SuperVan 4.2: a ‘arma’ de 1400 cv de potência da Ford Performance para Pikes Peak
A Ford participa na lendária Rampa Internacional de Pikes Peak com os seus modelos desde o primeiro evento em 1916, ano em que um Modelo T acelerou na subida da montanha do estado norte-americano do Colorado. Para a edição de 2023, Romain Dumas estará aos comandos da SuperVan 4.2., um veículo de demonstração 100% elétrico, criado a partir da SuperVan 4 e que debita mais de 1.050 kW (1.400 CV) de potência.
A participação da Ford Performance na 101ª edição da Rampa Internacional de Pikes Peak está a cargo da SuperVan 4.2. O evento servirá para apresentar em estrada o inovador design desta unidade de demonstração, as suas tecnologias e as caraterísticas otimizam o seu desempenho. Romain Dumas vai sentar-se ao volante da SuperVan 4.2, naquela que será a sua oitava participação neste evento. A sua vasta experiência e as capacidades dão à Ford condições para demonstrar o seu veículo na mais famosa corrida de montanha da América.
A Ford Performance uniu forças com a STARD – Advanced Research and Development para criar a SuperVan 4.2, proposta especificamente concebida para conquistar a montanha do Colorado e mostrar os limites da potência elétrica. A SuperVan 4.2 assume um papel central, demonstrando o imenso potencial dos veículos elétricos nos desportos motorizados.
“Em conjunto com os nossos parceiros da STARD, desenvolvemos a E-Transit SuperVan 4.2 criando uma máquina verdadeiramente competitiva, focada em chegar, rapidamente, ao topo da montanha “, referiu Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Pikes Peak é a ocasião perfeita para demonstrar a tecnologia para veículos elétricos da Ford e trazer luz à Performance VE.”
Para fazer face ao aumento do ‘downforce’, superior a 1.995 kg a 242 km/h, a SuperVan 4.2 foi submetida a uma total reconfiguração em termos aerodinâmicos, que inclui um spoiler traseiro em fibra de carbono e um splitter dianteiro, ambos de baixo peso, soluções que ajudam a o veículo a manter-se estável na estrada de montanha. O chassis também sofreu uma redução de peso para melhorar o equilíbrio geral e proporcionar agilidade nas 156 curvas do percurso.
O grupo propulsor também apresenta muitas melhorias. Foram reduzidos, de quatro para três unidades, número de motores STARD UHP de 6 fases e passaram a utilizar bolsas de células Ultra High Performance Li-Polymer NMC da STARD (polímero de lítio de ultra elevado desempenho / Níquel Cobalto Manganês) para o veículo alcançar uma relação peso/potência ideal, mantendo o seu sistema de tração integral com um motor à frente e dois atrás. Com mais de 1.050 kW (1.400 CV) de potência de descarga combinada à sua disposição, a SuperVan 4.2 tem ainda um desempenho da regeneração de 600 kW da sua bateria, para uma utilização otimizada da energia.
“As equipas da Ford Performance e da STARD têm trabalhado arduamente na otimização da SuperVan 4.2 para a Rampa de Pikes Peak”, afirmou Mike Norton, Supervisor do Programa WRC e Regulamentos e Homologações de Desportos Motorizados, Ford Performance. “Da aerodinâmica ao grupo propulsor elétrico revisto, acredito que o trabalho desenvolvido vai fazer valer a pena estar atento aos nossos tempos de subida da rampa.”
No que respeita ao chassis, a Ford Performance e a STARD dotaram a SuperVan 4.2 de um sistema de travagem renovado, com discos de travão em cerâmica de carbono, jantes forjadas em magnésio, pneus de competição Pirelli P Zero™, veios de transmissão melhorados, um para-brisas em perspex (acrílico extrudido).
O evento de Pikes Peak realiza-se no próximo domingo, dia 25 de junho.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários