Hyundai Ioniq 5 N regressou ao Nürburgring antes da estreia mundial em julho
A Hyundai regressou ao circuito de Nürburgring para a fase final de testes do IONIQ 5 N, o primeiro modelo totalmente elétrico da divisão N da marca coreana, aproveitando ainda para lançar o seu terceiro e vídeo desta versão, assinalando o fim do desenvolvimento e preparando a sua estreia mundial.
A divisão N há muito que utiliza a pista de Nürburgring Nordschleife para validar as tecnologias criadas para o desporto automóvel e o IONIQ 5 N não foi exceção, apesar dos desafios técnicos exclusivos dos veículos eléctricos. A marca garante que a gestão da temperatura do IONIQ 5 N através do arrefecimento foi objeto de especial atenção, uma vez que os veículos elétricos são mais difíceis de arrefecer do que os seus antecessores com motor de combustão interna. Uma área de arrefecimento alargada com um radiador eficiente específico para o N, um refrigerador de óleo do motor melhorado e um refrigerador da bateria completam as melhorias de hardware semelhantes às dos anteriores veículos. Estas técnicas de arrefecimento do hardware são ainda reforçadas por novas soluções de gestão do calor, como o N Battery Preconditioning e o N Race.
A Hyundai explicou que o N Battery Preconditioning pré-define a temperatura das células da bateria para a sua temperatura mais eficiente em termos energéticos. A função de pré-condicionamento da bateria está dividida em dois modos: o modo “Drag” e o modo “Track” para acompanhar diferentes cenários de condução. No modo “Drag”, a temperatura ideal é definida para uma utilização imediata da potência máxima, enquanto no modo “Track”, a temperatura mais baixa possível da bateria é otimizada para um maior número de voltas. Já o N Race dá ao condutor um controlo mais direto sobre a utilização da energia do carro, dando prioridade à condução em “Sprint” ou “Endurance”. O “Sprint” é o estado predefinido do IONIQ 5 N, que dá prioridade à potência máxima a pedido do condutor, enquanto o “Endurance” é uma definição que maximiza a autonomia do IONIQ 5 N.
A divisão N da Hyundai revelou ainda que o Ioniq 5 N terá um sistema composto por 10 colunas de som (oito internas e duas externas), designado por N Active Sound +, que permite três temas sonoros diferentes disponíveis para os condutores: Ignition, Evolution e Supersonic. O Ignition simula o motor 2.0 turbo dos automóveis com motor térmico N, enquanto o Evolution é um som eletrónico de assinatura N inspirado no N 2025 Vision Gran Turismo Concept e no RN22e. O Supersonic simula um jato de combate. Todas as opções de som são personalizáveis para que os condutores as possam adaptar às suas preferências. Em conjunto com este sistema, o automóvel terá também o N e-Shift, que simula a transmissão de dupla embraiagem (DCT) de oito velocidades dos automóveis N. A N e-Shift simula uma mudança de velocidade através do controlo da saída de binário do motor e simula a sensação de solavanco entre mudanças. O objetivo é permitir que os condutores utilizem sem problemas as técnicas de condução aperfeiçoadas com os automóveis a combustão para uma experiência de condução mais próxima dos automóveis a combustão do que dos veículos elétricos.
A estreia pública da tão aguardada versão mais desportiva do Hyundai Ioniq 5 com a letra ‘N’ na sua traseira, vai acontecer no Goodwood Festival of Speed. Acredita-se que o primeiro veículo 100% elétrico de alta performance com produção em massa da gama N tenha cerca de 600 cv, tal como acontece com o seu ‘primo’ Kia EV6 GT, mas tudo isso deverá ser esclarecido no evento britânico, que se realiza entre os dias 13 e 16 de julho.
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