Está mais perto o Renascimento da Lancia na Europa

Lancia Pu+Ra HPE e a sua visão futurista

By on 15 Abril, 2023

A Lancia, marca icónica do mundo automóvel, apresentou o Pu+Ra HPE, a primeira viatura da nova era da marca, 100% elétrica que traz consigo uma visão futurista de autonomia, tempos de recarga e eficiência energética.

O Lancia Pu+Ra HPE pretende ser um verdadeiro manifesto do design, trazendo consigo um interior que quer transmitir conforto e sofisticação. A sua concepção foi inspirada no mundo do famoso design italiano, graças à colaboração com a renomada marca Cassina.

A Lancia quer trazer sustentabilidade e eletrificação para o mundo automóvel, sendo esta a sua primeira viatura elétrica. Além disso, a Lancia está comprometida com a “effortless tecnology”, pretendendo com isso tornar a experiência de condução mais fácil e intuitiva. Através da tecnologia S.A.L.A, a Lancia será a primeira marca da Stellantis a oferecer tecnologias como Chamaleon e TAPE (Tailored Predictive Experience). Estas tecnologias permitem que o carro se adapte ao comportamento do condutor, tornando a experiência de condução ainda mais personalizada: “Hoje Lancia apresenta Lancia Pu+Ra HPE, a visão da marca para os próximos 10 anos que traz a marca à era da mobilidade eléctrica e resume a sua forma de conceber e viver o carro. Começando com o novo Ypsilon, os Lancia do futuro serão inspirados pela Lancia Pu+Ra HPE”, disse Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.

Um carro 100% elétrico, com uma visão de marca em termos de autonomia com mais de 700 km, tempos de carregamento de pouco mais de 10 minutos e consumo de energia inferior a 10 kWh/100 km.

Lancia Pu+Ra HPE é o primeiro carro equipado com a interface virtual S.A.L.A. que vamos encontrar no novo Ypsilon. E graças à S.A.L.A., Lancia será de facto a primeira marca Stellantis a ser equipada com as tecnologias Chamaleon e TAPE (Tailored Predictive Experience), que centralizam as funções de áudio, climatização e iluminação, permitindo que o ambiente dentro do carro seja ajustado simplesmente tocando num botão ou com o som da sua voz.

Design exterior para uma carroçaria “lustrosa

Lancia Pu+Ra HPE é a evolução natural da Lancia Pu+Ra Zero, apresentando muitas das características previstas com a escultura tridimensional apresentada em novembro passado.

De facto, o novo Conceito Lancia incorpora plenamente os princípios da linguagem de design da marca, pura e radical, em que os volumes dos novos carros são criados pela intersecção de formas elementares e icónicas, tais como o círculo e o triângulo, combinados com alguns detalhes ecléticos.

O novo Conceito Lancia torna-se assim uma expressão do design italiano intemporal com uma abordagem sustentável e inovadora que vai para além da linguagem típica do automóvel.

Lancia Pu+Ra HPE é o nome do conceito, onde Pu+Ra se refere à nova linguagem de design da marca, pura e radical, enquanto HPE significa High Performance Electric para um automóvel que é ao mesmo tempo Eco-sustentável, Emocionante e Evolutivo.

A sigla HPE foi utilizada pela primeira vez na década de 1970 para a Lancia Beta para significar High Performance Estate, um símbolo de desportivismo e praticidade.

Verde Progressivo é o nome de cor da Lancia Pu+Ra HPE, “progressiva”, pois olha para o futuro da marca e dos clientes de amanhã e “verde” pelo seu valor em termos de sustentabilidade.

A cor verde azulada, com um tom dourado quente, feita de metal líquido com pigmentos de última geração, presta homenagem à histórica e intemporal Lancia Flaminia Azzurro Vincennes.

A lateral apresenta o novo logótipo Lancia, uma expressão dos novos códigos gráficos da marca e que reinterpreta todos os elementos históricos da marca (o volante, a bandeira, o escudo, a lança e o lettering), reinterpretando-os numa chave moderna, para exprimir a inovação, a superioridade, o italianismo e o ecletismo.

O diálogo entre passado e futuro continua na retaguarda, onde encontramos os icónicos faróis redondos, inspirados pela alma mais brutal e radical da marca, com uma clara referência à lendária Lancia Stratos: entre os faróis encontramos a nova inscrição icónica Lancia.

A frente é uma reinterpretação da histórica grelha de Lancia, agora projectada no futuro através de três raios de luz que a tornam icónica, memorável e reconhecível de longe. Por cima da taça está a nova letra Lancia, criada com uma fonte original inspirada no mundo da moda.

O inovador telhado circular permite uma ampla vista panorâmica, com uma clara referência aos elementos arquitectónicos típicos do design da nova Lancia.

A janela traseira mostra uma outra referência à Lancia Beta HPE dos anos 70, com algumas linhas horizontais envolventes que re-propõem, numa chave contemporânea, a estrutura cega veneziana. O grande envidraçamento faz da luz natural o protagonista, recordando o conceito de sensação de casa.

A estratégia de eletrificação

Consistente com a estratégia de eletrificação de Stellantis, o renascimento de Lancia prevê que em 2024 o Novo Ypsilon seja lançado tanto nas versões híbrida como elétrica, mas em 2026 apenas serão lançados carros 100% elétricos, e em 2028, para coincidir com a estreia do novo Delta, a marca venderá exclusivamente modelos elétricos.

O conceito Lancia Pu+Ra HPE, de funcionamento e condução, com a sua carroçaria aerodinâmica, eficiente e aerodinâmica é o manifesto 100% elétrico que representa a visão da marca para os próximos 10 anos, em termos de autonomia, tempo de recarga e eficiência para um desempenho líder de mercado.

Feito com módulos tecnológicos (por exemplo, motor, bateria, suspensão, travões, etc.) do novo Ypsilon, o conceito Lancia Pu+Ra HPE é o manifesto para os próximos 10 anos da marca, proporcionando uma visão dos futuros carros em termos de:

-autonomia, com mais de 700 km;

-tempo de recarga de pouco mais de 10 minutos;

-consumo de energia inferior a 10 kWh/100 km;

-uma gama de características em termos de aerodinâmica: um tejadilho rebaixado, espelhos exteriores digitais finos, rodas aerodinâmicas*, três placas de derrapagem dianteiras e aerodinâmicas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)