10 factos interessantes sobre a Suzuki
Sabe qual é um denominador comum entre a Suzuki, Honda, BMW, Yamaha, Kawasaki, KTM, Peugeot, Aprilia e Ducati?
Todas fabricam automóveis e motos. Em ‘doses’ e feitios bem diferentes, mas fazem-no. Só esse, já é um dado interessante de uma marca, a Suzuki, que é um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, com fábricas em vários continentes e mais de 3 milhões de automóveis produzidos por ano.
Uma marca centenária
A Suzuki celebrou em 2020 o seu primeiro centenário, desde que Michio Suzuki fundou a Suzuki Loom Works em 1909, precedente da Suzuki Loom Manufacturing Company de 1920. Chamada Suzuki Motor Co., Ltd. desde 1954, a marca lançou seu primeiro automóvel (o Suzulight ) e sua primeira moto (a Colleda 125) em 1955. Três anos antes tinha feito a sua primeira incursão no automobilismo, com o lançamento do motor auxiliar Power Free 36cc a 2 tempos para bicicletas. O nome da empresa foi alterado para “Suzuki Motor Corporation” em 1990 para facilitar a expansão e globalização dos seus negócios.
Mais de 3 milhões de automóveis por ano
A Suzuki é uma indústria colossal que produziu mais de três milhões de automóveis (3.172.192 unidades) em 2022. A Suzuki está no top 15 do ranking de vendas entre os fabricantes de automóveis.
Um fabricante global com produção na Europa
Dentro dos automóveis, do total de 3.172.192 unidades produzidas, 919.891 foram fabricadas no Japão e 2.252.301 fora do Japão (1.916.040 na Índia e 336.261 em outros países). A Suzuki fabrica o Vitara e o S-Cross para a Europa na sua fábrica que possui na Hungria, e que produz mais de 100.000 automóveis por ano. Esta fábrica ultrapassou, em 2023, os 3,5 milhões de carros produzidos. A Suzuki também é protagonista na Indonésia, onde produz automóveis e motos, e recentemente atingiu a marca dos 3 milhões de veículos fabricados nesse país.
Líder na India, o terceiro mercado mundial
A Índia ultrapassou o Japão em 2022 como o terceiro mercado mundial de automóveis (4,25 milhões de unidades), depois da China e dos Estados Unidos. A Suzuki lidera esse mercado, com 1.613.625 unidades vendidas em 2022, que representam 50% do total de vendas de automóveis na Índia. A Suzuki tem mais de 3.500 pontos de venda na Índia, onde já vendeu mais de 25 milhões de carros desde a criação da subsidiária Maruti Suzuki em 1982. Atualmente, 17 modelos são produzidos e vendidos na Índia, e a Maruti Suzuki vem reforçando a sua gama de modelos SUV e popularizando os modelos híbridos e GNC, que já somam 2,1 milhões de unidades. A Suzuki também produz motos na Índia, atingindo, em 2020, a marca de cinco milhões de unidades fabricadas naquele país.
Um gigante em I+D
A Suzuki vai investir 14,2 mil milhões de euros em I&D até 2030 em mobilidade sustentável (eletrificação, neutralidade carbónica e biocombustíveis). A este valor devem ser adicionados outros 17.730 milhões de euros para modernizar fábricas e construir novas fábricas de baterias e instalações de energia renovável.
Robots, automóveis voadores, drones de carga…
A Suzuki está assinando acordos de colaboração e participando em inúmeras startups para compartilhar desenvolvimentos tecnológicos e criar novas gerações de veículos. A Suzuki Motor Corporation investiu na SkyDrive Inc, com o objetivo de implementar uma nova mobilidade baseada em “automóveis voadores”. Também assinou um acordo com a Applied Electric Vehicles Ltd para o desenvolvimento de uma plataforma para veículos elétricos autônomos; e com a LOMB, para o desenvolvimento conjunto de robôs de entrega autônomos. Além disso, trabalha em conjunto com a PowerX Inc para o desenvolvimento de baterias e sistemas de carregamento.
Mais de 50 anos investigando em novas energias
A Suzuki pesquisa todas as tecnologias de propulsão há mais de meio século, desde que criou o Suzuki Carry Van Electric em 1970. Automóveis elétricos, a hidrogénio, a pilha de combustível e híbridos são pioneiros dessas tecnologias e são a melhor prova do compromisso histórico da marca para com a mobilidade sustentável. Em 1979, demonstrou novamente o seu espírito pioneiro com o Suzuki LH2 movido a hidrogênio. Na procura por novas formas de mobilidade mais sustentáveis, foram criados os Suzuki MR Wagon-FCV (2001-2004) e SX4 FCV (2008) com pilha de combustível. Em 2022 lançou o Twin, o primeiro Kei Car híbrido do mundo. E em 2006 a marca também estava à frente do seu tempo com o Suzuki Baleno SHVS (2016), o primeiro híbrido ligeiro moderno (MHEV).
Uma longa lista de modelos milionários
A Suzuki criou muitos modelos de sucesso, com uma longa história comercial e milhões de unidades vendidas. O Suzuki Swift e o Suzuki Wagon R ultrapassaram os cinco milhões de unidades, o Vitara e o Jimny caminham para os 4 milhões e o Baleno já ultrapassou o milhão, enquanto o S-Cross atingiu o meio milhão só na Europa.
Espírito inovador e pioneiro
A Suzuki trouxe à indústria automóvel e de motos um bom número de modelos muito à frente do seu tempo e que criaram novos segmentos. Este espírito inovador reflete-se desde o primeiro automóvel que a marca criou, o Suzulight, o primeiro kei car produzido em série e o primeiro automóvel com motor e tração dianteira do Japão. Com o Suzuki Jimny, criou o primeiro todo terreno ultracompacto em 1971; e em 1988 lançou o primeiro SUV moderno, o Suzuki Vitara. O S-Cross é outro pioneiro, já que nunca antes se tinha criado um crossover compacto. Dentro das motos, as pioneiras mais ilustres da Suzuki são a Katana de 1980 (a primeira naked moderna), a RG 250 Gamma de 1983 (a primeira moto de estrada construída como uma réplica quase igual a uma moto de competição), a Suzuki GSX-R750 de 1985 (a primeira ‘hyper sport’) ou a Burgman 400 de 1988 (a primeira maxiscooter da história).
Um brilhante plano para o futuro
A Suzuki pretende atingir a neutralidade carbónica no Japão e na Europa em 2050, e na Índia até 2070. No âmbito da estratégia de crescimento da marca para 2030, foi criado um plano de lançamento de automóveis elétricos no Japão, Europa e Índia, entre 2023 e 2030. A Suzuki oferecerá não apenas EV com bateria, mas também veículos com motor de combustão interna neutros em carbono que utilizem GNV, biogás e combustíveis misturados com etanol. Nas motos, o primeiro modelo elétrico a bateria chegará em 2024. A Suzuki tem previsto lançar 8 modelos antes de 2030 com uma proporção de elétricos de bateria de 25%. Para motos de grande cilindrada destinadas ao lazer, considera-se a adoção de combustíveis neutros em carbono.
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