Redução das mortes nas estradas entre 2012 e 2022: Lituânia no topo, Portugal bem abaixo da média na UE
As mortes na estrada na União Europeia continuam abaixo do projetado para se alcançar o objetivo de 2030, e aqui nem sequer podemos esquecer os anos de 2020 e 2021, que por causa da pandemia ficaram muito abaixo do que era normal.
A Polónia foi galardoada com o Prémio do Índice de Desempenho da Segurança Rodoviária de 2023 do European Transport Safety Council, embora seja a Lituânia o país que mais reduziu as mortes na estrada na última década na UE. Polónia, sim, para não se repetir o prémio da Lituânia.
O European Transport Safety Council (ETSC) atribuiu à Polónia, pela primeira vez, o Prémio do Índice de Desempenho da Segurança Rodoviária (PIN) de 2023. A atribuição deste prémio deve-se ao facto deste país ter reduzido as mortes nas estradas em 47% entre 2012 e 2022, uma taxa apenas superada pela Lituânia, vencedora do prémio de 2022.
No mesmo período, a redução média na União Europeia (UE) foi de 22%, e em Portugal foi de 14,5%. Portugal é o quinto pior país da UE nesta matéria e está muito abaixo da média europeia.
Na Polónia, a taxa de mortalidade (expressa através do número de mortos por habitante) fixou-se em 50 por um milhão em 2022, uma diminuição face aos 93 registados em 2012. Portugal registou 62 mortos por milhão de habitantes em 2022, e oitenta em 2012.
O anúncio deste prémio coincide com as novas estatísticas publicadas hoje pelo ETSC, que indicam que as mortes na estrada na UE aumentaram 4% para 20.679 em 2022 face ao ano anterior. O número de mortes na estrada é, contudo, inferior em 9% face ao registado em 2019, o último ano antes da pandemia da Covid-19 ter alterado drasticamente os volumes de tráfego.
Não obstante, e embora se trate de uma evolução positiva, o ETSC alerta que não é suficiente para atingir o objetivo de 2030, que exige uma diminuição média anual de 6,1%. Isto traduz-se num decréscimo de 17,2% nos últimos três anos e não nos 9% a que efetivamente assistimos.
Antonio Avenoso, diretor executivo do ETSC, afirmou: “Em dez anos, a Polónia melhorou consideravelmente a segurança rodoviária e deu o exemplo de como levar a questão a sério. Houve um empenho genuíno na definição de objetivos, melhorando as infraestruturas e reforçando a fiscalização, todos eles fatores-chave nesta impressionante redução”.
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