Jaguar E-PACE R-DYNAMIC S 309CV AWD PHEV – Ensaio Teste
Num mundo onde se busca a economia e a eficiência, parece um contrassenso que os SUV e os Crossover sejam agora os veículos mais desejados pelos compradores. Mas o mercado pede e as marcas têm todo o gosto em oferecer soluções aos compradores que passaram a apreciar o espaço extra, maior altura dos carros e talvez um sentimento de maior proteção, dadas as proporções dos carros.
O mercado está repleto de soluções, umas mais interessantes que outras e mesmo nas marcas de gama alta, há opções para todos os gostos. A Jaguar não quis desiludir os seus potenciais clientes e lançou apresentou ao mundo o F-Pace em 2015, sendo comercializado em 2017, para no ano seguinte introduzir no mercado o “irmão mais novo” o E-Pace. Assim, o E-Pace, modelo que nos interessa neste ensaio, já tem alguns anos na estrada, tendo recebido uma atualização de relevo já perto do final de 2021.
Será possível ter a sensação de estar num Jaguar a bordo de um SUV? E se esse SUV for um híbrido Plug-in? Talvez questões que nunca tenha pensado, mas que o E-Pace P300e pode responder. O modelo usado neste ensaio é o E-PACE R-DYNAMIC S AWD PHEV de 309 Cv.
A expectativa para este teste era relativamente baixa, pois não apreciando particularmente os SUV, estava algo desconfiado do que este E-Pace poderia dar. Não é propriamente dos SUV mais populares e sendo de gama alta, tem muita e boa concorrência. Quando mostrei o carro que ia ensaiar à minha mulher, teve alguma dificuldade em acreditar que era um Jaguar. Tudo bem que não é propriamente uma consumidora ávida de notícias do mundo do automóvel, mas logo por aí mostra que este E-Pace, nas fotos, parece ser apenas mais uma opção sem grande destaque no mundo dos SUV. Mas o primeiro impacto “ao vivo” tratou de mudar o cenário.
Ao contrário de muitas pessoas nas redes sociais, este E-Pace fica muito melhor quando visto “em carne e osso” do que nas fotos, onde alguns pormenores ficam menos evidentes. Apesar de ser o irmão mais pequeno do F-Pace, é um veículo já imponente e com os extras certos, ganha alguma classe. Parado ao lado do “primo” Discovery, destacava-se de forma clara.
Seguiram-se quatro dias de ensaio, com viagens de curta e média distância, com uma pequena incursão por estradas sinuosas para testar o que se dizia sobre as capacidades dinâmicas do E-Pace, apesar de ser conhecido pelo seu peso. Com a entrada em mercado da atualização de 2021, veio também a introdução de uma nova plataforma, mais leve e mais rígida, que permitiu então a introdução de modelos eletrificados. Esta plataforma é transversal nos modelos Jaguar/ Land Rover, sendo encontrada também no Discovery e no Evoque. Com esta plataforma, a eletrificação passou a ser uma realidade para o E-Pace, o que poderia ser sinónimo de preocupação, dado que os modelos anteriores eram mais pesados que o F-Pace, manifestamente maior. Mas com a plataforma PTA, apesar de um peso acima de 2200 kg, o E-Pace ganhou alguns argumentos.
Em resumo, temos um carro grande, pesado, que pretende ser uma versão mais económica e eficiente, que teve de enfrentar os desafios da cidade e de estradas secundárias. O resultado, apesar de não ser espantoso, acabou por ser agradavelmente surpreendente.
Dinâmica de condução agradável para um SUV
Interior
Potência
Consumos
Espaço no banco traseiro
Exterior
Como já referido, o E-Pace é um carro com muito mais presença ao vivo do que nas fotos. Se pondera comprar um, não se fique pelas fotos de apresentação e veja um pelos seus próprios olhos. A escolha da cor certa e do extras tem importância. Não é propriamente um veículo vistoso, não atraindo as atenções dos mais distraídos, mas, como um verdadeiro gentleman britânico, destaca-se pela sobriedade. A atualização de 2021 trouxe novas óticas dianteiras, onde se destacam os “J” luminosos, assim como algumas alterações de pormenor nos para-choques dianteiros e traseiros. No geral, é um carro agradável e a mesma pessoa que teve dificuldade em identificar um Jaguar nas fotos de apresentação, deixou-se levar pelos encantos do gentleman.
Interior
Se o exterior é agradável, o interior está um furo acima. A qualidade de construção é boa como se exige a carros desta gama e a qualidade dos materiais tem melhorado com os anos. Destaca-se o grande upgrade na consola central, com o sistema de infotainment Pivi Pro, com um ecrã generoso de 11.4 polegadas. A experiência de utilização é muito boa, com um aspeto visual muito agradável e uma adaptação ao uso relativamente fácil. Claro que o Apple CarPlay/Android Auto deverão ser o primeiro recurso do utilizador, mas o interface integra bem os sistemas, mantendo funcionalidades interessantes. O aspeto geral do habitáculo é uma cópia do que encontramos no F-Type, tornando-se numa experiência muito agradável. A consola de AC e alguns botões no volante têm algumas particularidades menos positivas que exigem alguma adaptação, mas depois de ultrapassados os primeiros atritos, a utilização é agradável.
O display de 12.3 polegadas para o condutor segue a mesma linha, misturando os bons velhos ponteiros com informação digital com menus de acesso rápido e fácil.
Se o espaço é agradável para os ocupantes da frente, no banco de trás encontramos um ambiente menos arejado e mais claustrofóbico. O espaço é suficiente, mas podia oferecer um pouco mais e sente-se uma certa falta de espaço e luz, que na versão ensaiada é compensada com um tejadilho panorâmico fixo que minimiza o efeito mais fechado. Talvez um dos pontos mais negativo neste E-Pace.
O espaço da bagageira é bom, contando com perto de 500L de capacidade, o que não é espantoso, mas também não compromete em demasia.
Equipamento
Na versão ensaiada (R-Dynamic S) o nível de equipamento é muito interessante, sendo que o equipamento de série já conta com uma lista apreciável de elementos. Dos opcionais deste veículo de ensaio destacam-se as jantes de 20´´ em liga leve com 5 raios duplos, o Tejadilho Panorâmico fixo e o Black Exterior Pack que são adições que tornam o carro mais interessante. A lista completa será apresentada no final do texto.
Consumos
O primeiro encontro com o E-Pace fez-se numa via algo congestionada, obrigando a velocidades mais lentas e o inevitável para – arranca. E aí, de forma surpreendente, os primeiros 20 km foram feitos em modo híbrido com uma média de 1.4 L/100km, uma boa surpresa. Mas no dia seguinte, num trajeto misto, já com autoestrada aberta, a média subiu para os 5.5 L/100km, ainda assim uma boa média. O problema chegou quando a bateria ficou a zeros, com os consumos a subirem para os 9l/100km. É fácil de entender que sem o auxílio da bateria, o E-Pace se torna numa opção menos eficiente. No que diz respeito à autonomia da bateria anunciada de 54km em modo EV, a realidade deu-nos menos 10km, mesmo com uma condução eficiente. Assim, o truque para ter números competitivos será sempre ter a bateria com carga suficiente. O sistema de regeneração permitiu recarregar a bateria dos zero até perto dos 90%, com o modo de condução “Save” acionado, mas claro que os consumos assumem números menos interessantes.
Ao Volante
O E-Pace é um carro grande e em cidade o volume extra vai-se notar nos primeiros quilómetros, enquanto as distâncias ainda são assimiladas. Mas depois de ambientado às novas métricas, o Jaguar é um carro agradável de conduzir… para um SUV claro. Apresenta quatro modos de condução (‘Normal’, ‘Dynamic’, ‘ECO’ e ‘AdSR’ -Adaptive Surface Response) e a mudança para cada um deles dá-nos um carro com uma suspensão diferente, tal como a resposta do acelerador. A suspensão é firme e apesar de isso notar-se, não atrapalha muito o conforto. A firmeza da suspensão faz-se entender em estradas mais sinuosas em que podemos esquecer por breves momentos que estamos ao volante de um SUV. O esquecimento, no entanto, é breve, pois os efeitos da inércia são relembrados de forma instantânea, o que numa curva, pode causar alguns dissabores. Mas ao contrário de outros SUV, podemos tirar algum prazer na condução, o que será um dos pontos fortes deste E-Pace. Ponto negativo para as transições por vezes bruscas entre motor elétrico e motor a combustão, em momentos em que é preciso um pouco mais de energia para despachar um cruzamento ou uma rotunda.
Motor
Esta versão vem equipada com um motor de três cilindros a gasolina, acoplado a um motor elétrico de 107 CV e 260 Nm, com uma bateria de 15 kWh, numa potência total de 309 CV e 280 Nm (Daí o P – Petrol – 300e). O som do motor está longe do que se imagina ao volante de um “Jag”, mas é agradável. Este é o E-Pace mais potente da gama. Não falta potência e a conjugação combustão / elétricos dá-nos impulso nas mais variadas situações. Em modo EV, nota-se alguma falta de “alma”, mas não podemos esquecer o peso que é um fator decisivo nesta equação. A velocidade máxima anunciada é de 215 km/h e o tempo dos zero aos 100km/h é de 6.5 segundos, o que já deixa um sorriso na cara.
Balanço Final
Como se sabe que gostamos de um carro? Quando o entregamos e não nos importarmos de ficar mais algum tempo com ele. O E-Pace deverá apelar a um público muito específico, especialmente esta versão PHEV, mas tem argumentos que o destacam. É divertido de conduzir, o que nem sempre se pode dizer de um SUV, o espaço interior é muito agradável e apesar de ser SUV tem um toque “Jag”. Curiosamente, ao longo do ensaio o E-Pace acabou os dias estacionado ao lado de um concorrente direto, o XC40 e o nórdico tem, de facto, um aspeto exterior mais arrojado e moderno. Mas o espaço interior do Jaguar é muito mais agradável. A dinâmica de condução e os consumos ficam afetados pelo peso e não é das opções mais eficientes do mercado. Mas se antes seria difícil entender a escolha, agora já consigo perceber o que pode levar alguém a escolher este carro. E não tem a ver com os números. Mas sim com as sensações que pode produzir, apesar de ser um SUV.
Concorrentes
A concorrência neste segmento é feroz contando com o Volvo XC40 Recharge, o BMW X1 xDRIVE30e, o BMW X2 xDRIVE25e, o Mercedes GLA 250 e híbrido plug-in, Audi Q3, Range Rover Evoque P300e, Land Rover Discovery P300e. Há muito por onde escolher com opções mais eficientes. O E-Pace PHEV vai apelar apenas a um público específico, mas quem o levar, não deverá ter grandes arrependimentos.
Ficha Técnica
Ficha Técnica
* Motor Gasolina
* Cilindrada 1.498 cc
* Cor exterior: Santorini Black
* Potência CV /rpm 309 Cv
* Cor interior: Ebony em couro Grained com interior Ebony/Ebony
EQUIPAMENTO DE SÉRIE
EQUIPAMENTO EXTERIOR
Acabamentos do friso do para-choques dianteiro Noble Chrome
Proteções inferiores dos para-choques dianteiro e traseiro Grained Black
Moldura da grelha inferior dianteira Noble Chrome
Logótipo R-Dynamic na grelha dianteira
Moldura da grelha Chrome com remates da grelha Satin Shadow Atlas
Grelhas laterais Noble Chrome com leaper
Acabamentos laterais/traseiros/dianteiros/dos painéis inferiores na cor da carroçaria
Faróis automáticos
Para-brisas
Limpa-pára-brisas com sensor de chuva
Espelhos aquecidos com ajuste e recolha elétrica, iluminação de aproximação e anti encandeamento
automático no lado do condutor
Iluminação de aproximação
Vidros elétricos com abertura/fecho de um toque e sistema anti entalamento
Luz de stop central elevada
Spoiler na tampa da bagageira
Logótipo P300e AWD
Anagrama e leaper da JAGUAR
Vidro traseiro com desembaciador
Limpa/lava vidros traseiro
Farolins traseiros em LED
Farolim(ns) de nevoeiro traseiro(s)
Ponteiras de escape duplas
OPÇÕES DE JANTES
Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS)
EQUIPAMENTO INTERIOR
Sequência de arranque com movimento, manómetros e iluminação
Indicador de temperatura exterior
Forro do tejadilho Suedecloth Ebony
Patilhas de seleção de velocidades Satin Chrome
Palas para o sol com espelhos de cortesia iluminados
Espelho retrovisor interior com antiencandeamento automático
Pedais metálicos brilhantes
Proteções das embaladeiras metálicas com marca R-Dynamic
Proteção da soleira da bagageira metálica
Iluminação do habitáculo
Iluminação da consola superior
Ar Condicionado Automático de Duas Zonas
Consola central com apoio de braço
Contrast stitching
Banco traseiro rebatível 40:20:40
Banco traseiro corrido (3 lugares)
Encosto de cabeça central traseiro
Grelhas de ventilação traseiras
Cinta lateral elástica da bagageira
Luz da bagageira
Dispositivos de fixação de bagagem na bagageira
Suporte(s) na bagageira
Cobertura da bagageira
Rede na bagageira
DINÂMICA
Direção Assistida Elétrica (EPAS)
Direção proporcional à velocidade
All Surface Progress Control (ASPC)
Sistema Dinâmico Configurável
JaguarDrive Control com Adaptive Surface Response
Suspensão passiva
Hill Launch Assist
Controlo Dinâmico de Estabilidade (DSC)
Vetorização do Binário através da Travagem (TVBB)
Arranque de Baixa Fricção
Tração Elétrica no Eixo Traseiro
ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR
Travagem de Emergência
Monitor da Condição do Condutor
Assistência à Manutenção da Faixa
Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Limitador de Velocidade Adaptativo
Câmara Traseira
Sensores de Estacionamento Dianteiros e Traseiros
Blind Spot Assist Pack
INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO
Ecrã Táctil de 203 mm (11,4″)
Pivi Pro
Manómetros Analógicos com Ecrã Central TFT
Rádio Digital (DAB)
Android Auto™ Sem Fios
Apple CarPlay® Sem Fios
Online Pack com Plano de Dados
Controlo Dinâmico de Volume (DVC)
Remote
Ficha(s) de alimentação
Controlos por voz
Assistente de estilo de condução ECO
SEGURANÇA E PROTEÇÃO
Botão Start
Travão de Estacionamento Elétrico (EPB)
Travagem Assistida de Emergência
Trancagem Automática Configurável pelo Cliente
Sistema de Travagem Antibloqueio (ABS)
Distribuição Eletrónica da Força de Travagem (EBD)
Trinco de segurança elétrico para crianças
Aviso de colocação do cinto
Airbags dianteiros com sensor de ocupação de banco do passageiro
Airbags laterais dianteiros
Airbags laterais integrais de cortina
Apoios de cabeça dianteiros passivos
Fixação ISOFIX traseira
Secure Tracker (assinatura de 12 meses)
Alarme perimétrico
Funcionalidade de mudança de faixa com 3 piscas
CONVENIÊNCIA
Cabo de carregamento público
Tampa da bagageira manual
EQUIPAMENTO OPCIONAL DESTA UNIDADE DE TESTE
Santorini Black
Driver Assist Pack
- Assistência nos Ângulos Mortos
- Monitor de Saída Segura
- Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Assistente Direção
- Assistência à prevenção de colisão traseira
- Monitor de Veículos em Marcha-atrás
Secure Tracker Pro (assinatura de 12 meses)
Acesso sem Chave
Pinças de travão em Red
Carregamento de dispositivos sem fios
Jantes em liga leve 20 Style 5120, 5 raios duplos
Tejadilho Panorâmico fixo
Barras de tejadilho longitudinais em Gloss Black Exige
Faróis de nevoeiro dianteiros
Acesso sem chave
Abertura e Fecho elétrico da bagageira
Black Exterior Pack
Tapetes em alcatifa dianteiros e traseiros
Cabo de carregamento de tomada doméstica
Bancos dianteiros elétricos e aquecidos com 12 mov
Mais/Menos
Mais
Dinâmica de condução agradável para um SUV
Interior
Potência
Menos
Consumos
Espaço no banco traseiro
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 70879.11€
Preço da versão base (Euros): 51.880€
Exterior
Como já referido, o E-Pace é um carro com muito mais presença ao vivo do que nas fotos. Se pondera comprar um, não se fique pelas fotos de apresentação e veja um pelos seus próprios olhos. A escolha da cor certa e do extras tem importância. Não é propriamente um veículo vistoso, não atraindo as atenções dos mais distraídos, mas, como um verdadeiro gentleman britânico, destaca-se pela sobriedade. A atualização de 2021 trouxe novas óticas dianteiras, onde se destacam os “J” luminosos, assim como algumas alterações de pormenor nos para-choques dianteiros e traseiros. No geral, é um carro agradável e a mesma pessoa que teve dificuldade em identificar um Jaguar nas fotos de apresentação, deixou-se levar pelos encantos do gentleman.
Interior
Se o exterior é agradável, o interior está um furo acima. A qualidade de construção é boa como se exige a carros desta gama e a qualidade dos materiais tem melhorado com os anos. Destaca-se o grande upgrade na consola central, com o sistema de infotainment Pivi Pro, com um ecrã generoso de 11.4 polegadas. A experiência de utilização é muito boa, com um aspeto visual muito agradável e uma adaptação ao uso relativamente fácil. Claro que o Apple CarPlay/Android Auto deverão ser o primeiro recurso do utilizador, mas o interface integra bem os sistemas, mantendo funcionalidades interessantes. O aspeto geral do habitáculo é uma cópia do que encontramos no F-Type, tornando-se numa experiência muito agradável. A consola de AC e alguns botões no volante têm algumas particularidades menos positivas que exigem alguma adaptação, mas depois de ultrapassados os primeiros atritos, a utilização é agradável.
O display de 12.3 polegadas para o condutor segue a mesma linha, misturando os bons velhos ponteiros com informação digital com menus de acesso rápido e fácil.
Se o espaço é agradável para os ocupantes da frente, no banco de trás encontramos um ambiente menos arejado e mais claustrofóbico. O espaço é suficiente, mas podia oferecer um pouco mais e sente-se uma certa falta de espaço e luz, que na versão ensaiada é compensada com um tejadilho panorâmico fixo que minimiza o efeito mais fechado. Talvez um dos pontos mais negativo neste E-Pace.
O espaço da bagageira é bom, contando com perto de 500L de capacidade, o que não é espantoso, mas também não compromete em demasia.
Equipamento
Na versão ensaiada (R-Dynamic S) o nível de equipamento é muito interessante, sendo que o equipamento de série já conta com uma lista apreciável de elementos. Dos opcionais deste veículo de ensaio destacam-se as jantes de 20´´ em liga leve com 5 raios duplos, o Tejadilho Panorâmico fixo e o Black Exterior Pack que são adições que tornam o carro mais interessante. A lista completa será apresentada no final do texto.
Consumos
O primeiro encontro com o E-Pace fez-se numa via algo congestionada, obrigando a velocidades mais lentas e o inevitável para – arranca. E aí, de forma surpreendente, os primeiros 20 km foram feitos em modo híbrido com uma média de 1.4 L/100km, uma boa surpresa. Mas no dia seguinte, num trajeto misto, já com autoestrada aberta, a média subiu para os 5.5 L/100km, ainda assim uma boa média. O problema chegou quando a bateria ficou a zeros, com os consumos a subirem para os 9l/100km. É fácil de entender que sem o auxílio da bateria, o E-Pace se torna numa opção menos eficiente. No que diz respeito à autonomia da bateria anunciada de 54km em modo EV, a realidade deu-nos menos 10km, mesmo com uma condução eficiente. Assim, o truque para ter números competitivos será sempre ter a bateria com carga suficiente. O sistema de regeneração permitiu recarregar a bateria dos zero até perto dos 90%, com o modo de condução “Save” acionado, mas claro que os consumos assumem números menos interessantes.
Ao volante
O E-Pace é um carro grande e em cidade o volume extra vai-se notar nos primeiros quilómetros, enquanto as distâncias ainda são assimiladas. Mas depois de ambientado às novas métricas, o Jaguar é um carro agradável de conduzir… para um SUV claro. Apresenta quatro modos de condução (‘Normal’, ‘Dynamic’, ‘ECO’ e ‘AdSR’ -Adaptive Surface Response) e a mudança para cada um deles dá-nos um carro com uma suspensão diferente, tal como a resposta do acelerador. A suspensão é firme e apesar de isso notar-se, não atrapalha muito o conforto. A firmeza da suspensão faz-se entender em estradas mais sinuosas em que podemos esquecer por breves momentos que estamos ao volante de um SUV. O esquecimento, no entanto, é breve, pois os efeitos da inércia são relembrados de forma instantânea, o que numa curva, pode causar alguns dissabores. Mas ao contrário de outros SUV, podemos tirar algum prazer na condução, o que será um dos pontos fortes deste E-Pace. Ponto negativo para as transições por vezes bruscas entre motor elétrico e motor a combustão, em momentos em que é preciso um pouco mais de energia para despachar um cruzamento ou uma rotunda.
Concorrentes
A concorrência neste segmento é feroz contando com o Volvo XC40 Recharge, o BMW X1 xDRIVE30e, o BMW X2 xDRIVE25e, o Mercedes GLA 250 e híbrido plug-in, Audi Q3, Range Rover Evoque P300e, Land Rover Discovery P300e. Há muito por onde escolher com opções mais eficientes. O E-Pace PHEV vai apelar apenas a um público específico, mas quem o levar, não deverá ter grandes arrependimentos.
Motor
Esta versão vem equipada com um motor de três cilindros a gasolina, acoplado a um motor elétrico de 107 CV e 260 Nm, com uma bateria de 15 kWh, numa potência total de 309 CV e 280 Nm (Daí o P – Petrol – 300e). O som do motor está longe do que se imagina ao volante de um “Jag”, mas é agradável. Este é o E-Pace mais potente da gama. Não falta potência e a conjugação combustão / elétricos dá-nos impulso nas mais variadas situações. Em modo EV, nota-se alguma falta de “alma”, mas não podemos esquecer o peso que é um fator decisivo nesta equação. A velocidade máxima anunciada é de 215 km/h e o tempo dos zero aos 100km/h é de 6.5 segundos, o que já deixa um sorriso na cara.
Balanço final
Como se sabe que gostamos de um carro? Quando o entregamos e não nos importarmos de ficar mais algum tempo com ele. O E-Pace deverá apelar a um público muito específico, especialmente esta versão PHEV, mas tem argumentos que o destacam. É divertido de conduzir, o que nem sempre se pode dizer de um SUV, o espaço interior é muito agradável e apesar de ser SUV tem um toque “Jag”. Curiosamente, ao longo do ensaio o E-Pace acabou os dias estacionado ao lado de um concorrente direto, o XC40 e o nórdico tem, de facto, um aspeto exterior mais arrojado e moderno. Mas o espaço interior do Jaguar é muito mais agradável. A dinâmica de condução e os consumos ficam afetados pelo peso e não é das opções mais eficientes do mercado. Mas se antes seria difícil entender a escolha, agora já consigo perceber o que pode levar alguém a escolher este carro. E não tem a ver com os números. Mas sim com as sensações que pode produzir, apesar de ser um SUV.
Dinâmica de condução agradável para um SUV
Interior
Potência
MenosConsumos
Espaço no banco traseiro
Ficha técnica
Ficha Técnica
* Motor Gasolina
* Cilindrada 1.498 cc
* Cor exterior: Santorini Black
* Potência CV /rpm 309 Cv
* Cor interior: Ebony em couro Grained com interior Ebony/Ebony
EQUIPAMENTO DE SÉRIE
EQUIPAMENTO EXTERIOR
Acabamentos do friso do para-choques dianteiro Noble Chrome
Proteções inferiores dos para-choques dianteiro e traseiro Grained Black
Moldura da grelha inferior dianteira Noble Chrome
Logótipo R-Dynamic na grelha dianteira
Moldura da grelha Chrome com remates da grelha Satin Shadow Atlas
Grelhas laterais Noble Chrome com leaper
Acabamentos laterais/traseiros/dianteiros/dos painéis inferiores na cor da carroçaria
Faróis automáticos
Para-brisas
Limpa-pára-brisas com sensor de chuva
Espelhos aquecidos com ajuste e recolha elétrica, iluminação de aproximação e anti encandeamento
automático no lado do condutor
Iluminação de aproximação
Vidros elétricos com abertura/fecho de um toque e sistema anti entalamento
Luz de stop central elevada
Spoiler na tampa da bagageira
Logótipo P300e AWD
Anagrama e leaper da JAGUAR
Vidro traseiro com desembaciador
Limpa/lava vidros traseiro
Farolins traseiros em LED
Farolim(ns) de nevoeiro traseiro(s)
Ponteiras de escape duplas
OPÇÕES DE JANTES
Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS)
EQUIPAMENTO INTERIOR
Sequência de arranque com movimento, manómetros e iluminação
Indicador de temperatura exterior
Forro do tejadilho Suedecloth Ebony
Patilhas de seleção de velocidades Satin Chrome
Palas para o sol com espelhos de cortesia iluminados
Espelho retrovisor interior com antiencandeamento automático
Pedais metálicos brilhantes
Proteções das embaladeiras metálicas com marca R-Dynamic
Proteção da soleira da bagageira metálica
Iluminação do habitáculo
Iluminação da consola superior
Ar Condicionado Automático de Duas Zonas
Consola central com apoio de braço
Contrast stitching
Banco traseiro rebatível 40:20:40
Banco traseiro corrido (3 lugares)
Encosto de cabeça central traseiro
Grelhas de ventilação traseiras
Cinta lateral elástica da bagageira
Luz da bagageira
Dispositivos de fixação de bagagem na bagageira
Suporte(s) na bagageira
Cobertura da bagageira
Rede na bagageira
DINÂMICA
Direção Assistida Elétrica (EPAS)
Direção proporcional à velocidade
All Surface Progress Control (ASPC)
Sistema Dinâmico Configurável
JaguarDrive Control com Adaptive Surface Response
Suspensão passiva
Hill Launch Assist
Controlo Dinâmico de Estabilidade (DSC)
Vetorização do Binário através da Travagem (TVBB)
Arranque de Baixa Fricção
Tração Elétrica no Eixo Traseiro
ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR
Travagem de Emergência
Monitor da Condição do Condutor
Assistência à Manutenção da Faixa
Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Limitador de Velocidade Adaptativo
Câmara Traseira
Sensores de Estacionamento Dianteiros e Traseiros
Blind Spot Assist Pack
INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO
Ecrã Táctil de 203 mm (11,4″)
Pivi Pro
Manómetros Analógicos com Ecrã Central TFT
Rádio Digital (DAB)
Android Auto™ Sem Fios
Apple CarPlay® Sem Fios
Online Pack com Plano de Dados
Controlo Dinâmico de Volume (DVC)
Remote
Ficha(s) de alimentação
Controlos por voz
Assistente de estilo de condução ECO
SEGURANÇA E PROTEÇÃO
Botão Start
Travão de Estacionamento Elétrico (EPB)
Travagem Assistida de Emergência
Trancagem Automática Configurável pelo Cliente
Sistema de Travagem Antibloqueio (ABS)
Distribuição Eletrónica da Força de Travagem (EBD)
Trinco de segurança elétrico para crianças
Aviso de colocação do cinto
Airbags dianteiros com sensor de ocupação de banco do passageiro
Airbags laterais dianteiros
Airbags laterais integrais de cortina
Apoios de cabeça dianteiros passivos
Fixação ISOFIX traseira
Secure Tracker (assinatura de 12 meses)
Alarme perimétrico
Funcionalidade de mudança de faixa com 3 piscas
CONVENIÊNCIA
Cabo de carregamento público
Tampa da bagageira manual
EQUIPAMENTO OPCIONAL DESTA UNIDADE DE TESTE
Santorini Black
Driver Assist Pack
- Assistência nos Ângulos Mortos
- Monitor de Saída Segura
- Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Assistente Direção
- Assistência à prevenção de colisão traseira
- Monitor de Veículos em Marcha-atrás
Secure Tracker Pro (assinatura de 12 meses)
Acesso sem Chave
Pinças de travão em Red
Carregamento de dispositivos sem fios
Jantes em liga leve 20 Style 5120, 5 raios duplos
Tejadilho Panorâmico fixo
Barras de tejadilho longitudinais em Gloss Black Exige
Faróis de nevoeiro dianteiros
Acesso sem chave
Abertura e Fecho elétrico da bagageira
Black Exterior Pack
Tapetes em alcatifa dianteiros e traseiros
Cabo de carregamento de tomada doméstica
Bancos dianteiros elétricos e aquecidos com 12 mov
Preço da versão base (Euros): 51.880€
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