A290_β, o novo capítulo da Alpine
Traz consigo a nostalgia do Renault 5, mas o A290_β é o novo concept car apresentado pela Alpine que marca uma nova era da marca francesa, antecipando o futuro desportivo urbano 100% elétrico. A marca usa toda a sua essência e a sua herança no desporto motorizado para se aventurar em novos segmentos, começando com um automóvel desportivo urbano.
O A290, o futuro desportivo elétrico compacto do segmento B da nova era da Alpine, já brilha através do espetacular e ultradesportivo A290_β (A290 beta) ‘show car’. O primeiro dos três modelos da futura “Dream Garage” será um automóvel desportivo totalmente elétrico. O design, materiais e a tecnologia do ‘show car’ mostram uma nova abordagem para os automóveis elétricos, tentando tornar-se tão adequados para as pistas como para as estradas do dia a dia.
Os três modelos exclusivos e pioneiros da futura gama – um desportivo compacto, um crossover GT e o substituto do A110 – compõem a “Dream Garage” da Alpine e todos eles serão 100% elétricos. O A290_β prefigura o automóvel desportivo do segmento B para as cidades. A produção começará em 2024 na ElectriCity em Douai e será construído sobre a plataforma CMF-B EV da Aliança para veículos elétricos do segmento B.
No exterior o A290_β mostra o que será o aspeto do modelo de produção. No interior, a sua configuração de três lugares revela um conceito totalmente novo. A Alpine desenvolveu para o ‘show car’ agora apresentado – com dois motores elétricos no eixo dianteiro – o chassis, suspensão, gestão do binário, entre outros, para alcançar um comportamento simultaneamente lúdico e eficiente. O A290_β foi aprovado pela FFSA (Fédération Française du Sport Automobile) para utilização em pista. Tal como o concept car Alpenglow, revelado em 2022, o A290_β tem o banco do condutor posicionado centralmente, tal como um modelo de competição e pode transportar dois passageiros ligeiramente atrás do condutor.
A Alpine quis mostrar no A290_β toda a sua experiência no desporto motorizado, incluindo a gama de funcionalidades dos automóveis de competição incorporadas no volante com telemetria, as formas dinâmicas e as entradas de ar aerodinâmicas para um melhor arrefecimento, o banco do condutor posicionado centralmente e o travão de mão hidráulico. Mas não se ficou por aí!
Os designers da Alpine quiseram maximizar o desempenho aerodinâmico do ‘show car’ e as sensações obtidas ao volante. Assim, o para-choques dianteiro incorpora grandes entradas de ar que melhoram a aerodinâmica ao mesmo tempo que o arrefecem de forma mais eficiente. Os espelhos retrovisores desempenham, também, um papel na aderência do automóvel à estrada. O para-brisas estende-se sobre o capot para aprofundar a ligação entre o exterior e o interior, para dar a maior iluminação ao banco central do condutor, e oferece uma visão única do painel de bordo em forma de seta inspirado nos cones do nariz dos monolugares de Fórmula 1, e sua arquitetura é prolongada, pelos espelhos, para o exterior.
Os dois conjuntos de luzes em forma de X na frente são muito parecidos com os que o modelo de produção apresentará e derivam, em certa medida, dos faróis do A110 e dos automóveis de competição de outros tempos. As luzes traseiras são verticais, como as do A470 de competição nos campeonatos de resistência. A luz de travagem central estende-se para o interior, através do para-brisas traseiro, para se fundir com o feixe de luz através da linha central do automóvel.
As jantes em alumínio do Alpine A290_β mostram o que poderemos ver no modelo de produção. Os pneus exclusivos foram concebidos especificamente para este modelo com a Michelin, como parte de uma parceria para apoiar a Alpine na eletrificação da sua gama. A Michelin vai equipar todos os modelos da “Dream Garage”.
A cor de carroçaria é inspirada nas montanhas enquanto o cockpit é inspirado no dos automóveis de competição, minimalista e inteiramente focado no desempenho e na eficiência. O volante, que incorpora uma grande variedade de dispositivos inspirados na competição é um ótimo exemplo. Os bancos e o arnês de segurança completam o efeito, sendo a estrutura dos bancos 100% em carbono bruto para serem leves e vêm equipados com arneses Sabelt concebidos para a competição.Uma pega posicionada junto aos pés do condutor foi concebida especificamente para o ‘show car’ e abre as portas em menos de 7 segundos. Esta nova característica de design proporciona, também, um elevado nível de segurança.
O volante do A290_β é inspirado nos Alpine LMP2, A470 e no A523 da corrente temporada de Fórmula 1. O seu design geométrico tem uma série de funções específicas, incluindo um botão vermelho OV (Overtake) para proporcionar um aumento de potência durante 10 segundos. Este botão foi também concebido para otimizar a segurança: só pode ser utilizado quando a pista está seca e só pode ser pressionado novamente após um período de 10 segundos. Este botão de ultrapassagem derivado da Fórmula 1 e do universo da competição, estará presente em todos os modelos da gama totalmente elétrica da Alpine. Outras funcionalidades como o rádio, o seletor do modo de condução, as definições do ABS e o botão de limitação de velocidade no pit-lane também estão integradas no volante. O volante do modelo de produção incluirá várias funções, incluindo o botão de ultrapassagem, carga e seleção do modo de condução.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários