Toyota quer introduzir baterias de estado sólido em veículos em 2027
A Toyota anunciou hoje que planeia introduzir nos seus carros baterias de estado sólido, de modo a melhorar a autonomia dos veículos elétricos. Estas baterias oferecem mais 40% de energia do que as atuais, mas a tecnologia ainda tem caminho a percorrer até se poderem massificar, pois há questões que ainda não estão totalmente clarificadas.
Estas baterias de estado sólido são consideradas o ‘unicórnio’ (empresas que atingem uma forte valorização muito rapidamente) da tecnologia das baterias. Nas baterias de estado sólido é substituído o eletrólito líquido inflamável de uma bateria tradicional de iões de lítio por um eletrólito sólido que tem a mesma função, o que é não só mais seguro como aumenta a densidade energética das baterias, tendo por isso grande potencial para superar as baterias que se veem atualmente na maioria dos veículos elétricos; maior autonomia, tempos de recarga mais curtos, e mais seguras, mas no meio disto tudo falta ainda perceber como estas baterias se podem integrar no contexto dos carros elétricos, devido aos requisitos de aquecimento e compressão, e também se podem ser produzidas com técnicas de fabrico escaláveis. Até aqui, ainda não há uma bateria que não esteja comprometida pelo menos num, dos vários dos seus aspetos: densidade de energia, segurança, fabrico escalável e integração simples. Há sempre algo que é comprometido. E as novas baterias de estado sólido podem consegui-lo. Para já oferecem mais 40% mais energia do que a solução atual e ‘checa’ todos os restantes items, o desempenho, ciclo de vida, segurança e custos de produção.
Esta iniciativa da Toyota vai correr em paralelo com o desenvolvimento de veículos com baterias de hidrogénio, algo que a Toyota não abre mão, pois acredita na tecnologia.
Neste momento a Toyota tem uma tecnologia própria para baterias de estado sólido, mas ainda estão numa fase prematura de desenvolvimento, o que significa que há caminho a percorrer, sendo certo que, se não houve surpresas pelo caminho esta tecnologia vai substituir as atuais baterias de iões de lítio.
A Toyota assegura que já subiu vários degraus com estas baterias de estado sólido, e refere que a tecnologia está a evoluir mais depressa do que inicialmente previsto.
0 comentários