Mazda CX-5 2.2 Skyactiv-D 184 cv – Ensaio Teste
Audi: Novo A5 disponível a partir dos 46 mil euros

Clássico: Beetle, Vocho, Maggiolino, Coccinelle, Fusca ou… Carocha

By on 24 Abril, 2023

Nunca houve semelhante caso de sucesso na indústria automóvel. Nascido da pena de Ferdinand Porsche no auge da Alemanha Nazi, o “carro do povo” apenas cumpriu a sua missão de satisfazer as necessidades de várias pessoas menos abonadas que desejavam ter um meio de transporte pessoal depois do final da Segunda Guerra Mundial.

Embora o seu nome oficial fosse “Type 1”, as suas formas reminiscentes de um pequeno insecto valeram-lhe a alcunha Käfer na sua terra natal, que foi prontamente traduzida conforme as necessidades do mercado: Beetle, Vocho, Maggiolino, Coccinelle, Fusca ou, em Portugal, Carocha.

O seu baixo custo permitiu-lhe sobreviver durante mais de meio século, tendo a sua produção terminado no México em 2003, 18 anos depois de ter abandonado o mercado europeu. O Carocha foi durante muito tempo o automóvel mais vendido de todos os tempos, com 21 milhões de unidades produzidas, o Toyota Corolla vendeu mais de 50 milhões, mas com várias gerações, desde 1966..

A popularidade do Carocha na Internet é inquestionável. São aos milhões os sites com a combinação “VW Beetle”. Existem muitos sites relacionados com restauração de modelos antigos e de vendas de peças, alguns com a história do modelo, e muitos com Carochas modificados. Algumas páginas mencionam também modelos relacionados, como o “pão de forma” ou o VW 1600. Clubes Carocha são também comuns, encontrando-se páginas de todo o mundo, desde os EUA à África do Sul.

Para um pequeno automóvel que foi considerado “inestético” e a quem foi dado “três anos de vida, no máximo” pelos técnicos que analisaram o carro logo a seguir à captura da fábrica de Wolfsburg, o pequeno Carocha superou todas as expectativas, tornando-se num ícone da cultura pop do Século XX. Quem está a ler que ainda tem o seu?

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)