Bentley Batur: o Grand Tourer com carroçaria Mulliner
Tal como o seu antecessor, o carro tem o nome de uma bela massa de água, neste caso, o Lago Batur, um lago de cratera com 16 km2 em Kintamani, na ilha de Bali, na Indonésia, mas o Batur é mais do que apenas uma amostra do futuro design da Bentley. Representa um passo significativo para a forma como os futuros Bentley serão fabricados, utilizando os materiais e técnicas ecológicas, necessárias para uma visão mais sustentável do luxo. Tecnologias inovadoras foram combinadas com materiais de topo para elementos nunca vistos num Bentley.
A equipa de Cores, Materiais e Acabamentos da Bentley inspirou-se na exploração do cosmos para criar estas configurações, utilizando materiais e acabamentos da era espacial para refletir a ideia de uma viagem de descoberta. Para os clientes da Mulliner, a capacidade de configurar cores, materiais e acabamentos à medida é da máxima prioridade e o Batur demonstra ainda mais a capacidade da Bentley para criar combinações únicas de cor e materialidade.
A fibra de carbono é conhecida pelo seu incrível equilíbrio entre resistência e baixo peso – mas não é um material sustentável. Hoje, há alternativas novas e naturais à fibra de carbono, ao utilizar compósitos de alta performance feitos de linho – uma ‘superfibra’ sustentável. Extremamente forte e incrivelmente leve, este material revelou-se adequado para utilização em todo o Batur, desde o kit de carroçaria exterior até às superfícies rígidas interiores.
Quando é utilizado couro, é de origem sustentável, graças a um processo de produção que utiliza menos água e aldeído que o curtimento tradicional. Há também a opção de selecionar couro identificável e com baixo teor de CO₂ – algo que só é possível hoje com os baixos volumes envolvidos na construção de carroçarias. Podem ainda ser escolhidos têxteis sustentáveis, semelhantes a couro, fabricados a partir de subprodutos do processo de torrefação do café, bem como tapetes fabricados a partir de fios reciclados.
Está disponível uma série de acabamentos inovadores para o Batur. Desde ouro amarelo de 18 quilates de fabrico aditivo, ao titânio inspirado na indústria aeroespacial, passando pelos compósitos e têxteis acima referidos, escolhas como estas apenas contribuem para a imensa gama de peles, madeiras e outras opções. O único limite é a imaginação de cada cliente.
Para servir de inspiração aos clientes, foram criados vários exemplares que demonstram o que é possível fazer a este nível de encomenda por medida.
Tema Um – Nebula
Uma configuração arrojada, orientada para uma sensação de elevada performance com contrastes dramáticos de preto contra verdes vivos no interior e exterior. A incrível pintura exterior “Wasabi” garante atrair a atenção dos espetadores por onde quer que passe. Quem olhar mais de perto vai ver um elegante acabamento Gloss Black Crystal no kit de carroçaria, que adiciona um toque de preto profundo e refletor ao perfil do automóvel.
No interior, os papéis do verde e do preto invertem-se, com um deslumbrante “fade guitar” no painel de instrumentos gravado a laser, do preto brilhante à fibra de carbono brilhante.
Segundo tema – Supernova
Esta configuração estelar combina o acabamento incandescente Sunbeam com um interior de alto impacto – tudo com um efeito avassalador. Os detalhes em Atlantic Pearl Crystal do kit de carroçaria contrastam com o deslumbrante exterior.
O habitáculo é estofado com uma combinação vibrante de Indigo Night, Beluga, Ceramic Glaze e Hyperactive, tornando este o único tema com um interior de quatro cores. No painel de instrumentos gravado a laser, uma deslumbrante transição do preto brilhante para a Natural Fiber com acabamento gloss completa o cenário e inclui também um pack completo de titânio com detalhes trabalhados no habitáculo.
Tema Três – Hyperspace
Esta configuração foi concebida para evocar uma sensação de velocidade, mesmo quando o veículo está parado. As linhas exteriores em azul metálico Daybright Blue contrastam com os detalhes em vermelho St James na grelha, no kit de carroçaria e nas pinças de travão vermelhas – um tema de inspiração desportiva que sugere a potência do motor sob o capot reluzente.
No interior, a tonalidade escura das peles, dos frisos e dos tecidos é pontuada apenas por faixas em Pillar Box Red e pelo comando Bentley Dynamic Drive em ouro de 18 quilates e pela faixa central do volante “às 12 horas”.
Tema Quatro – Dark Matter
O brilho prateado profundo da pintura em duo-tone Fine Brodgar e Black Crystal combina na perfeição com os pormenores em titânio dos acabamentos do tubo de escape nesta configuração elegante e sofisticada. Um olhar mais atento, no entanto, revela uma faísca de Cyber Yellow – que acrescenta um toque especial à grelha dianteira e à parte debaixo do spoiler.
O interior é estofado em sumptuosas camadas de Burnt Oak e rodeado de um deslumbrante anel de grafeno liso e brilhante. O design interior, atenuado em tons mais suaves, é complementado com pormenores em alumínio anodizado preto e detalhes em Beluga Black.
A Arte da Aquisição
W.O. Bentley construiu o primeiro automóvel com o seu nome em 1919. As suas criações registaram uma grande procura imediata – mas ele era, acima de tudo, um engenheiro. Fabricava motores, colocava-os num chassis, com rodas e um sistema de transmissão. O que daí resultava eram claramente automóveis – mas para os transformar em veículos de luxo, carros de corrida aerodinâmicos, ou ambos, eram necessários construtores de carroçarias.
A partir dos loucos anos 20, Mulliner construiu carroçarias e habitáculos por medida para alguns dos Bentleys mais emblemáticos do mundo, incluindo o famoso R-Type Continental de 1952.
Hoje, a Mulliner opera como divisão de encomendas pessoais da Bentley, fornecendo desde alterações por medida até automóveis com carroçaria. Oferece um serviço exclusivo e presencial aos clientes que exigem os veículos mais raros e requintados, muitas vezes cocriando características e acabamentos que se adequam aos gostos particulares do cliente.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários