Jeep Avenger: muito estilo e charme no primeiro elétrico da marca
Quando pensamos na Jeep, é provável que a grande maioria pense em carros de tração total, ‘puros e duros’, mas este novo Jeep Avenger é bem diferente. Em primeiro lugar, é totalmente elétrico, o primeiro de sempre da marca norte-americana. Em segundo lugar, tem só tração à frente, mas é um pequeno SUV muito competente.
Tem estilo, não lhe falta charme, e é muito interessante de conduzir.
O novo Avenger foi revelado no Salão Automóvel de Paris de 2022, tem recebido boas críticas, ao ponto de, mesmo antes dos primeiros veículos terem sido entregues aos clientes na Europa, atraiu o reconhecimento dos meios de comunicação social ao ser nomeado “Car of the Year 2023“ e “Best Family SUV“ no âmbito dos prémios “Women’s World Car of the Year 2023”, entre outros. Foi agora apresentado em Portugal, vamos ficar a conhecer os principais argumentos.
Apesar de norte-americano, o novo Jeep Avenger foi desenhado e produzido na Europa, e é o primeiro Jeep 100% elétrico com zero emissões veste o ADN da marca. É muito compacto por fora, mas surpreendentemente espaçoso por dentro, e tem muitos detalhes interessantes. Apesar da tração somente dianteira, tem boas capacidades fora de estrada, pisos de terra ‘normais’ são facilmente ultrapassados.
Vem equipado com uma unidade motriz elétrica, dispõe de um motor elétrico de 400 Volts que oferece uma autonomia até 400 km (WLTP), ou eventualmente até 550 km se o ciclo de viagem for totalmente urbano.
Tem capacidade de carregamento rápido, que permite receber uma dose diária de energia em poucos minutos.
O Jeep Avenger 100% elétrico estreia-se agora na Europa.
Segundo Eric Laforge, Diretor da marca Jeep na Europa: : “o Avenger é a escolha certa para quem procura um automóvel compacto, robusto e jovial que oferece tecnologia de ponta, espaço e conforto, enquanto proporciona muita diversão. Ideal para deslocações pendulares, bem como para ir de férias, para fazer compras, para se aventurar por novos caminhos, para se ir divertir e para partilhar. Com o Avenger pode fazer qualquer coisa e ir a qualquer lugar”.
A introdução do Jeep Avenger na Europa marca o início da próxima fase de eletrificação da marca Jeep – a onda BEV – que verá quatro veículos totalmente elétricos chegarem ao mercado até 2025. No final de 2030, as vendas europeias da marca Jeep serão 100% elétricas. É desta forma que a Jeep apoiará o objetivo de zero emissões de carbono da Stellantis.
Necessidades específicas dos clientes Europeus
Concebido e produzido como um veículo Jeep desde a primeirahora, o Avenger carrega consigo o ADN da Jeep num SUV compacto com uma combinação única de capacidade, estilo, funcionalidade e tecnologia. O Avenger é totalmente produzido na Europa e foi concebido para se adaptar perfeitamente às necessidades dos clientes europeus com características que incluem:
• Estilo funcional: O Avenger foi concebido para oferecer uma proteção de 360° e total liberdade de movimento. A sua proteção de 360 graus contra embates, com luzes protegidas e placas de proteção moldadas com cor, contribuem para ser um bom companheiro de viagem na condução urbana e todo-o-terreno.
• Dimensões compactas: com 4,08 metros de comprimento, é o Jeep mais compacto,mas pode acolher, confortavelmente, cinco pessoas e os seus pertences.
• Interior espaçoso e versátil: o interior do Jeep Avenger continua a premissa do “‘design funcional” e tem muito espaço para objetos do dia-a-dia. Oferece 34 litros de armazenamento interior, o equivalente a uma mala de mão. A Bagageira Com 1 metro de largura, com formato regular, é também espaçosa e versátil.
Cada compartimento foi concebido com a flexibilidade e a modularidade em mente: o túnel central pode ser organizado em múltiplas bolsas de armazenamento modulares por meio de uma divisória que pode ser deslocada – ou mesmo removida. Graças a soluções originais como a divisória porta-copo flexível e a cobertura magnética dobrável, todo o conteúdo de uma bagagem de cabina pode ser armazenado nestas bolsas.
• Grupo propulsor sustentável: O Avenger oferece zero emissões e 100% de aventura e paixão com uma autonomia de até 400 km (WLTP) e até 550 km na cidade. O modo de carregamento rápido padrão permite recarregar energia para percorrer 30 km em 3 minutos e ir de 20 a 80% da carga da bateria em 24 minutos.
• Tecnologia de ponta: A capacidade todo-o-terreno em qualquer clima traduz-se quer em diversão, quer em segurança. Um conjunto completo de características de segurança e ADAS que na versão elétrica proporcionam condução autónoma de nível 2 incluem: monitorização do ângulo morto, travagem de emergência autónoma com proteção de utilizadores de estrada vulneráveis (peões e ciclistas), estacionamento automático e câmara traseira de 180 graus com vista do tipo drone.
• Totalmente conectado: pensado para clientes “sempre conectados”, o novo Jeep Avenger assegura uma excelente experiência digital a bordo. O ecrã de 10,25 polegadas do sistema de infotainment Uconnect combina-se com um painel digital disponível em duas variantes (7 e 10,25 polegadas) oferecido de série.O sistema de infotainment foi concebido para proporcionar uma experiência de utilização semelhante à de um smartphone, com projeção Android Auto e Apple CarPlay sem fios, função “mix&match” para construir a sua própria interface (até 5 páginas, até 12 widgets por página), navegação incorporada TomTom com reconhecimento de voz natural melhorado e atualizações“over-the-air”.
Graças aos serviços Uconnect™ e à aplicação móvel Jeep, o cliente pode manter-se sempre em contato com o Avenger, independentemente da sua localização. Com a aplicação móvel JEEP Mobile App, os utilizadores podem localizar o seu automóvel, trancar e destrancar as portas, verificar o nível da bateria, programar o carregamento da bateria e ativar a climatização. Tudo isto diretamente a partir do seu smartphone, tocando no ecrã ou perguntando ao seu assistente de voz.
As novidades em termos de sistema de navegação dizem respeito ao “On street Parking” (estacionamento na cidade) e ao reconhecimento de voz natural. O primeiro facilita a vida quando se está na cidade para encontrar lugares de estacionamento na via pública sem perda de tempo. O sistema dispõe, assim, de dados que lhe permitem identificar, estatisticamente, as ruas mais disponíveis em termos de vagas de estacionamento disponíveis. Funciona um pouco como o chamado “boca a boca” quando lhe são dados nomes de ruas onde existe uma maior probabilidade de encontrar lugares para estacionar o seu veículo, pesquisando pontos públicos de carregamento e mostrando o mapeamento dinâmico da autonomia.
O segundo torna possível acentuar a sensação de segurança ao conduzir. De facto, ter uma conversa quando se conduz o automóvel com o smartphone na mão é multiplicar por três o risco de acidente e é multiplicá-lo por 23 quando se lê um SMS. Ser capaz de falar e ser compreendido pelo seu sistema de navegação sem ter de repetir é completamente seguro.
No novo sistema de navegação, o reconhecimento da voz humana foi melhorado para aumentar a eficiência e a compreensão das ações solicitadas. E, claro, ter uma navegação conectada significa, também, ter a certeza de saber sempre para onde ir porque não é necessário estar sempre ligado à Internet para seguir o seu caminho. Não há desconexão da navegação ao passar por túneis ou em parques de estacionamento.
A vantagem da navegação é o facto do mapa ser atualizado todas as semanas sem qualquer ação por parte do cliente. Ele só é informado da atualização realizada.
Para aumentar ainda mais a utilidade, foram acrescentadas algumas características Premium, tais como a porta da bagageira de acionamento elétrico e abertura sem mãos, um conteúdo raro e distinto nesta categoria de automóveis que, no Avenger,é oferecido de série nas versões mais procuradas Altitude e Summit.
O banco do condutor tem regulação elétrica e função de massagem sendo revestido a pele, a iluminação ambiente é multicolorida e está igualmente disponível um tejadilho panorâmico. Todos eles combinam praticidade e benefícios funcionais com um toque jovial.
Capacidade máxima
Expressão pura de “liberdade concentrada”, o Avenger oferece a performance que é a marca registada da Jeep,numa forma compacta para garantir a paz de espírito em todas as condições atmosféricas.
O novo Avenger é o primeiro modelo Jeep com tração dianteira equipado de série comas tecnologias Selec-Terrain® e Hill Descent Control, o que, juntamente com a distância ao solo de 200mm, os 20 graus de ângulo de entrada e 32 graus de ângulo de saída.
A fim de melhorar os seus ângulos de desempenho, o Avenger adota a nova plataforma elétrica modular e-CMP2, que foi significativamente personalizada com afinações específicas para proporcionar a melhor capacidade Jeep do segmento, com cerca de 60% dos seus componentes a serem específicos da Jeep.
A partir desta plataforma, os vãos dianteiro e traseiro foram minimizados, com caixas de absorção de impacto totalmente novas, que são 30 mm mais curtas e oferecem o mesmo desempenho de absorção de energia.
O veículo viu a altura ao solo aumentar para maximizar o espaço livre entre o ponto mais baixo, como a proteção do motor, onde existem 209 mm livres ao nível da suspensão até 223 mm ao nível da placa da bateria, face ao solo. A parte inferior do Avenger é totalmente plana e foi concebida para proteger a bateria e o motor de danos, melhorando, ao mesmo tempo, a eficiência aerodinâmica.
Graças ao seu tamanho compacto e ágil, proporciona um círculo de viragem de apenas 10,5 metros, o que é ideal nas ruas de um centro histórico da cidade, bem como em caminhos sinuosos fora de estrada.
No sistema de suspensão, a capacidade de amortecimento foi aumentada em 20%. Ao fazê-lo, reduziu-se a aceleração vertical da carroçaria em 20%, o rolamento da carroçaria em 12% e o mergulho da frente em 18%, fazendo do Avenger um SUV confortável – seja no uso fora de estrada, mas também na filtragem das lombas em estradas normais.
Novíssimo grupo propulsor elétrico
O Avenger oferece um consumo de energia líder na classe com 15,4 kWh aos 100 km (ciclo WLTP). Este resultado só é possível graças à eficiência do novo sistema de propulsão, mas também pela extrema leveza do veículo – apenas 1.500 quilogramas.
Para alargar a autonomia, cada elemento específico do Avenger foi desenvolvido para alcançar o máximo desempenho e eficiência. O ponto de partida foi a leve e eficiente plataforma elétrica eCMP2.
O novíssimo motor elétrico melhorou a autonomia em 5%, a nova bateria ofereceu um benefício de 12% e mais 5% foram obtidos trabalhando na aerodinâmica, relação de transmissão e pneus. Além disso, a bomba de calor, oferecida de série, também contribui, uma vez que aumenta a autonomia até 10% em condições extremas de calor ou frio. O propulsor M3 adotado para o Avenger é um motor elétrico de segunda geração, altamente eficiente de 400 Volts.
É a primeira unidade de potência lançada pela eMotors – a joint venture detida em partes iguais pela STELLANTIS e pela NIDEC – debitando 115 kW – potência correspondente a 156 cv- e 260 Nm de binário máximo.
Outro elemento-chave da propulsão elétrica do Avenger é o sistema de carregamento. O carregador de bordo oferecido de série permite 100 kW de potência em corrente contínua (correspondente a 20 a 80% de carga em 24 minutos em modo de carregamento rápido) e 11 kW em corrente alternada (correspondente a 0 a 100% de carga em 5 horas e meia quando ligado a uma estação pública). A elevada potência e binário e uma calibração específica do propulsor elétrico permitem ao Avenger oferecer diversão sem cedências para conduzir em estrada e fora dela numa plataforma compacta.
O sistema foi desenvolvido e testado para suportar condições meteorológicas extremas: até 30 graus negativos nas estradas de inverno e até mais de 40 graus no verão.
Finalmente, a aerodinâmica contribui de forma importante para a eficiência e grande autonomia. Graças a uma área frontal de apenas 2,25 metros quadrados e a um coeficiente de arrastode apenas 0,33, o Avenger é um dos melhores modelos da sua categoria em termos de resposta aerodinâmica.
Gama de três níveis, Longitude, Altitude e Summit, e preços
O nível Longitude oferece um ecrã de 10,25 polegadas para o infotainment que oferece uma experiência idêntica à de utilização de um iPhone e incorpora o lado dinâmico da competência, oferecendo mais estilo e mais conveniência com jantes de liga leve de 16 polegadas e sensores de estacionamento traseiro.. De série é oferecido o “Select Terrain” e o “Hill Descent Control para condução em todas as estradas e em todas as condições meteorológicas, algo que é um “dado adquirido” num Jeep.Além disso, também integra sistemas de segurança de nova geração, tais como a Travagem de Emergência Autónoma, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito e a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem.
O nível Altitude oferece mais tecnologia e exclusividade, com bancos Premium que combinam com o painel de instrumentos e detalhes interiores prateados, painel digital de 10,25 polegadas e porta da bagageira elétrica mãos-livres.
O nível Summit é o topo de gama e inclui: faróis e farolins traseiros fullLED, luz ambiente multicor, condução autónoma de nível 2, sensores de estacionamento de 360 graus e câmara traseira com visãodo tipo drone.
A paleta de cores – onde as cores correspondem aos elementos da natureza – é composta por Ruby (vermelho), Volcano (preto), Stone (cinza areia), Lake (azul-claro) Sun, Granite, e Snow. Todas as cores – exceto a Volcano – podem ser combinadas com um tejadilho preto.
Os preços começam a partir de 39.700 euros. Para além disso, a oferta dedicada a empresas começa a partir de 405 euros por mês sem entrada inicial.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários