EX30 foi concebido para ter a pegada de CO2 mais baixa de sempre da Volvo
O novo Volvo EX30 será apresentado no início de junho, sendo já conhecidos alguns dos sistemas de segurança ativa e de apoio ao condutor. Sabe-se ainda que o novo SUV, 100% elétrico e o mais pequeno de sempre da Volvo, foi concebido para ser o automóvel com menor pegada de carbono de sempre dos suecos.
A Volvo geriu as emissões produzidas ao longo de todo o ciclo de produção e de vida do EX30 e conseguiu reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200.000 kms de condução para menos de 30 toneladas, uma redução de 25% em comparação com os outros dois modelos 100% elétricos, o Volvo C40 e o Volvo XC40. Este foi um passo importante, salientou a marca sueca, rumo ao objetivo de reduzir as emissões totais de CO2 por automóvel em 40% entre 2018 e 2025. Mas, para reduzir a pegada de carbono global de um automóvel, a eletrificação por si só não será suficiente. Um automóvel não é apenas conduzido, é também projetado, desenvolvido, construído e transportado.
A Volvo indica que construir um automóvel mais pequeno significou menos menos material, principalmente alumínio e aço, dois dos maiores causadores de emissões de CO2 relacionadas com a produção. Assim, a Volvo utilizou mais material reciclado. Cerca de um quarto de todo o alumínio utilizado na construção do automóvel é reciclado, tal como cerca de 17% de todo o aço utilizado, o que permitiu reduzir ainda mais o impacto ambiental desses materiais. A mesma abordagem ocorreu no interior do automóvel. Os designers da Volvo conseguiram combinar múltiplas funções no interior do Volvo EX30 num só componente, reduzindo o número de peças necessárias. Além do alumínio e aço reciclados, cerca de 17% de todos os plásticos do automóvel são reciclados.
Ainda no interior do EX30, a Volvo Cars utilizou vários materiais reciclados e renováveis para os bancos, para o tablier, e para as portas, incluindo materiais como a ganga, o linho e uma mistura de lã que também contém cerca de 70% de poliéster reciclado.
A Volvo confirmou ainda que teve muita atenção à redução de emissões na cadeia de fabrico. O Volvo EX30 será construído numa fábrica alimentada por elevados níveis de energia ambientalmente neutra, onde se inclui 100% da eletricidade utilizada. Também 95% dos fornecedores da marca para a construção deste modelo assumiram o compromisso de utilizar energia 100% renovável na sua produção até 2025.
A Volvo continua a enfrentar o desafio do rastreio dos materiais, especialmente quando produz as baterias para o Volvo EX30, a tecnologia blockchain assume o seu papel ajudando a rastrear a origem de matérias-primas críticas, que agora incluem lítio, manganês, cobalto, grafite e níquel.
Com o final de vida útil do veículo não se esgota a possibilidade de reduzir o impacto no meio ambiente, uma vez que pode ser recuperado até 95% através da reciclagem dos materiais.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários