Maior produtor de baterias do Mundo apresenta bateria revolucionária
A gigante chinesa CATL revelou no Salão Automóvel de Xangai uma bateria ‘condensada’, uma excelente notícia para os construtores de veículos elétricos. A bateria tem um novo tipo de célula com uma densidade de energia de 500 Wh/kg. Para termos uma ideia, esta nova bateria terá quase o dobro da densidade das utilizadas num Tesla, que rondam os 272-296 Wh/kg e são consideradas das melhores pelos padrões atuais. Quanto maior a densidade de energia de uma bateria, menos são precisas para oferecer ao utilizado mais autonomia e se precisamos de menos baterias, o veículo torna-se mais leve. Segundo alguns dados, com esta nova tecnologia agora apresentada um conjunto de baterias de 100kWh podem pesar apenas 200kg.
Neste momento, a CATL diz estar a cooperar com parceiros no desenvolvimento de aviões de passageiros elétricos e na prática de normas e testes ao nível da aviação de acordo com os requisitos de segurança e qualidade da aviação, mas confirma que a versão de baterias condensadas para automóveis deverá ser colocadas em produção ainda este ano.
“Satisfazer as exigências dos clientes é a força motriz que impulsiona a inovação tecnológica da CATL”, disse Wu Kai, cientista chefe da CATL. Em 2022, a CATL já tinha revelado a bateria Qilin com a maior eficiência de integração do mundo e iniciou a produção em massa em março deste ano. Foram utilizadas em múltiplos BEV premium de marcas como a ZEEKR, AITO e Li Auto.
0 comentários