Citroën C3 é o “Carro Urbano Mundial do ano 2023”
O Citroën C3 dos mercados indiano, asiático e sul-americano foi distinguido com o prestigiado troféu de “World Urban Car 2023” (“Carro Urbano Mundial do Ano 2023”), entregue no âmbito do Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque, após votação de um painel composto por mais de 100 peritos automóveis de 32 países, incluindo Portugal.
Este prémio, que recompensa a atratividade de um modelo em comercialização em pelo menos dois continentes, reconhece a relevância e a dimensão internacional do C3, uma berlina polivalente com menos de quatro metros de comprimento e que desde 2022 é vendida na Índia e na América do Sul.
O C3 é o primeiro modelo de uma família de três veículos de vocação internacional, com desenvolvimento e produção local. O seu lançamento comercial revela-se um sucesso, apoiando o crescimento da marca Citroën na Índia, na Ásia, e também consolidando a sua presença na América do Sul.
Este Citroën C3 foi eleito”Carro Urbano Mundial do Ano 2023”na 19ª edição dos “World Car Awards”. O anúncio foi tornado público no evento paralelo à abertura do Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque, na sequência de uma votação feita por mais de 100 jornalistas internacionais, em representação de 32 países, incluindo Portugal, através de Guilherme Costa, Co-fundador e Diretor da “Razão Automóvel”.
O C3 venceu a categoria de “Carro Urbano”, que abrange todos os automóveis com menos de 4,25 metros de comprimento e que estejam à venda em pelo menos dois grandes mercados – China, Europa, Índia, Japão, Coreia, América Latina ou EUA – e em pelo menos dois continentes distintos.
“Estamos particularmente honrados por receber este prémio de ‘World Urban Car 2023″ em nome do C3. Para além do sucesso comercial deste modelo, o prémio reconhece a relevância da nossa estratégia de crescimento na Índia, Ásia e América do Sul. Sendo o primeiro de uma família de três veículos específicos, o Citroën C3 combina um estilo forte e moderno com um elevado nível de conforto, sem esquecer a conectividade e a tecnologia que os clientes destas regiões esperam”, afirmou Thierry Koskas, CEO da Citroën.
Citroën está a crescer pelo mundo
Este novo C3 marca o início de um novo capítulo para a Citroën, com a criação de modelos que são simultaneamente fiéis ao espírito da marca e cuidadosamente pesquisados e desenvolvidos com equipas locais,de modo a dar uma resposta prática às necessidades específicas de cada mercado. Incorporando o conhecimento da sociedade, cultura e necessidades destas duas regiões, o novo C3 resulta num modelo concebido, desenvolvido e produzido por e para a Índia, Ásia e América do Sul. Esta estratégia tem sido elogiada comercialmente, com o C3 a registar um grande impacto nos negócios da Citroën nestas duas regiões.
O C3 desempenha um papel importante na Índia, região onde a marca Citroën está em pleno lançamento. É o primeiro modelo especificamente concebido e integrado localmente. Com cerca de 7.000 unidades vendidas desde o seu lançamento no verão de 2022, o C3 ajudou a Marca a aumentar as vendas em quase 880% no ano passado. Este sucesso reflete-se, também, na excelente receção dada ao ë-C3, a equivalente versão elétrica produzida na Índia, com as primeiras encomendas a revelarem-se muito promissoras.
Quanto à América do Sul, onde o C3 está disponível desde outubro de 2022, já ali se venderam mais de 14.000 unidades, de um modelo que é o sexto mais vendido no seu segmento, no Brasil. Num mercado que recuou 1% em 2022, a Citroën registou um crescimento de 37%, esperando-se que o C3 possa aproveitar este impulso,conquistando novos clientes e relançando uma Marca que há muito está no mercado.
O sucesso do C3 nestas duas regiões representa um verdadeiro impulso ao crescimento da marca Citroën e uma homenagem ao sucesso de uma estratégia destinada a aumentar os seus volumes globais e a reduzir a sua dependência da Europa. Em 2022, a Índia e a própria região da Ásia-Pacífico registaram um crescimento de vendas de quase 57%, enquanto a América do Sul registou uma evolução de 21,2%.
Mais troféus para o C3
Na Índia, o novo C3 já soma nada menos do que 12 prémios desde o seu lançamento comercial, incluindo “‘Hatchback of the Year 2023” de publicações de renome como a “Top Gear India”, “Car India”, “Indian Vehicle Awards e Motorscribes”. Todas são unânimes no elogio ao seu visual original e performance sem precedentes, bem como à sua capacidade de impressionar nas estradas da Índia, em condições de condução exigentes, graças ao seu sistema de suspensão com afinação especial. Os jornalistas apreciaram o seu design original, o painel de instrumentos que lhe dá um toque de modernidade, o ecrã táctil de 10 polegadas – o mais largo do segmento – e a distância ao solo de 200mm. Já o troféu “Compact SUV of the Year 2023”, da revista “Motor Vikatan”, reconhece o seu conforto best-in-class face ao preço, e o seu interior soberbo, com uma posição de condução semelhante à de um SUV. Foi ainda galardoado com o prémio “Car of the Year 2023” aquando dos“Jagran Hi Tech Awards”, para os melhores produtos tecnológicos.
Na América do Sul, o seu primeiro prémio foi alcançado no Brasil, como “Melhor Automóvel Nacional” a 8 de novembro de 2022, apenas dois meses após o seu lançamento. Trata-se do mais prestigiado dos troféus a cargo dos “Car Awards Brasil 2023”,da responsabilidade da revista “Car Magazine”. Nesta que foi a sua décima terceira edição, os critérios de seleção para o melhor lançamento comercial integravam a quota de mercado, as inovações tecnológicas e o design. O modelo ganhou, também, o troféu de “Melhor Automóvel Nacional até 1,2 L”, atribuído pela associação de jornalistas Abiauto.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários