Opel Rekord A surgiu há 60 anos

By on 13 Abril, 2023

O ano de 1963 foi recheado de grandes acontecimentos: John F. Kennedy, Presidente dos EUA, visitou Berlim Ocidental e proferiu a lendária declaração “Ich bin einBerliner”; o Chanceler alemão Adenauer renunciou ao seu cargo, na então capital Bona, aos 87 anos de idade, tendo como sucessor Ludwig Erhard, considerado o “pai” do milagre económico alemão; entre as gerações mais jovens, os Beatles celebravam os seus feitos e conquistavam as tabelas discográficas.

Foi, também, um ano muito movimentado na indústria automóvel, com um novo estilo a despontar. Foi na primavera desse ano que a Opel apresentou o novo Rekord,“

Um automóvel avançado e intransigente”, como referia o catálogo de vendas da época.

Com a sua combinação de linhas nítidas e uma exemplar utilização do espaço, o novo modelo de gama média inspirou o público em geral. Exatamente como faz agora, quase seis décadas depois, a mais recente geração Astra.

1953: o ano em que tudo verdadeiramente começou para o Opel (Olympia) Rekord

Há 60 anos, a Opel apresentou, pela primeira vez, o Rekord. No entanto, a história do nome deste modelo de sucesso de gama média é um pouco mais elaborada, remontando a mais algum tempo atrás. Isto porque o seu antepassado fora o Opel Olympia Rekord, introduzido no mercado em 1953, ou seja, há 70 anos,no que foi o primeiro projeto totalmente novo da Opel desde a retoma da produção de veículos, em 1946. Para o Model Year de 1957, a Opel também se referia ao Olympia Rekord como “P1”, uma referência ao seu para-brisas panorâmico. A partir de 1960, a Opel renunciava totalmente ao nome Olympia e o novo modelo, o Rekord P2, recebia o suplemento numérico “2”, embora o pára-brisas já não tivesse a forte curvatura do seu antecessor. Depois, na primavera de 1963, a Opel apresentava um novo veículo de dimensões médias, assim nascendo o Rekord A.

Design nítido e excelente utilização do espaço: o Rekord A destaca-se pelo seu estilo e versatilidade

O novo Opel Rekord A atraiu as atenções logo desde o seu lançamento com o seu design nítido e suave. As brochuras promocionais da época referiam que“Os condutores elogiaram particularmente a carroçaria lisa e simples e a generosa disponibilidade de espaço. Com o seu conforto interior e os seus atributos de condução, esta novidade de Rüsselsheimposiciona-se no setor que, há dez anos, era ainda uma exclusividade do Kapitän, apresentado mesmo melhores argumentos no interior, mas utilizando menos 20 por cento de combustível”.

No Rekord A, as formas curvilíneas,típicas da escola americana, deram lugar a superfícies lisas. Os faróis deixaram de estar posicionados acima da grelha, passando a flanqueá-la em ambos os lados, num plano de altura que torna a “face” do veículo numa unidade visual, ou seja, praticamente um primeiro antepassado da atual “face” da marca, o Opel Vizor, inspirada pelo Opel Manta. As secções laterais e a traseira também impressionam pela sua nitidez. Os frisos ou aplicações decorativas cromadas tornaram-se supérfluas e deixaram de ser apreciadas pelo público: o novo modelo concentrava-se apenas no essencial.

Este novo conceito permitiu oferecer ao condutor e aos passageiros um automóvel com as melhores proporções possíveis: medindo 4.512 x 1.696 x 1.465 milímetros (comprimento x largura x altura), o Rekord A quase não mudou em comparação com o seu antecessor, mas, no entanto, tornou-se significativamente maior no interior. Graças aos métodos de desenvolvimento mais modernos da altura, foi possível obter um ganho significativo no espaço, com um efeito positivo no conforto e na utilização quotidiana. Também com 4,51 metros de comprimento, a carrinha oferecia mais de dois metros cúbicos de volume de carga. Graças à generosa distância entre eixos, com quase mais dez centímetros (2.639 mm), os ocupantes dos bancos traseiros, em particular, desfrutavam de mais espaço para as pernas. Além disso, a forte inclinação do para-brisas e do óculo traseiro reforçavam a silhueta longa e elegante do Rekord A.

Paralelamente, a segurança e a experiência de condução foram o foco do seu desenvolvimento. A rigidez torsional da carroçaria foi aumentada em cerca de 30 por cento. Além disso, o Rekord A estava equipado com um volante de segurança de dois raios, podendo, também,ver-se dotado com opcionais como travões de disco à frente e um sistema de travagem de duplo circuito. O sistema de aquecimento e ventilação foi alvo de uma nova conceção e beneficiou o conforto e a segurança. Por exemplo, as saídas de ventilação para as janelas laterais estão localizadas nas pontas do tablier, de modo a poder eficazmente anular o eventual embaciamento.

Liberdade de escolha: as várias variantes do Opel Rekord A

Com o Rekord A, os responsáveis da Opel ofereceram aos clientes uma ampla variedade de versões que satisfaziam praticamente todos as preferências e perfis de exigência: o modelo do segmento médio, que na época estava disponível a partir de 6.830 marcos alemães, estava disponível como berlina de duas e quatro portas, com ou sem equipamento de luxo, coupé desportivo e uma versátil e prática carrinha Rekord Caravan. A gama era complementada por uma versão comercial do tipo carrinha, com carroçaria de três portas. Os clientes tinham seu dispor um total de 28 cores diferentes, 13 com apenas uma tonalidade e 15 bi-tom. O equipamento de série incluía o sistema Opel de aquecimento do habitáculo por radiador de água quente, ventilação de ar fresco, limpa para-brisas, um sistema de fecho central (algo muito invulgar à época), bancos e revestimentos interiores em imitação de couro e, no caso da station wagon, uma cobertura para a roda suplente na secção traseira.

Os motores de quatro cilindros em linha, com 1,5 e 1,7 litros de capacidade e potências de 55 cv e 60 cv, garantiam desempenho e fiabilidade. Para os que buscavam um nível de desempenho superior, existia a versão Rekord “6”, disponível a partir de 1964. Graças ao seu motor de 6 cilindros em linha, de 2,6 litros e 100 cv, esta versão tinha capacidade para alcançar uma velocidade máxima superior aos 170 km/h. O Rekord “6” é também considerado o antepassado do Opel Commodore.

A última unidade do Rekord A saiu da linha de montagem no outono de 1965, tendo imediatamente dado lugar a uma nova geração Rekord.

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