Kia Sorento: Eletrificação para sete passageiros
KIA: Modelos eletrificados representam 37,9% das vendas totais na Europa

Kia acelera transição: meta de 1.6 milhões de vendas de elétricos até 2030

By on 18 Abril, 2023

A Kia atualizou a sua estratégia comercial de médio/longo prazo, com foco na eletrificação. As informações foram divulgadas no último CEO Investor Day, realizado este mês em Seul, na Coreia. A meta atualizada de vendas anuais da Kia para 2030 é de 4,3 milhões de unidades, das quais 2,38 milhões corresponderão a veículos eletrificados. As metas financeiras também foram aumentadas para 160 biliões de KRW (€111,6 mil milhões)de receita bruta, 16 biliões de KRW (€11,1 milhões) de lucro operacional e 10% em margem de lucro operacional.

A Kia revelou pela primeira vez a sua estratégia de médio/longo prazo denominada “Plan S” em 2020. Esta estratégia foca-se numa transformação antecipada em direção a um negócio centrado nos veículos elétricos e no fornecimento de soluções de mobilidade personalizadas. Desde então, a empresa tem realizado um CEO Investor Day todos os anos,com o objetivo de apresentar atualizações sobre a sua visão e metas.

Durante o CEO Investor Day de 2023, a Kia atualizou os objetivos e revelou detalhes específicos da sua estratégia comercial. A meta de vendas globais para 2030, de 4,3 milhões de unidades, é 34,4% superior à de 2023 (3,2 milhões de unidades). A marca planeia tornar-se um dos principais fabricantes de veículos elétricos através do aumento da proporção de vendas de carros eletrificados para 55% (2,38 milhões de unidades) em 2030, o que corresponde a um aumento de 7,5% (+ 300 000 unidades) relativamente ao objetivo para esse ano anunciado em 2022. A meta de vendas globais para veículos eletrificados aumentou 15,5% (+320 000 unidades).

“Em 2021, a Kia operou uma transformação em grande escala da sua denominação social, logótipo, produto e design, bem como da estratégia corporativa. Consequentemente, o valor da nossa marca aumentou de forma significativa, ajudando-nos a conquistar uma série de prémios ‘Carro do Ano’ em mercados-chave”, referiu o presidente e CEO da Kia, Ho Sung Song. “Para se tornar um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, a Kia tem de prosseguir os seus esforços no sentido de reforçar a identidade da marca e estabelecer um modelo de negócio inovador e centrado no cliente”.

Um aspeto importante nos objetivos agora anunciados é o facto de a Kia ter aumentado a sua meta de vendas anuais de veículos elétricos em 2026 para 1 milhão de unidades, e a de 2030 para 1,6 milhões, o que representa um aumento de 25% e 33%, respetivamente, em relação ao anunciado no ano anterior.

A atualização baseia-se na confiança da Kia nos seus produtos, que têm merecido o reconhecimento internacional através de vários prémios. O EV6 conquistou os troféus “Carro Europeu do Ano 2022” e “Veículo Utilitário Norte-Americano do Ano 2023”. A Kia planeia agora criar uma gama EV de 15 modelos até 2027, incluindo o EV9, revelado recentemente. Esta gama inclui mais um elemento do que os “14 modelos até 2027” anunciados há um ano.

A empresa continuará a implementar novas tecnologias nos seus produtos e aplicará funcionalidades de conectividade a todos os novos modelos lançados após 2025, permitindo que os clientes atualizem e otimizem o desempenho dosseus veículos através de atualizações remotas (OTA). Relativamente à tecnologia de condução autónoma, o EV9 contará com o HDP (Piloto Avançado de Condução em Autoestrada), uma tecnologia de condução autónoma de nível três condicional, que permite a condução “hand-off” em determinadas situações. Em 2026, a Kia planeia introduzir a tecnologia HDP2, que suportará a condução “eyes-off” em certas condições.

O evento do CEO Investor Day de 2023 também forneceu um plano detalhado para o negócio de veículos para fins específicos (PBV). A empresa projeta lançar um PBV dedicado de média dimensão em 2025, produzido numa unidade destinada exclusivamente ao fabrico deste tipo de veículos em Hwaseong, e criará gradualmente uma gama completa de PBV, desde pequenos a grandes, incluindo um robô-táxi com tecnologia de condução autónoma.

A Kia tem ainda planos para comercializar soluções baseadas em dados e software,enquanto base para produtos e serviços personalizados que satisfaçam as diferentes necessidades dos clientes, bem como desenvolver serviços de mobilidade em ligação com os negócios de mobilidade aérea avançada (AAM) e robótica do HMGroup.

A Kia pretende igualmente continuar a melhorar a perceção positiva da marca e a competitividade do seu negócio, de modo a alcançar um bom desempenho financeiro de médio/longo prazo. Nas metas financeiras de longo prazo inclui-se o aumento da receita bruta para 160 biliões de KRW (€111,6 mil milhões) em 2030, um crescimento de 84% em relação a 2022; o aumento do lucro operacional para 16 biliões de KRW (€11,1 milhões), uma melhoria de 122% face a 2022, e o aumento da margem de lucro operacional para 10% (mais 1,6 pontos percentuais comparativamente a 2022).

A Kia também vai igualmente continuar a expandir o investimento para garantir a sua competitividade futura. Assim, a empresa pretende investir 32 biliões de KRW (€22,3 mil milhões) nos próximos cinco anos, até 2027. Em particular, a Kia visa aumentar para 45% a quota de investimento em negócios futuros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)