Carrinhas ‘Renndienst’ regressam às pistas: equipa Porsche conta dois ID. Buzz
Entre os anos 50 e 70, os carros de competição da Porsche eram apoiados pelas carrinhas Renndienst (“serviço de corrida”). Ao longo dos anos, estas carrinhas Volkswagen vermelho-escuro ganharam o seu próprio culto. Após mais de cinco décadas, a Porsche Deutschland e a Volkswagen Veículos Comerciais reavivam esta tradição com a mais recente tecnologia, colocando como carrinhas de apoio duas unidades do Volkswagen ID.Buzz.
As carrinhas Renndienst apoiavam as equipas de corrida da Porsche, levando mecânicos, ferramentas e peças sobresselentes para a pista. Agora, com uma nova imagem contemporânea, baseada no totalmente elétrico ID. Buzz, mantém o vermelho-escuro com um ar retro e nele pode ler-se “Renndienst”.
Lars Krause, Membro do Conselho de Administração da Volkswagen Veículos Comerciais para as Vendas e Marketing, afirma: “A história dos Porsche Renndienst T1 e T2 é única. Tal como os carros de corrida Porsche que acompanhavam, as carrinhas vermelhas também alcançaram um estatuto de culto. Estamos a tirar partido disso e a reavivar a parceria de uma forma muito atual: ainda em vermelho-escuro, mas agora nitidamente silenciosas – porque são elétricas, tendo o ID. Buzz como base.”
Os dois ID. Buzz já estiveram presentes na pista da primeira corrida da Porsche Carrera Cup Alemanha em Spa-Francorchamps. “Estou muito satisfeito com o facto de o lendário Renndienst estar a ter um renascimento na Porsche Carrera Cup Alemanha”, afirma Alexander Pollich, CEO da Porsche Deutschland GmbH. “Os dois ID. Buzz com um design de competição vão acompanhar-nos em todas as corridas nos próximos meses e apoiar as nossas equipas no seu trabalho.”
Como nasceu o ‘mito’ Renndienst?
Em 1954 foi utilizado o primeiro Renndienst pela equipa de trabalho da Porsche na corrida italiana Mille Miglia. A Porsche não dispunha de um veículo adequado para transportar ferramentas e peças sobresselentes, assim surgiu a ideia de adaptar um autocarro VW para este fim. O primeiro veículo foi concebido a partir de um T1. Nos anos 50 a 70 seguiram-se numerosos autocarros Renndienst baseados na VW Transporter (T1 e T2). As carrinhas foram utilizadas não só como estações de serviço móveis, mas também como alojamento temporário para os engenheiros e outros membros da equipa. E os Renndienst não eram apenas funcionais – tinham também um visual incrível com a sua pintura em vermelho-escuro. Apesar de serem sempre os lendários Porsche 904, 908, 910 e 917 a fazer as manchetes, as carrinhas VW tornaram-se parte integrante da equipa de fábrica. Hoje, alguns dos Renndienst que ainda sobrevivem estão expostos em museus ou guardados nas garagens de colecionadores Porsche. Talvez os novos modelos sejam incorporados nestas coleções dentro de alguns anos.
Na época de 2023, a Porsche Carrera Cup Alemanha tem lugar em quatro países europeus diferentes. A série arrancou com o Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) em Spa-Francorchamps (Bélgica). O próximo ponto alto da época é o Festival dos Sonhos no Hockenheimring em Baden-Württemberg, Alemanha. A Porsche Deutschland está a celebrar o Festival dos Sonhos no Porsche Experience Centre em Hockenheimring para assinalar o 75º aniversário dos desportivos Porsche.
Os bilhetes gratuitos para o festival podem ser reservados através de: www.festival-of-dreams.de
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários