Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Mazda CX-80: O topo de gama para sete pessoas, a partir de 63.000€

Arranca a produção do MX-30 e-Skyactiv R-EV, o híbrido plug-in que traz de volta o motor rotativo

By on 22 Junho, 2023

O motor Wankel da Mazda está de volta depois da marca nipónica ter anunciado o início de produção do novo híbrido plug-in MX-30 e-Skyactiv R-EV para o mercado europeu, na sua fábrica de Ujina No. 1, em Hiroshima.

O MX-30 e-Skyactiv R-EV é o primeiro veículo de produção em massa da Mazda dotado de um motor rotativo desde que há 11 anos, em Junho de 2012, a marca descontinuou o Mazda RX-8. No total, a Mazda produziu mais de 1,99 milhões de veículos com motores rotativos e passou a designar o que equipa a sua nova aposta para a Europa de 8C. Este motor de combustão interna compacto e leve faz accionar um gerador que, ou carrega a bateria, ou lhe fornece energia adicional, se necessário. O veículo é sempre acionado pelo motor elétrico.

Com uma autonomia de 85 km proporcionada pela bateria elétrica do MX-30 e-Skyactiv R-EV, suficiente para a maioria das necessidades de condução do quotidiano, o motor rotativo permite aumentar essa autonomia, se necessário.

O MX-30 e-Skyactiv EV2 original foi apresentado em 2020 como o primeiro modelo elétrico a bateria de produção em massa da Mazda. A gama ver-se-á, agora, enriquecida com a versão MX-30 e-Skyactiv R-EV, numa proposta única alternativa plug-in híbrida.

No processo de design foram adoptados produtos naturais como a cortiça portuguesa e tecidos feitos a partir de materiais reciclados, numa tentativa de atingir a neutralidade carbónica. A pintura do MX-30 é aplicada através de pistolas de pulverização de elevada precisão, que distribuem com enorme exatidão as cores individuais pelas superfícies onde são necessárias, reduzindo significativamente as perdas de tinta. Além disso, as tintas recentemente desenvolvidas endurecem a uma temperatura invulgarmente baixa, de aproximadamente 80°C. Em conjunto, estes passos reduzem as emissões de CO2 decorrentes do processo de pintura multi-tom em cerca de 34 a 37%.

Em Julho de 2021 entrou em funcionamento na fábrica da Mazda de Hiroshima um sistema de energia solar de 1,1 MW para fornecimento de eletricidade, servindo, também, para carregar as novas unidades MX-30 e-Skyactiv R-EV ali produzidas, antes de serem despachadas para os mercados de destino.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)