ruído em movimento: 66,7 dB(A); Ruído estacionário: 68,4 dB(A); Monóxido de carbono, CO: 130,7 mg/km; Hidrocarboneto, HC: 11 mg/km; Óxido de azoto, NOx: 3,6 mg/km.
Consumo combinado anunciado (WLTP): 5 l/100 km; Emissões anunciadas CO2 combinado (WLTP): 112 g/km.
Preço da versão base (Euros): 34130.00€
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