Mercedes-Benz descarboniza cadeia de fornecimento de aço
É crescente o empenho dos construtores de automóveis na descarbonização, não só dos seus processos de fabrico, mas também dos materiais dos seus fornecedores, de modo a que possam dizer ao mundo que contribuem para a solução e não para o problema.
Reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar os impactos negativos no meio ambiente é uma necessidade pelo que adotar práticas de fabrico mais sustentáveis e com as mais baixas emissões de carbono possível é o caminho.
E a Mercedes está também a percorrê-lo. Um marco importante no sentido da concretização da “Ambition 2039”: a start-up sueca H2 Green Steel (H2GS) irá fornecer aproximadamente 50,000 toneladas de aço por ano, produzido praticamente sem emissões de CO2, para ser utilizado em vários modelos Mercedes-Benz, e com isso descarbonizar a sua cadeia de fornecimento de aço com vários parceiros em todo o mundo.
Nesse contexto a Mercedes-Benz assinou um acordo com a start-up sueca H2 Green Steel (H2GS) para o fornecimento de mais de 50,000 toneladas de aço, por ano, produzido praticamente sem emissões de CO2, a ser utilizado nas oficinas de estampagem nas suas fábricas europeias, e aprofundou a sua parceria através de um memorando de entendimento com o objetivo de estabelecer uma cadeia de fornecimento de aço sustentável na região da América do Norte.
Após a aquisição de uma participação no capital da H2GS em 2021, o novo acordo de fornecimento permite à Mercedes-Benz utilizar aço produzido praticamente sem emissões de CO2 na produção em série. A parceria prevê iniciar a produção durante o ano de 2025.
Ao utilizar um processo de fabrico novo e inovador, a produção de aço na fábrica de produção da H2GS é praticamente livre de emissões de CO₂. Em contrapartida, o aço produzido utilizando um forno clássico emite uma média de mais de duas toneladas de CO₂ por tonelada. No novo processo de produção de aço, o fornecedor utiliza hidrogénio e eletricidade totalmente de origem de fontes de energia renovável ao invés de carvão de coque.
O hidrogénio é utilizado como gás de redução, que liberta e liga o oxigénio do minério de ferro. Contrariamente ao que acontece com a utilização do carvão de coque, este processo não produz CO₂, mas sim vapor de água. No início do fornecimento, a H2GS pretende alcançar a meta de 0.4t de CO₂ por tonelada de aço.
Descarbonização da cadeia de fornecimento
A Mercedes-Benz está a trabalhar com todos os seus fornecedores no sentido de obter uma cadeia de fornecimento neutra em emissões líquidas de carbono, o mais tardar a partir de 2039. Para alcançar os seus ambiciosos objetivos climáticos, a Mercedes-Benz está a reequipar a sua cadeia de fornecimento para se concentrar na prevenção e redução de emissões de CO₂ ao invés de compensação.
Já hoje, a marca com a estrela de três pontas introduziu o aço de baixo CO₂, produzido a partir de sucata, em quatro modelos de série. Isto permite que as emissões CO₂ para os respetivos tipos de aço sejam reduzidas em mais de 60 %. Adicionalmente, a Mercedes-Benz anunciou recentemente que irá utilizar alumínio, produzido com uma redução de praticamente 70 % de emissões de CO₂ comparativamente à média europeia, na produção em série, pois este material leve é cada vez mais importantes para os veículos elétricos. Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz pretende aumentar a percentagem de matérias-primas secundárias integradas nos seus veículos ligeiros de passageiros até uma média de 40 %. A Mercedes-Benz e a H2GS acordaram colaborar nas alavancas para aumentar em conformidade a quantidade de sucata utilizada.
Além da consequente redução das emissões de CO₂, a empresa está empenhada num fornecimento de aço responsável, contando com a aplicação de normas reconhecidas e certificados robustos. A Mercedes-Benz e a H2GS partilham o mesmo entendimento de sustentabilidade e tencionam estabelecer os mais elevados padrões em termos de diligência devida em matéria de direitos humanos ao longo da cadeia de fornecimento de aço. A Mercedes-Benz é um membro da Iniciativa de Aço Responsável e está envolvida ativamente no desenvolvimento de uma norma de sustentabilidade certificável para a indústria do aço. O objetivo consiste em assegurar uma produção de aço compatível com o ambiente e socialmente aceitável em toda a cadeia de valor.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários