Škoda 420: modelo acessível com conceito inovador nasceu há 90 anos
Há 90 anos, em abril de 1933, a Škoda apresentou a resposta perfeita para a crise económica mundial da altura: o veículo inovador 420. Foi utilizado pela primeira vez, um conceito com um chassis do tipo backbone e suspensão independente das rodas, sendo muito avançado para a época e que se manteve competitivo durante quase meio século graças a inovações contínuas.
Este tipo de estrutura era feito de aço leve e rígido da construção modular provou a sua eficácia em veículos de dois a oito cilindros com tração 4×2, 4×4 e 6×4.
Entre estes incluíam-se os míticos modelos Popular, Rapid, Superb, Octavia e Felicia. Até 1980, foram utilizados os comprovados chassis checos para a produção das pick-ups turcas Škoda 1202 Kamyonet.
Um trunfo contra a crise
A viagem da Škoda até se tornar o maior fabricante e exportador checo de automóveis, que foi desde 1936 até aos dias de hoje, começou em abril de 1929. A marca de sucesso e tradicional desde 1895 iniciou a produção eficiente em série numa fábrica moderna em Mladá Boleslav.No início, os modelos que saiam da linha de produção utilizavam um conceito clássico de estrutura de chassis do tiporibbed (com barras e eixos rígidos); a partir da primavera de 1930, o Škoda 422 de quatro metros de comprimento, cujo chassis completo pesava cerca de 730 kg, serviu como base da gama.
Um ano mais tarde, depois de uma estadia de trabalho de oito anos no estrangeiro, o experiente designer Ing. Josef Zubatý regressou à Checoslováquia. A partir do Verão de 1932, trabalhou em Praga no escritório da Škoda num conceito completamente novo de carros com uma estrutura de chassis longitudinal. Originalmente, era uma barra de secção transversal retangular. À frente, a estrutura era bifurcada para acomodar o motor de forma flexível. Os semi-eixos de propulsão traseira eram muito resistentes às tensões das forças gravitacionais, eliminando a fraqueza de alguns concorrentes da época.Foi utilizado um eixo rígido na parte da frente. O primeiro protótipo começou a ser utilizado em setembro de 1932, e a produção dos Škoda 420 foi entregue aos clientes em abril de 1933.Foi quando a crise económica global atingiu a Checoslováquia.
A fundação da grande família
O engenhoso conceito de estrutura do tipo backbone trouxe vários benefícios significativos para os clientes. O Škoda 420 pesava cerca de 200 kg a menos que seu antecessor convencional, o Škoda 422,
incluindo a carroçaria, pesava apenas cerca de 730 kg. Um chassis mais durável reduziu as tensões sobre a carroçaria. As rodas traseiras suspensas de forma independente acompanhavam melhor a superfície da estrada do que o eixo rígido, o que aumentava significativamente o conforto de condução. Em abril de 1934, iniciaram-se as vendas do sucessor, o mítico Škoda Popular. A longarina deu finalmente lugar a uma coluna tubular que protegia o veio de transmissão. Todas as quatro rodas passaram a ter suspensão independente. A estrutura do tipo backbone de aço era inerentemente muito variável, de tal forma que só foi utilizado durante a década de 1930 em vários modelos de automóveis com distâncias entre eixos que variavam desde os 2,30 m do primeiro Popular até aos 3,40 m do Superb 4000 de oito cilindros, sem mencionar o especial militar Škoda 903 com uma configuração de tração 6×4 e uma distância entre eixos de 2,470+920 mm. A partir de 1952, estes chassis suportavam a nova carroçaria totalmente metálica da berlina Škoda 1200, e sete anos mais tarde os famosos modelos Octavia e Felicia iniciaram as suas carreiras. O último representante checo desta família de sucesso foi o Škoda 1202 (1961-1973). Mas o chassis modificado do Octavia Super e do 1202 também se tornou a base de vários produtos locais, como foi o caso do Trekka da Nova Zelândia (1966-1972), o paquistanês Skopak (1970-1971) ou a pick-up turca 1202 Kamyonet (1971-1980). Desde 1964, a produção em grande escala da Škoda tem sido dominada por carroçarias auto sustentáveis sem um chassis do tipo backbone.
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