Grã-Bretanha aprova primeiro sistema avançado de assistência ao condutor da Ford
A Ford introduziu um novo sistema avançado de assistência ao condutor (Sistema ADAS) de nível 2 com regulamentação e homologação para utilização na rede de autoestradas na Grã-Bretanha. Trata-se do primeiro sistema do seu género aprovado na Europa, mas já experimentado por cerca de 193.000 condutores de veículos Ford e Lincoln equipados nos EUA e Canadá. O sistema designado por ‘BlueCruise’ percorreu mais de 102 milhões de quilómetros nesses dois países.
Agora, o Departamento de Transportes do Reino Unido deu luz verde à Ford para introduzir o mesmo sistema nos modelos Mustang Mach-E habilitados, que vão passar a poder conduzir “sem mãos”, ou seja sem que o condutor necessite de usar as mãos ao volante.
Segundo o construtor da oval, este sistema monitoriza as marcações das estradas, os sinais de velocidade máxima permitida e a evolução das condições de tráfego para direção de controlo, aceleração, travagem e posicionamento na via, bem como para manter a distância de segurança sobre os veículos da frente e até uma paragem completa nos engarrafamentos. Além disso, a tecnologia de câmara de infravermelhos verifica continuamente a atenção do condutor por motivos de segurança. Antes da transição para a condução em “mãos livres”, os veículos equipados com o ‘’BlueCruise’’ confirmam que as marcações da faixa de rodagem são visíveis, que o condutor tem os olhos a apontar para a estrada e que as outras condições estão reunidas.
Operando até uma velocidade máxima de 130 km/h, o ‘’BlueCruise’’ utiliza uma combinação de radares e câmaras para detetar e seguir a posição e velocidade de outros veículos na estrada. Se o sistema detetar a falta de atenção do condutor, as mensagens de aviso são primeiro exibidas no painel de instrumentos, seguido de alertas sonoros, ativação dos travões e finalmente abrandamento do veículo. Estas ações são executadas também se o condutor não colocar as suas mãos no volante quando solicitado ao sair de uma zona permitida pelas autoridades para o sistema operar.
A Ford está a trabalhar com as autoridades reguladoras e a explorar oportunidades de entregar o ‘’BlueCruise’’ para alguns modelos Mustang Mach-E construídos antes de 2023.
Os proprietários dos veículos Ford Mustang Mach-E modelo ano 2023 na Grã-Bretanha são os primeiros a experimentar na Europa o ‘’BlueCruise’’ através de um plano de subscrição e depois dos engenheiros da Ford efetuaram 160.000 km de testes nas estradas europeias para validar os sistemas avançados de assistência ao condutor de última geração, incluindo o ‘’BlueCruise’’.
0 comentários