Chevrolet Corvette Stingray (1963/1978): ‘Mister Muscles’ em ação
O Corvette Stingray é um dos mais emblemáticos coupés da Chevrolet. Na verdade, desde sempre se afirmou como um carro eivado de enorme potência e capacidades dinâmicas, atributos bem patentes nas suas formas robustas e musculadas. Desenhado por Larry Shinoda, membro do “gabinete de ideias” liderado pelo mítico Bill Mitchell, o primeiro Stingray viu a luz do dia em 1963. Tratava-se de um coupé com a característica porta traseira com o vidro dividido ao meio (como nos primeiros “Carocha”), solução que acabou por ser abandonada no ano seguinte por motivos de segurança.
O carro tinha ainda suspensão traseira independente e, em 1963, a potência era já de 365 cv, que subiu para 375 em 1964. O motor era um V8 de 5.354cc, dianteiro, com o binário de 470 Nm. A velocidade máxima anunciada podia ir até 236,6 km/h e acelerava dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos.
O seu sucesso foi enorme e, ainda hoje, é um dos carros mais apetecidos pelos coleccionadores, podendo o seu preço atingir valores na ordem dos 200 mil euros!
Com alterações de pormenor, o Stingray continuou, nesta primeira série, a ser produzido até 1967, recebendo opções mais robustas de motor, cujas cilindradas foram subindo até aos sete litros e a potência até aos 550 cv.
Esta era atingida através de um motor tão específico que, no Corvette, apenas foi colocado em 20 exemplares.
Atrasos na produção prolongaram a vida do modelo até ao final de 1968 e, uma década mais tarde, precisamente em 1978, a Chevrolet reeditou o Stingray.
O carro possuia então uma carroçaria caracterizada por linhas muito angulares e o motor escolhido foi uma versão vitaminada do 350 V8 que equipava o Corvette “normal” e que agora passou a permitir ao carro atingir mais de 255 km/h e os 0 a 100 km/h em 4,5 s. Ambas as gerações do Stingray receberam versões convertíveis, sem prejuízo para a rigidez das carroçarias.
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