Novo BYD Dolphin com entregas a partir do quarto trimestre e preços a partir dos €29.990
A BYD anunciou o lançamento no mercado europeu do novo Dolphin 100% elétrico, que se apresenta com um preço apelativo, tornando a mobilidade elétrica acessível a mais consumidores. As vendas terão início no verão de 2023, com entregas em toda a Europa a partir do quarto trimestre de 2023.
O líder mundial em soluções de mobilidade elétrica (EV e PHEV) chegou recentemente a Portugal, onde conta com o Grupo Salvador Caetano como representante oficial, distribuidor e responsável pela comercialização e serviços de pós-venda e os primeiros modelos 100% elétricos BYD foram o BYD Atto 3, o BYD Han e o BYD Tang, a que se junta agora o novo hatchback do segmento C, o Dolphin.
O Dolphin dispõe de uma bateria BYD Blade Battery de 60,4 kWh de fosfato de ferro e lítio e mais tarde (a partir do primeiro trimestre de 2024) chegará também uma versão com uma bateria de 44,9 kWh. Tal como o Atto 3, foi construído com base na plataforma inteligente e-Platform 3.0 da BYD, com 4290 mm de comprimento e 1770 mm de largura (com os espelhos retrovisores laterais abertos), o novo modelo apresenta uma distância entre eixos de 2700 mm e uma altura de 1570 mm.
O sistema de propulsão elétrico 8 em 1 da BYD integra a Unidade de Controlo do Veículo, o Sistema de Gestão da Bateria, a Unidade de Distribuição de Energia, o Motor de Tração, o Controlador do Motor, a Transmissão, DC-DC e o Carregador de Bordo. Tal integração permite uma eficiência do sistema de 89%.
O Dolphin oferece uma opção de quatro modelos diferentes: Active, Boost, Comfort e Design. Na versão Active a bateria de 44,9 kWh é combinada com motor de 70 kW (95 cv) e pode ser carregada por corrente alternada até 7 kW e por corrente contínua até 60 kW, tendo como preços 29.990 euros.
Na versão Boost, com bateria de 44,9 kWh e motor de 130 kW (176 cv), acrescenta jantes de 17 polegadas e suspensão traseira multi-link, com um preço de 30.690 euros.
A versão Comfort apresenta uma bateria de 60,4 kWh e motor de 150 kW (204 cv) e tem uma autonomia de 427 quilómetros com um consumo energético de 15,9 kWh/100 km. O carregamento máximo é de 88 kW (de 30% a 80% em 29 minutos), mas o carregamento alternado atinge um máximo de 11 kW. Em relação ao preço, esta versão custa 35.690 euros.
A versão Design tem as mesmas especificações técnicas que o Comfort, mas acrescenta um teto panorâmico, uma extensão de potência Vehicle-to-Load (VtoL) – que permite carregar dispositivos externos com a bateria do veículo até uma potência de 3,3 kW, transformando-o numa central elétrica móvel – vidros de privacidade nos bancos traseiros e carregamento de smartphones sem fios, tendo como preço os 37.690 euros.
Com a bateria Blade Battery de 60,4 kWh e um motor síncrono de magneto permanente, o BYD Dolphin pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 7 segundos. Os 310 Nm de binário e o potente motor de 150kW/204 cv ajudam-no a atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. Os quatro modos de condução incluem Sport, Normal, Economy e Snow, para se adaptarem a diferentes condições e preferências de condução.
Com capacidade para cinco ocupantes, os bancos desportivos de design ergonómico e os apoios de cabeça são fabricados em pele vegan. Os bancos dianteiros aquecidos têm um ajuste elétrico de seis vias para o condutor e um ajuste elétrico de quatro vias para o passageiro da frente. Os bancos traseiros oferecem um espaço generoso para as pernas dos passageiros, o que é possível graças à e-Platform 3.0. Os bancos traseiros são ainda rebatíveis em 60:40, permitindo que a bagageira de 345 litros seja aumentada para 1310 litros quando estes estão rebatidos. As versões topo de gama do BYD Dolphin apresentam um grande teto panorâmico fabricado com vidros cinzentos de dupla camada de elevada resistência acústica e isolamento térmico, com uma área de vidro comparável à de um automóvel de luxo da classe D. O espaço ocupado pelos botões físicos é menor, proporcionando uma área adicional para arrumação de objetos.
Vem equipado de série com uma grande variedade de funções de segurança e de assistência avançada ao condutor. Todos os modelos incluem Aviso de Colisão Frontal, Travagem Autónoma de Emergência, Aviso de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Assistência, Sistema de Aviso de Saída Faixa de Rodagem e Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem, Cruise Control Adaptativo e o Cruise Control Inteligente. A câmara panorâmica proporciona ao condutor uma visibilidade de 360º para manobras seguras do veículo. Além disso, o Sistema de Deteção de Ângulo Morto, o Controlo Eletrónico de Estabilidade, o Controlo de Tração, o Controlo de Descida em Declive, a Sistema Auto Hold e o Reconhecimento de Sinais de Trânsito com Controlo Inteligente dos Limites de Velocidade estão incluídos como ajudas adicionais ao condutor.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários