Hej, ou olá, eis o novo Volvo EX90…
O novo Volvo EX90, modelo mais seguro de sempre da marca sueca, foi hoje apresentado em Portugal. O novo SUV 100% elétrico de sete lugares, que é um claro manifesto do futuro da Volvo, também no design, oferece o mais elevado nível de segurança de série de sempre da história da Volvo. Pode contar com autonomia elétrica até 600km, tempos de carregamento (rápido de 10-80%) de 30 minutos, uma potência de 408 cv e aceleração dos 0-100 km/h de 5.9s.
A Volvo anunciou novos motores e versões, a Single Motor, Twin Motor e Twin Motor Performance, que custam, respetivamente desde 88.200€ (Single Motor), 94.200€ (Twin Motor) e T99.300€ (Twin Motor Performance)
O Single Motor tem 279 cv, tração traseira, bateria de 104 kWh e autonomia até 580 Km, com versões Core e Plus.
O Twin Motor e tem 408 cv, tração total, bateria de 111 kWh e autonomia até 600 Km com versões Core, Plus e Ultra.
Por fim o Twin Motor Performance, tem 517 cv, tração total, bateria de 111 kWh e autonomia até 590 Km.
O EX90 tem um estilo despretensioso, o habitáculo está extremamente simplificado e o automóvel é uma verdadeira plataforma tecnológica. Em termos de segurança o carro vem equipado com avançados sensores exteriores incluindo radar lidar de série. Tem duas câmaras DUS (atenção condutor), sensor de ocupantes em todo o habitáculo e está preparado para condução autónoma.
Tem um novo sistema de infotainement,, e personalização à distância de um toque.
Quanto ao software, é atualizado OTA, Over The Air e tem tecnologia Google.
Só existe com sete bancos e sete lugares, se pretender, claro que pode rebater os bancos. O piso liso possibilita uma melhor ergonomia, e está ainda preparado para carregamento bidirecional.
Quanto ao design, não tem arestas demarcadas para uma maior eficiência elétrica, e tem um coeficiente aerodinâmico de 0,29.
Como já referimos, dependendo da versão a sua autonomia WLTP é até 600 Km.
Quanto à sustentabilidade, no seu não existe pelo de animais, foi desenvolvido com o uso responsável de matérias primas e com alta utilização de plásticos reciclados (48 Kg) Aproximadamente 15% do aço com que foi construído é reciclado.
O início da produção do carro agora apresentado será na primeira metade do ano e as primeiras unidades para clientes na segunda metade.
Informação mais completa assim que possível.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários