150 anos de ‘Innovation. Wagemut. Transformation’: nova exposição da NSU
Dois parceiros, um tema: NSU. Em 2023, a Audi e a cidade de Neckarsulm celebram 150 anos da marca tradicional NSU. Razão suficiente para a Audi Tradition e o Deutsches Zweirad- und NSU-Museum Neckarsulm (Museu Alemão de Motociclos e NSU-Museum Neckarsulm) reafirmarem a longa história da unidade da Audi em Neckarsulm e a história da NSU na nova exposição especial “Innovation. Wagemut. Transformation. 150 Jahre NSU” (em português: “Inovação. Audácia. Transformação. 150 Anos de NSU”).
A exposição vai estar em exibição de 14 de junho de 2023 a 5 de maio de 2024 no Audi Forum Neckarsulm e no Deutsches Zweirad- und NSU-Museum Neckarsulm. Será também publicada uma revista de aniversário no início da exposição: 176 páginas que cobrem muitas vertentes da história da NSU.
A empresa e a marca NSU estão intimamente ligadas a Neckarsulm a começar no nome, que provém da cidade onde os rios Neckar e Sulm se encontram. Além disso, a história da NSU oferece uma perspetiva única sobre o desenvolvimento da mobilidade: da bicicleta ao motociclo, até automóvel.
Foi há 150 anos, em 1873, que Christian Schmidt e Heinrich Stoll fundaram uma oficina de máquinas de tricotar com o nome “Mechanische Werkstätte Schmidt & Stoll”. Essa oficina evoluiu mais tarde para a NSU Motorenwerke AG e, depois, para as instalações da Audi em Neckarsulm.
No início da exposição, será publicada uma revista de aniversário com o mesmo nome da exposição: “Innovation. Wagemut. Transformation. 150 Jahre NSU”. Os seus 12 artigos, distribuídos por 176 páginas, cobrem um grande arco e iluminam aspetos marcantes dos 150 anos de história da empresa – a partir de um vasto leque de perspetivas. Estes textos abordam inovações e transformações que moldaram e codeterminaram não só a história da empresa, mas a cidade de Neckarsulm nos últimos 150 anos.
”Natalie Scheerle-Walz, diretora do Deutsches Zweirad- und NSU-Museum Neckarsulm, vai ao cerne da questão: “A história da marca NSU é caracterizada por inovação, audácia e personalidades extraordinárias”. Elogia ainda os vários destaques do seu museu: salienta que a mota de corrida NSU 500 de quatro cilindros, por exemplo, é uma pioneira absolutamente inigualável para as motas campeãs mundiais que lhe seguiram. No Deutsches Zweirad- und NSU- Museum, os visitantes podem vê-la junto de veículos e protótipos que bateram recordes. Estes são complementados por 85 peças NSU que fazem parte da coleção permanente do museu. De forma geral, os visitantes do Deutsches Zweirad- und NSU-Museum Neckarsulm podem ver mais de 100 exposições NSU. Scheerle-Walz afirma: “A marca NSU só conseguiu ter sucesso graças às suas pessoas extraordinariamente inspiradas e aos funcionários leais. Para a nova exposição exclusiva no nosso museu, damos destaque a 16 destas figuras da NSU, que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento da empresa.”
No Audi Forum em Neckarsulm, a Audi Tradition apresenta uma série de outras exposições NSU, também sob o título “Innovation. Wagemut. Transformation. 150 Jahre NSU”: um total de 19 automóveis, 22 ciclomotores, scooters e motociclos, 9 bicicletas e outras exposições, como o primeiro motor Wankel, a máquina de tricotar Stoll e um modelo à escala 1:4 do “ovo de alumínio”. O “ovo de alumínio” é uma alcunha para o NSU tipo 8/24 PS, um automóvel do início da década de 1910. Inicialmente, a NSU fabricava a carroçaria em alumínio – um primeiro passo para a construção leve nas instalações de Neckarsulm. Stefan Felber, curador da exposição especial no Audi Forum em Neckarsulm, diz que “trabalhar em conjunto com os nossos colegas do Deutsches Zweirad- und NSU-Museum Neckarsulm num assunto tão variado como a história da NSU foi uma grande alegria. Uma colaboração como esta combina na perfeição com o tipo de aniversário que se quer celebrar com bons amigos – e é visível o resultado dessa cooperação”.
Parte da exposição especial no Audi Forum em Neckarsulm é a exposição de aniversário “40 Anos de Audi Sport GmbH – Fascinação encontra desempenho”. Oferece uma visão geral da história da subsidiária da AUDI AG. Fundada como quattro GmbH em 1983, com um punhado de funcionários, esta filial da Audi com sede em Neckarsulm molda agora a imagem desportiva e exclusiva da marca com os quatro anéis. A exposição oferece uma visão geral de quatro décadas da Audi Sport – desde os primeiros acessórios da coleção Audi, opções de personalização de veículos e o primeiro automóvel desenvolvido na então quattro GmbH, até aos desportos motorizados para clientes e aos atuais modelos de alta performance.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários