Citroën apresenta novas cápsulas para a sua plataforma autónoma
O impressionante Citroën Skate é um concept de uma plataforma de veículo elétrico autónomo e que pode adotar vários tipos de “carroçarias”, tipo cápsulas que oferecem aos passageiros uma experiência única ao viajar em cidade.
No Salão Automóvel de Xangai 2023 a Citroën apresentou uma nova interpretação do seu concept Citroën Autonomous Mobility Vision, com três novos pods (cápsulas) desenvolvidas na China e que proporcionam uma nova gama de experiências. O “Immersive Air” é um módulo físico. O “Cozy Capsule” e o “Wander Café” são módulos digitais. São 3 novas interpretações do que a Citroën considera ser o futuro da mobilidade partilhada para todos os gostos.
O “Cozy Capsule” maximiza o relaxamento durante a viagem e oferece ao passageiro uma sensação de casulo. A cápsula é inspirada em frascos de perfume francês, com uma concha exterior de cristal, enquanto o “Wander Café” é um módulo ao ar livre que oferece uma experiência de degustação em paisagem urbana. Segundo a marca francesa, é perfeito para beber um chá ou um aperitivo entre amigos. O “Immersive Air” é um módulo de entretenimento onde é possível jogar jogos de vídeo, ver filmes, ouvir música ou cantar.
A Citroën pretende repensar a mobilidade urbana e através do Citroën Autonomous Mobility Vision, a marca oferece um conceito inovador de mobilidade partilhada autónoma e responsável, que se baseia no princípio open-source (código aberto, em linguagem informática). O Citroën Autonomous Mobility Vision oferece uma frota de Citroën Skates, ou seja, robôs de transporte que circulam continuamente nas cidades, associados a Pods (cápsulas) que prometem experiências únicas. O Citroën Skate constitui um suporte e os Pods anexados permitem aos utilizadores aproveitarem o tempo da viagem sem terem de pensar na condução nos centros urbanos. Como se baseia em código aberto, qualquer entidade pode desenvolver um Pod compatível, tendo em conta as especificações técnicas do Citroën Skate.
A visão da Citroën é também permitir, através da tecnologia autónoma do Skate reduzir os congestionamentos de trânsito, permitindo que três vezes mais veículos deste género utilizem uma faixa dedicada.
As rodas, que são revolucionárias no seu conceito e design, foram concebidas e desenvolvidas pela Goodyear, que já era parceira da Citroën para o 19_19 Concept. Para o Citroën Skate, a Goodyear desenvolveu rodas omnidirecionais Eagle 360, compostas por pneus esféricos com o “wingfoot” e logótipo da Goodyear. Incorporando pequenos motores elétricos, dão ao robô uma completa liberdade de movimentos a 360° para que possa viajar em qualquer direção, sem se preocupar com uma direção específica de marcha.
As 3 novas interpretações desenvolvidas pelo gabinete de design da Citroën na China foram pensadas para o público daquele território em específico.
O Cozy Capsule oferece uma experiência de viagem calorosa e privada para até dois passageiros, tendo o espaço interior um purificador de ar integrado e plantas verdes suspensas com rega automatizada para uma experiência de bordo saudável e agradável. A base reciclada e o interior em que a cortiça é o elemento predominante fazem deste Pod uma declaração de design ecológica.
O Immersive Air é um Pod concebido para vários passageiros e destaca-se pelo seu apelo de alta tecnologia, permitindo a quem é transportado passar o tempo a ouvir música, a cantar, a jogar videojogos ou a ver filmes.
O Wander Café é um Pod ao ar livre para dois passageiros com um sistema especial de venda automática.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS do Citroën Skate
Comprimento: 2,6 m
Largura: 1,6 m
Altura: 0,51 m
Velocidade máxima: 25 km/h
Carregamento automático por indução.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários