O novo SUV 100% elétrico Kia EV9: aquecer o interior quando a temperatura exterior diminui
A Kia pretendeu otimizar os seus sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) no EV9 e para isso levou-o para ambientes mais extremos onde o carro foi submetido a testes rigorosos, pelo que o Kia EV9, novo SUV 100% elétrico que chegará ao mercado no final deste ano, vai incorporar um sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (Heating, Ventilation and Air Conditioning, HVAC) com características inovadoras, que vêm estabelecer novos padrões de conforto e comodidade para os seus ocupantes.
Uma das principais inovações é a introdução de uma bomba de calor com efeito de inversão, que permite aquecer o interior quando a temperatura exterior diminui, um passo significativo face ao que ocorre na maioria dos EV, que utilizam um calefator elétrico básico para a climatização do habitáculo.
Para uma eficiência acrescida, o calor remanescente emitido pelos motores elétricos e pelo sistema de Eletrónica de Potência (PE) é captado e utilizado para aquecer o interior. Este aproveitamento de energia tem um efeito positivo na autonomia do veículo, na medida em que é necessária menos eletricidade para aquecer o habitáculo, sendo esta canalizada para o sistema de propulsão.
O Kia EV9 é o primeiro modelo da marca na Europa a apresentar um novo painel de comando do sistema de climatização. Este novo interface permite a verificação e controlo de todas as definições do ar condicionado através de um simples toque, sem necessidade de recorrer a submenus. Desta forma, a experiência de utilização torna-se mais intuitiva e gera menos distrações para o condutor, permitindo-lhe manter os olhos na estrada.
Destaque também para a nova função de secagem, que diminui a acumulação de condensação no evaporador, evitando o desenvolvimento de bactérias e odores. Esta função deteta se o ar condicionado está a ser utilizado há muito tempo com o veículo em circulação e, se for esse o caso, utiliza a ventoinha do sistema para secar a água acumulada no seu interior. Esta ventoinha só é ativada acima de determinadas temperaturas, o que significa que no inverno apenas é utilizada a carga da bateria estritamente necessária.
“O novo Kia EV9 prova que os clientes não têm de fazer sacrifícios para serem sustentáveis”, refere o Group Manager Development Project Operations HVAC & PT Cooling do H. M. Europe Technical Center, Richard Peiler. “Com funcionalidades de alta tecnologia, o EV9 estabelece novos padrões no segmento dos SUV elétricos, oferecendo todo o conforto e comodidade de um SUV moderno, mas sem emissões de gases de escape”.
Intenso programa de testes
No desenvolvimento do EV9, os engenheiros testaram estas funções em climas muito díspares (casos do norte da Suécia e do sul de Espanha), para garantir o máximo de desempenho e eficiência, mesmo com temperaturas ambiente adversas. Estes programas de testes em circunstâncias de calor e frio extremos são extensíveis a todos os modelos da Kia, por forma a assegurar (entre outros aspetos) que os seus sistemas HVAC cumprem o planeado: “O nosso objetivo é afinar o sistema de climatização de modo a que este ofereça a melhor solução de compromisso entre o conforto a bordo e o consumo de energia”, explica Richard Peiler. “Estamos confiantes de que os clientes do EV9 irão usufruir tanto de um habitáculo confortável como de uma autonomia de condução muito satisfatória”.
Ar condicionado multizona e difusores de ar aprimorados
Com três filas de bancos, que lhe permitem acomodar até sete passageiros, o Kia EV9 é um modelo projetado para viagens em família ou em grupo.
O novo SUV possui dois sistemas de ar condicionado independentes que criam zonas de climatização diferentes para o condutor, o passageiro dianteiro e os ocupantes dos bancos traseiros. Inclui de série bancos ventilados e aquecidos para a primeira e segunda fila. As ligações elétricas dos bancos aquecidos foram aperfeiçoadas, proporcionando agora maior eficiência energética.
“Ter dois sistemas HVAC independentes não só aumenta o conforto como diminui o consumo energético desnecessário,” explica o Product Marketing Manager da Kia Europe, GregorKrumboeck. “O EV9 pode poupar energia desligando o ar condicionado para os bancos vaziosou para os passageiros que não o desejem”.
Durante os ensaios, os engenheiros da Kia afinaram o algoritmo de controlo do ar condicionado no sentido de maximizar o conforto no habitáculo e otimizar o consumo de energia em condições atmosféricas extremas.O controlo do ar condicionado comanda automaticamente a temperatura, a intensidade e a direção do caudal de ar, que também podem ser regulados manualmente pelos passageiros.
No tejadilho, o novo Kia EV9 possui quatro novas saídas de ventilação, com design melhorado. A estrutura destas saídas foi atualizada para otimizar a resistência ao ar e o ângulo de difusão, com o objetivo de aquecer ou refrescar de forma equilibrada todos os passageiros da segunda e terceira filas de bancos.
Entrada num novo segmento
O novo SUV da Kia, marca representada em Portugal pela Astara,tem uma autonomia alvo superior a 541 km (norma WLTP)e uma função de carregamento ultrarrápido de 800 V, que lhe permite obter 239 km de autonomia com apenas 15 minutos de carga. Com três filas de bancos, oferece configurações de sete e seis lugares, assim como diversas opções para a segunda fila, adequadas para deslocações, carregamentos e descanso.
O novo Kia EV9 vem expandir o território dos EV, trazendo a condução elétrica ao segmento dos grandes SUV. Baseado na revolucionária Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), assegura a presença da marca num novo segmento e acelera a transformação da empresa em fornecedor de soluções de mobilidade sustentável. A Kia planeia lançar 15 novos BEV até 2027, bem como aumentar as suas vendas deste tipo de veículos para 1,6 milhões de unidades até 2030.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários