Hispano Suiza: marca ‘exclusiva’ renova imagem e inaugura nova era
Após o relançamento da marca, em 2019, e tendo tornado realidade os modelos Carmen e Carmen Boulogne, a Hispano Suiza está pronta a dar início a uma nova era. A empresa apresenta uma nova identidade corporativa, e ao mesmo tempo, olha para o futuro, que pretende ser de inovação tecnológica, aposta na sustentabilidade e pela paixão pelo luxo, que já têm definido a marca desde a sua criação.
A marca enfrenta o desafio de reconectar-se com estes novos ícones. A nova imagem inspirou-se em dois elementos básicos da estrutura da marca. Por um lado, na ideia do “hyperlux”, um termo cunhado pela Hispano Suiza, e que resulta da união dos termos “hypercar” e “luxury”. E, por outro, no novo ethos: ‘o prazer de pertencer a algo único’. Conhecendo a história da Hispano Suiza, e sabendo-se que foi uma das marcas preferidas de aristocratas, artistas e intelectuais do século XX, como Albert Einstein, Coco Chanel ou Paul McCartney, procurou-se transmitir o que significava a experiência de possuir um Hispano Suiza. A experiência de conduzir um veículo de série limitada.
Com um conjunto muito forte de ícones e símbolos, como a característica cegonha, desde início que se entendeu que não havia que modificá-los, mas enriquecê-los, com uma abordagem monocromática, mais elegante, e, claro está, mais digital. Era importante encontrar este equilíbrio entre herança e futuro. Por esse motivo, o escudo e o emblema da cegonha mantêm-se intactos. Ou seja, a nova imagem da Hispano Suiza devia manter o mesmo logo e os mesmos símbolos, ainda que enriquecidos no ambiente digital, para se adaptarem à atualidade.
Desta ideia surgiu a aparente dicotomia que definiu a nova imagem de marca: o equilíbrio entre o luxo e a exclusividade, e a aparência desportiva e o ADN da competição que marcaram a história da marca. Dois mundos tão distantes que, a priori, parecem incompatíveis, mas que, agora, confluem e dão as mãos nas novas tipografias.
Sergio Martínez Campos, CEO da Hispano Suiza: “Congratulamo-nos por apresentar a imagem que nos acompanhará na nova Hispano Suiza, mais moderna e atual, mas puramente Hispano Suiza, reconhecível num mero olhar. Após meses de trabalho, estamos muito contentes com o resultado, porque damos um passo que queríamos dar, sem alterar minimamente a essência da nossa apaixonante marca. Estamos encantados por entrar nesta nova era, e não será a única novidade!”.
A Hispano Suiza é uma histórica marca de automóveis espanhola propriedade de quatro gerações da familia Suqué Mateu. Hispano Suiza Fábrica de Automóviles S.A. foi fundada em Barcelona, em 1904, por Damián Mateu, com a ajuda do diretor técnico e engenheiro Marc Birkigt, também sócio da empresa.
Entre 1904 e 1946, a Hispano Suiza fabricou mais de 12.000 veículos de luxo de altas prestações, e 50 000 motores de avião. Atualmente, com sede principal, centro técnico e fábrica em Barcelona, encarna um espírito que combina o orgulho de ser uma marca espanhola, com um sólido legado familiar.
Em 2019, a marca apresentou o Hispano Suiza Carmen, o seu novo “Hypercar” cem por cento elétrico, e, um ano mais tarde, elevaria a aposta com o Hispano Suiza Carmen Boulogne. No total, somam 24 unidades exclusivas e limitadas.
Em 2022, foi entregue a primeira unidade do Carmen Boulogne nos EUA.
Desde a sua fundação, quatro gerações da familia Suqué Mateu preservaram a marca, aportando ímpeto e dinamismo para manter a sua significativa herança. Atualmente, a Hispano Suiza encontra-se sob o controlo do seu presidente, Miguel Suqué Mateu, bisneto do fundador da marca.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários