Ferrari Energy Community: Energia limpa para todos
As empresas do setor automóvel têm investido no uso de energia limpa nas suas fábricas e a Ferrari optou por fazer algo à boa maneira italiana… em grande! E neste caso não é só a produção de novos veículos que sofrerá o impacto positivo da iniciativa.
A Comunidade Energética Ferrari será a primeira CER (comunidade de energia renovável) em Itália a ser promovida e apoiada por uma empresa industrial em benefício do seu território local. O projeto prevê a instalação de um sistema fotovoltaico que poderá produzir 1,500 MWh por ano. A implementação deverá acontecer até dezembro de 2023, em 10.000 m² de terrenos adjacentes ao Circuito de Fiorano, propriedade da Ferrari, cuja energia será inteiramente disponibilizada à comunidade local.
Qualquer entidade pública ou privada em Fiorano e Maranello pode tornar-se membro do Ferrari REC: cidadãos, instituições, atividades comerciais e fábricas poderão utilizar a energia renovável produzida. Se instalarem ou ligarem sistemas adicionais de produção de energia fotovoltaica, por exemplo, nos seus próprios telhados, podem maximizar os benefícios para si próprios e para a comunidade, aumentando o impacto positivo do projeto na área.
A nova central de Fiorano gerará uma produção média de cerca de 1 500 MWh, durante 20 anos, evitando cerca de 450 toneladas de emissões de CO2 por ano, proporcionando inclusive aos seus membros poupanças nas faturas de energia.
A CER é outro projeto promovido e desenvolvido pela Ferrari dentro de uma estratégia de sustentabilidade que se baseia numa abordagem científica e na adoção de tecnologias de ponta. Por exemplo, em 2022, a empresa instalou uma fábrica de células de combustível de 1 MW e um sistema fotovoltaico de 450 kWp em Maranello, e painéis adicionais de 2 MW serão adicionados em 2023. A Ferrari também adotou muitas inovações propostas pelos seus funcionários para uma utilização mais eficiente da energia e dos materiais. Todas as iniciativas implementadas pela fábrica em 2022 levaram a uma redução no consumo de energia de aproximadamente 5% por carro durante o processo de fabrico.
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