Volvo EX30, novo SUV 100 elétrico, apresentado em junho
O Volvo EX30, novo SUV 100 elétrico da marca sueca, será apresentado em Portugal a 7 de junho. Foi concebido para ter a pegada de carbono mais baixa de todos os automóveis Volvo até à data.
Ao lidar com as emissões ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do Volvo EX30, a marca conseguiu reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 km de condução para menos de 30 toneladas.
Isto representa uma redução de 25% em comparação com os modelos C40 e XC40 totalmente elétricos, mais um passo em direção ao objetivo de reduzir as emissões totais de CO2 por automóvel em 40% entre 2018 e 2025.
Sendo um automóvel totalmente eléctrico, o Volvo EX30 tem zero emissões de ‘escape’, o que contribui para uma menor pegada de CO2 pois o impacto na qualidade do ar pode ser significativo: por exemplo, uma nova investigação da Universidade do Sul da Califórnia* descobriu que mesmo um pequeno aumento de automóveis eléctricos numa área tem um efeito positivo directo na quantidade de visitas às urgências devido à asma.
Mas para reduzir a pegada de carbono global de um automóvel, a electrificação não é suficiente. Um automóvel não é apenas conduzido, é também projetado, desenvolvido, construído e transportado – e todas estas etapas oferecem oportunidades para reduzir ainda mais as emissões de gases com efeito de estufa.
“O nosso novo EX30 é um grande passo na direção certa para as nossas ambições de sustentabilidade”, afirmou Anders Kärrberg, o nosso diretor global de sustentabilidade. “Até 2025, pretendemos reduzir as nossas emissões globais de CO2 por automóvel em 40% em relação aos níveis de 2018, através de uma redução de 50% nas emissões globais do tubo de escape e de uma redução de 25% nas emissões das nossas operações, fornecimento de matérias-primas e cadeia de fornecimento – tudo isto no caminho para a nossa ambição de ser uma empresa neutra em termos climáticos até 2040.”
Mas como se reduz a pegada de CO2? Menos aço e alumínio na construção, mais material reciclado, combinar múltiplas funções num só componente. Outra área crucial para a redução de emissões é a cadeia de fabrico e fornecimento, por exemplo, através do fornecimento de energia limpa: “Quanto à cadeia de fornecimento, trabalhámos com os nossos fornecedores Tier 1 para este automóvel e 95% deles comprometeram-se a utilizar 100% de energia renovável na sua produção até 2025 – e muitos já o fazem. Isto reflete a nossa ambição não só de reduzir as emissões nas nossas próprias operações, mas também de encorajar os parceiros da nossa cadeia de fornecimento mais alargada a fazê-lo”, revela a Volvo.
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