Mercado ‘oferta’ de usados cresce, procura decresce um pouco
De acordo com o Panorama Mensal do mercado automóvel, que é um documento desenvolvido pelo Standvirtual, e que tem como objetivo de divulgar uma análise detalhada mensal dos principais indicadores de compra e venda mais relevantes do mercado automóvel, a oferta de veículos usados continua a crescer (7%) em abril face ao mês homólogo do ano passado, mas a procura decresceu um pouco (-2%). Por outro lado, a oferta (+10%) e a procura (+8%) aumentaram nas marcas de luxo.
É muito interessante olhar para este documento, que é uma espécie de raio-x do mercado automóvel nacional e o seu desenvolvimento.
Em abril passado, verificou-se um crescimento de +7% na oferta do total de veículos usados, o que curiosamente foi acompanhado por um decréscimo geral de -2% na procura, em relação ao período homólogo de 2022. Há mais carros usados no mercado, menos procura e isso significa logo uma coisa: preços mais baixos. É a lei da oferta e da procura.
Mas não é assim em todo o mercado pois a recuperação sente-se sobretudo nas marcas de luxo, com a oferta a aumentar +10% e a procura também a aumentar, +8%. As marcas premium têm +6% de procura do que no ano passado e +4% de oferta. Um aspeto perfeitamente compreensível, pois a retração dá-se claramente, mas não nos mais ‘abonados’.
COMBUSTÍVEL
Como se pode calcular, os elétricos crescem muito, os carros com motores a gasolina continua a crescer, já carros a gasóleo continuam a ser os mais procurados.
• Há um crescimento de +55% da oferta de veículos elétricos premium e de +45% dos elétricos usados em abril, em comparação com o ano passado. No que diz respeito à procura, verifica-se um crescimento de +19% nos carros elétricos premium. À semelhança dos meses anteriores, os elétricos usados mostram um ligeiro decréscimo de -8% da procura face a abril do ano passado.
• A oferta de carros a gasolina cresce ligeiramente +9% face ao período homólogo de 2022. Por outro lado, os carros a Diesel decrescem -1%. O Diesel revela um ligeiro crescimento da procura (+5%) face a 2022, com a procura por veículos a gasolina a decrescer -2%.
• Carros Elétricos, Híbridos a Gasolina e Híbridos a Diesel representam cerca de 12% da procura e cerca de 10% da oferta, em abril.
• Diesel (65%) e Gasolina (27%) mantêm-se as tipologias mais procuradas.
• Em abril, a gasolina é a única tipologia de combustível com maior oferta de anúncios (30%) do que procura (27%). Nas restantes, a procura iguala ou supera sempre ligeiramente a oferta.
PREÇOS
Os carros mais caros continuam a ser os que têm maior aumento de procura, e abaixo de 15.000€ a procura e a oferta, descem.
• Veículos acima de 30.000€ continuam a ser os que revelam maior aumento da procura em abril (+10%), face ao mesmo período do ano passado, seguindo-se os veículos entre 15.000€ a 30.000€ (+2%). Também a oferta aumenta +28% e +18%, respetivamente. A procura por veículos abaixo de 15.000€ desce -2%, com a oferta a descer -12%.
• A categoria dos 10.000€ aos 25.000€ continua a registar o maior número de visualizações em abril (39%), com os anúncios (55%) a superarem as visualizações. Também a categoria entre 25.000€ e 40.000€ regista ligeiramente mais anúncios (21%) do que visualizações (19%).
ANO DE MATRÍCULA
• A procura cresce sobretudo nos carros entre 5 a 10 anos (+11%) em abril, face a abril de 2022.Seguem-se os carros entre 3 a 5 anos, com um aumento de +9% da procura, e entre 10 a 15 anos (+4%).A procura desce nos carros até 1 ano (-28%) e entre 1 e 3 anos (-8%).
• A oferta revela crescimento em relação ao mesmo mês de 2022 nos veículos 5 a 10 anos (+17%), entre 3 a 5 anos (+14%) e entre 1 e 3 anos (+10%). Automóveis entre 10 a 15 anos (-9%) registam quebras de oferta em abril, relativamente ao ano anterior, com os carros até 1 ano a demonstrar estabilização da oferta.
• Carros com matrícula entre 2015 e 2016 são os mais visualizados em abril (cerca de 9%), seguidos dos carros matriculados em 2019 (cerca de 6,5%).
SEGMENTO E MARCA
BMW, Mercedes-Benz e a Peugeot foram as marcas mais procuradas.
• Em abril, a procura cresce nos segmentos utilitários (+18%), SUV (+12%), carrinha (+8%) e cabrio (5%) em relação ao mesmo mês do ano passado. A procura desce nos restantes segmentos, sobretudo nos pequenos citadinos (-39%). No caso da oferta, esta sobe sobretudo nos SUV (+23%) e utilitários (+21%).
• SUV (20%), carrinhas (18%) e utilitários (17%) são os segmentos mais procurados em abril. A oferta supera a procura nas categorias de SUV (23%), carrinhas (18%), utilitários (18%) e citadinos (15%).
• A BMW (13,5%), a Mercedes-Benz (12,2%) e a Peugeot (8,7%) são as marcas mais procuradas em abril. No que diz respeito às marcas mais anunciadas estas são a Mercedes-Benz (11,8%), a BMW (11,4%) e a Renault (11%).
• No que diz respeito aos carros mais procurados em abril, por intervalo de preços, estes são o BMW Serie 3 na categoria dos 5.000€ aos 10.000€. O Mercedes-Benz Classe C é o mais procurado nas categorias até 5.000€, dos 10.000€ e 25.000€, dos 25.000€ aos 40.000€ e acima dos 40.000€.
• Nos elétricos e híbridos, a procura é encabeçada pelo Tesla Model 3, Renault Zoe e o BMW Serie i.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários