Mudar todos os TVDE para elétricos pode não ser solução para diminuir emissões
Será que mudar todos os TVDE para veículos elétricos pode trazer benefícios no que diz respeito às emissões de carbono? Segundo um estudo da Universidade do Michigan, não.
A Uber e a Lyft têm um plano em cima da mesa para tornar toda a sua frota elétrica em 2030, para diminuir o impacto ambiental dos seus carros. Mas um estudo levado publicado na revista Environmental Science & Technology concluiu que essa alteração traria ganhos mínimos. Segundo o estudo, a substituição de todos os atuais veículos TVDE por veículos elétricos eliminaria as emissões de gases de escape, mas o benefício global para a sociedade continuaria a ser reduzido – apenas 3% por viagem, em média.
Esses resultados baseiam-se na modelação de mais de um milhão de viagens Uber e Lyft utilizando dados recolhidos na área de Chicago de 2019 a 2022, com uma média de cerca de 300 000 viagens diárias antes da pandemia, o que a tornava um dos maiores mercados de transporte de passageiros do país.
Apesar da implementação dos veículos elétricos levar a uma redução de quase 45% da emissão vinda dos automóveis, estima-se que haja um aumento de 6 a 11% das emissões vindas das centrais de produção de energia elétrica. Além disso, com a falta de postos de recarregamento, a procura desses postos faria aumentar a probabilidade de trânsito e consequentes acidentes.
Apesar de ser apenas um estudo feito localmente, vemos que a solução elétrica tem de ser vista com cuidado e que nem sempre uma solução aparentemente lógica não traz mudanças significativas.
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